quarta-feira, 4 de dezembro de 2013



ANGOLA

O que se faz com um salário de 431,65 euros?

"Temos que cortar em muitos bens alimentares, contar todos os tostõezinhos para conseguir pagar a renda." São histórias de quem tenta sobreviver com o salário mínimo.
04-12-2013 7:00 por Ricardo Vieira







O comboio que apanham diariamente entre a margem Sul e Lisboa, onde trabalham, teima em não passar na estação do "milagre" e da "viragem" económica anunciados pelo Governo. Andreia Rocha e Ana Paula fazem parte dos mais de 400 mil portugueses que recebem o salário mínimo nacional (SMN) de 485 euros por mês, que os descontos encolhem para 431,65 euros.
Nove mortos e 22 feridos em rixa na Cadeia Central de Luanda

Por Redação

Nove reclusos perderam a vida e 22 outros ficaram feridos na sequência de confrontos na Cadeia Central de Luanda durante a noite de terça-feira, confirmou à Angop o porta-voz dos Serviços Prisionais, Menezes Cassoma.
Autarca acusado de turismo sexual em sete voltas ao mundo
Ex-presidente da Câmara do Alandroal julgado por peculato. CM conta-lhe tudo sobre o caso.
Posted: 03 Dec 2013 06:18 PM PST
A Justiça Federal dos Estados Unidos deu luz verde para o processo sobre a declaração de insolvência da prefeitura de Detroit. Quando a decisão for confirmada, será a maior falência de uma instituição pública da história americana.

Antigo centro da indústria automobilística do país, a cidade passa por um profundo processo de decadência com a fuga de indústrias locais. Hoje 700 mil pessoas vivem em Detroit, menos da metade dos 1,8 milhão de habitantes dos anos 1950.

Apesar de dizer que está tudo certo com o processo de falência, o juiz Steven Rhodes alertou que pagamentos a pensionistas podem ser “prejudicados”. Em casos de declaração de falência, o patrimônio da empresa ou da entidade é congelado a fim de se pagar os credores.



A prefeitura deve agora apresentar até o fim do ano o plano para saldar os US$ 18 bilhões em dívida junto a mais de 100 mil credores.

Detroit apresentou pedido de falência há quatro meses. A iniciativa foi contestada na Justiça por um grupo de funcionários públicos aposentados e sindicatos que representam policiais e bombeiros.

O juiz argumentou, no entanto, que a falência já é uma realidade posta, dizendo ainda que a cidade deveria ter feito o pedido antes.

As autoridades locais dizem que a expectativa é que Detroit superar a falência até o fim de 2014.
'Boa fé'

A Justiça teve de avaliar se Detroit tinha apresentado todas condições requeridas para ao julgamento do pedido de falência.

A cidade perdeu mais da metade da população que tinha nos anos 1950, tempos áureos de Detroit

Além da prova de insolvência, a cidade precisa apresentar evidências de que tentou negociar de “boa fé” com os credores antes de procurar a via judicial.

Pensionistas e sindicalistas dizem, no entanto, que eles não tiveram a oportunidade para debater e apresentar outra opção à falência.

O grupo também argumenta que a Constituição do Estado de Michigan não autoriza cortes em benefícios previdenciários em casos de falência. A Justiça Federal não acatou esse argumento, o que pode gerar ainda mais idas e vindas judiciais.
Decadência

As autoridades de Detroit dizem que a falência é a única forma de lidar com as finanças e a dívida do município.

O juiz ouviu como testemunha o chefe da polícia local, James Craig, que detalhou as condições “deploráveis” de trabalho da corporação.

Craig disse que quando se mudou a Detroit para comandar a polícia, teve de providenciar seu próprio colete à prova de balas, já que não havia equipamento suficiente.

Em maio, um relatório mostrou que de 2008 a 2012, as contas a pagar de Detroit superaram a receita do município em cerca de US$ 100 milhões, por ano.

A decadência pode ser vista em toda a parte. Cerca de 40% dos semáforos já não funcionam. Detroit também sofre com um declínio dramático de sua atividade economica e com a população que diminui.

O declínio de Detroit se deu com a fuga de grandes montadoras de automóveis da cidade. Grande parte delas trocou as linhas de produção nos Estados Unidos por outras em países com mão-de-obra mais barata.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/12/131203_detroit_falencia_justica_mm.shtml
Posted: 03 Dec 2013 05:14 PM PST


Governo: Maioria quer agravamento do crime de homicídio e ofensas corporais

O homicídio recente de um agente de execução no exercício das suas funções levou PSD/CDS-PP a propor o agravamento dos crimes de homicídios e ofensas físicas contra solicitadores e agentes de execução, proposta em discussão quinta-feira no Parlamento.

Bruxelas aplica multa de 1700 milhões a bancos por manipulação da Euribor

Multa recorde aplicada pela Comissão da Concorrência a instituições financeiras.
O anúncio foi feito pelo comissário Almunia

"ESTE DE BARDAMERDA NADA TEM.... MAS UM EXECRÁVEL PULHA!"


