sábado, 28 de abril de 2012

Objectos de Salazar expostos em Santa Comba Dão

Lisboa

16º C
Nuno André Ferreira/Lusa

Objectos da figura máxima do Estado Novo foram expostos neste sábado


Por:Lusa

Salazar nasceu no Vimieiro, a 28 de Abril de 1889 e morreu em Lisboa, a 27 de Julho de 1970, e os objectos que estiveram expostos este sábado são parte do património herdado pelo seu sobrinho-neto Rui Salazar e são oriundos da casa onde nasceu, mas também da residência oficial, em Lisboa, onde viveu enquanto governou o país, de 1932 a 1968.

Do fogão que equipava a cozinha da sua casa no Vimieiro ao rádio e à televisão, por entre móveis e livros, o seu chapéu ou loiças, foi possível, durante cerca de duas horas, ver muitos dos objetos que fizeram parte da vida privada de Oliveira Salazar.

Pouco mais de uma dezena de pessoas passou pelo n.º 9 da Avenida Dr. António de Oliveira Salazar, no Vimieiro, para ver esta mostra de objectos pessoais do antigo presidente do Conselho de Ministros, as mesmas que, já depois do meio-dia, se deslocaram ao cemitério da localidade para lhe prestar homenagem.

Já no cemitério foi lido um texto onde se vangloriou os feitos do "obreiro da pátria" e o "salvador de Portugal" ao mesmo tempo que se criticava fortemente o regime democrático e os "capitães abrileiros" que puseram fim à ditadura do Estado Novo de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano.

João Gomes, que tem um site na internet denominado Salazar, Obreiro da Pátria, é o organizador da mostra de objectos pessoais de Salazar, iniciativa que classificou à Lusa como tendo "unicamente o objetivo de homenagear o homem".

"Não tem outra ambição, apenas fazer a homenagem justa e devida a Salazar, homem demasiado grande para o país onde nasceu. E se o Governo não pensa dessa maneira, nós fazemos isto para que as gerações mais novas possam conhecer o homem e a terra onde nasceu", adiantou
Sábado, 28 de Abril de 2012

As Pessoas já Chamam por Salazar!





António de Oliveira Salazar nasceu a 28 de Abril de 1889,
em Santa Comba Dão , Portugal.

HOMENAGEM PELO 123º ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO DOUTOR ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR
1889 – 2012

l>MicrosoftInternetExplorer4


António de Oliveira Salazar nasceu a 28 de Abril de 1889,
em Santa Comba Dão , Portugal.

HOMENAGEM PELO 123º ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO DOUTOR ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR
1889 – 2012

Justiça 
Sentença do Tribunal de Portalegre define que entrega da casa ao banco salda a dívida

(SIC) Uma decisão do Tribunal de Portalegre pode alterar a devolução das casas aos bancos, por falta de pagamento. De acordo com a edição de hoje do Diário de Notícias, a sentença, que já transitou em julgado, determinou a liquidação da dívida apenas com a devolução da casa à instituição bancária.
TEMPO PARA ALTERAR A CONSTITUIÇÃO E ACABAR-SE COM O "CHULISMO" DOS DEPUTADOS 


 ESTA É A NOSSA GRANDE OPORTUNIDADE (de partilhar em Bcc) NÃO CUSTA NADA, É SÓ ENVIAR........ EM Bcc ESTA É A NOSSA GRANDE OPORTUNIDADE. APROXIMAM-SE AS ELEIÇÕES AUTARQUICAS. NENHUM DE NÓS DEVE VOTAR, SEM QUE SE CUMPRAM AS CONDIÇÕES ABAIXO ENUMERADAS. REPASSEM AOS VOSSOS CONTACTOS!!!!! Se cada destinatário deste e-mail o enviar a um mínimo de vinte pessoas da sua lista de contatos, e por sua vez, cada um deles que fizer o mesmo, em três dias, a maioria das pessoas neste país lerá esta mensagem. Esta é uma idéia que realmente deve ser considerada e revista por todos os cidadãos. Proposta de alteração da Constituição de Portugal para o seguinte, o que é da mais elementar justiça: 1. Um deputado será pago apenas durante o seu mandato e não terá reforma proveniente exclusivamente do seu mandato. 2. O deputado contribuirá para a Segurança Social de maneira igual aos restantes cidadãos. Todos os deputados (Passado, Presente e Futuro) passarão para o actual sistema de Segurança Social, de imediato. O deputado irá participar nos benefícios do regime da S. Social exactamente como todos os outros cidadãos. O fundo de pensões não pode ser usado para qualquer