Portugal: AGUIAR BRANCO. NEGOCIATA DOS ESTALEIROS

 


Balneário Público
 
A negociata do governo com a Martifer vem mais ou menos explicada no Expresso. 
 .
Sendo assim, Aguiar Branco, ministro da Defesa, que tem a tutela dos Estaleiros de Viana do Castelo, oferece de mão-beijada os estaleiros a uma empresa que até nem tem no seu historial “experiência na construção de navios mas sim de barcos e barquinhos para navegarem no rio Douro” – disse-o o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.  . Porém, esse facto por si só não é entrave de monta, nem outros, para o ministro do ataque, digo, da Defesa.  . Pior ainda é a negociata e os milhões que saem dos bolsos dos contribuintes para financiar a Martifer ao longo de anos, assim como os milhões a pagar aos trabalhadores… pelo Estado (por nós) quando aquilo que o ministro e o governo alegam é que não há dinheiro para recuperar os Estaleiros nem as “regras” da UE permitem (mas para a negociata já permite).  . Preparem a carteira (os que ainda a usam e têm lá alguma notinha) para pagar à Martifer e a quem mais vier.  . Diz o Expresso no título “Portugueses pagam para a Martifer utilizar Estaleiros de Viana do Castelo” que a negociata está engendrada do seguinte modo: “Cada português pagará 2,18 euros pela subconcessão dos Estaleiros de Viana à Martifer, mas a fatura pode aumentar até 46,28 euros para resolver quase todos os problemas.”  . Ora se isto não é dar um grande abanão na árvore das patacas à custa dos esbulhados portugueses o que é? Fica a pergunta.  . E no Expresso diz mais ainda: “O Estado deverá receber um total de 7,05 milhões de euros em rendas que serão pagas pela Martifer para utilizar os terrenos e o equipamento dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) até 2031.  . Mas muito antes disso, o Estado terá de pagar até janeiro de 2014 cerca de 30 milhões de euros para despedir os 609 trabalhadores dos ENVC.” Boa negociata.  . O Estado (o governo) recebe pouco mais de 7 milhões e vem roubar aos contribuintes portugueses várias paletes de milhões de euros para oferecer a uma empresa que entra no clube do É Fartar Vilanagem e que agora promete mundos e fundos mas que decerto foi contagiada com o vírus do Bando de Mentirosos chefiados por Passos Coelho e fica, como o governo, sem crédito.  . O governo (Estado) recebe 7 milhões e oferece quantas dezenas de milhões esbulhados aos portugueses?  . Boa negociata a deste Aguiar Branco. Branco… e opaco, não transparente. Por essas e outras aumentaram os ricos em Portugal à custa do desmesurado e desumano aumento dos pobres portugueses miserabilizados.  - Ora se isto, a negociata, não é dar um grande abanão na árvore das patacas à custa dos esbulhados portugueses o que é? Expliquem, sem sofismas.
 
Manuel Tiago
Leia mais em Balneário Público

Terça-feira, 3 de Dezembro de 2013

POLÍTICA, PODER E CAMBALACHOS


Vamos lá a ver...

por Nuno Castelo-Branco, em 03.12.13

...se o futuro ex-ministro Aguiar Branco não irá um dia ser escolhido para fazer parte de uma board qualquer da Martifer. Antes de agir, deverá sempre ter em conta o péssimo exemplo do sr. Jorge Coelho. 

Não é que algo de gravoso tenha sucedido ao colaborador do sr. Sócrates - quem se mete com eles, leva! - , pois os portugueses estão habituados a este tipo de encaixes regimentais do conhecido esquema vigente. Mas que essa board parecerá mal, lá isso parecerá.
Este caso não pode ficar por aqui, não pode parecer "esquisito" e dada a actual volatilidade dos ânimos, poderá servir de rastilho para algo de imprevisível. Se o governo não consegue ver o problema, há então que endereçar a advertência a quem de direito.  Embora certa gente ande em oportunista berreiro e gulosamente procure preencher o horário noticioso, mantenhamos então uma certa calma e digamos com displicência, um bem sonoro olha quem fala!


 
Há que ter em boa nota aquilo que este regime - todo ele, desde o PC e intersindicais, até ao PS, PSD e CDS - fez à construção naval portuguesa, aliás, a toda a indústria pré-existente ao fatídico ano de 1986: os nomes Lisnave e Setenave são apenas dois entre muitas dezenas, sendo obrigatório não esquecermos todas as outras empresas subsidiárias que serviam este essencial sector da nossa indústria. Aos poucos, os portugueses têm dado conta do catastrófico sistema que nos foi imposto, descontando já o calamitoso bambúrrio pretensamente revolucionário dos anos setenta.

O que importa agora, é contabilizarmos as nossas perdas desde o início das "negociações de adesão" à então CEE, disto informando os nossos vinte e tal parceiros além Guadiana. Desta forma eles ficarão a saber que nós sabemos que eles sabem. Em Portugal conhecem-se os irresponsabilizados responsáveis pelo desastre. 

Não se iludam, por cá ficará tudo na mesma. Isto é tão certo como a soma de um mais um, perfazer dois.

Autoria e outros dados (tags, etc)


Exclusivo CM
Mulher de Miguel Relvas quer ter uma filha
Leia no CM as confidências da mulher do ex-ministro Miguel Relvas.
CLIQUE NA FOTO ABAIXO PARA VER
A FOTOGALERIA DE MIGUEL RELVAS
00h30 Nº de votos (0) Comentários (0)


Tenta suicidar-se em direto na Internet
Duzentas pessoas assistiram a tentativa de suicídio de jovem de 20 anos. Nenhuma procurou demovê-lo. Especialista português comenta o caso.
Há mais alunos medíocres em Portugal
Portugal sobe dois lugares no ranking da OCDE devido aos piores resultados da Hungria, EUA e Eslováquia.
Autarca acusado de turismo sexual em sete voltas ao mundo
Ex-presidente da Câmara do Alandroal julgado por peculato. CM conta-lhe tudo sobre o caso.
( E NINGUEM FAZ PENHORAS??????? E SE FOSSE EU COMO ERA????

Espanha Marca: famílias inteiras sem calor em um inverno de miséria e fomeGladys e seu marido com Alzheimer, que tiveram de pedir cobertores para Cruz Vermelha para passar um inverno sem aquecimento em Cerdanyola del Vallés (Barcelona)Só na Catalunha mais de um milhão de cidadãos / as está acontecendo agora em um frio casas sem aquecimento, incapazes de pagar taxas injustas impostas por quadrilhas organizadas que compõem o poder de exploração . A pobreza aumenta de combustível de modo desenfreado em todo o Estado espanhol, onde milhões de famílias são incapazes de tomar o preço das receitas , dando o caso de idosos, doentes / as, crianças / bebês e até mesmo como / como, baixas temperaturas sofrem inundações todos os cantos de suas casas humildes .
Em todo o caso em que B é distribuído em envelopes , o ministro responsável faz sair do fórum , ignorando a avalanche de iniciativas de cidadãos contra a luz e gás aumenta vergonhosas , não se importando a mínima para o sofrimento das pessoas, a imensa dor, a tristeza de pessoas que não são culpados de más práticas de energia multinacional , suas ilegalidades , abusos, os escândalos constantes e truques que surpreendem o público.Desde 2008, o custo da conta de energia elétrica aumentou mais de 70% para uma média de 800 euros por ano, mas isso não parece importar para este governo PP pouco apresentável . O aumento do desemprego , aumento de impostos , reduções de salários , milhões de famílias que sobrevivem sem qualquer rendimento , eles já estão condenados a passar o frio frio e amargo.De acordo com a Plataforma para um Novo Modelo Energético um em cada dez famílias no Estado espanhol estão em uma situação de " pobreza energética " , ou seja, ele não vai ligar o aquecimento neste inverno, já que será impossível pagar contas e gás luz.Esta situação põe em risco sério a vida ea saúde das pessoas afetadas , que são vítimas diretas de reformas de energia do governo, que não tomou em conta que há uma abundância de famílias sem meios econômicos , cuidando exclusivamente de milionários benefícios em sério risco multinacionais .A falta de calor na casa produz mais de 2.500 mortes prematuras por ano , mais do que as mortes por acidentes de viação . Quando centenas de pessoas arranque a frio morto a aparecer em suas casas , mais de um chefe da casta política que se encontram as mãos sobre sua cabeça, mas essa possibilidade iminente não parece se importar com a gama surreal dos partidos políticos fiéis ao regime do campo.Acenda velas em cada janela, em cada praça , em cada rua , em solidariedade fraterna e apoio a essas famílias passam frio , tremendo contemplar entrando em um futuro congelado, assustador , nas mãos de governos miseráveis ​​, desumanas e sátrapas , sempre servindo doadores e suas reivindicações específicas.Fonte : Viajar entre a tempestade
Mãe de Sócrates deve milhares ao Fisco
Saiba no CM quanto deve Maria Adelaide Monteiro ao Fisco.


(e ninguem faz penhoras??????)
Marca España: Familias enteras sin calefacción en un invierno de miseria y hambre


 

Gladys y su marido con alzheimer, que han tenido que pedir mantas a Cruz Roja,para poder pasar un invierno sin calefacción en Cerdanyola del Vallés (Barcelona)

Solo en Catalunya más de un millón de ciudadanos/as están ahora mismo pasando frio en unos hogares sin calefacción, al no poder pagar las abusivas cuotas impuestas por las bandas organizadas que integran el holding de la energía. La pobreza energética aumenta de forma galopante en todo el estado español, donde millones de familias se ven imposibilitadas de asumir el precio de los recibos, dándose el caso de que personas mayores, enfermos/as, niños/as y hasta recién nacidos/as, sufren las temperaturas gélidas que inundan cada rincón de sus humildes viviendas.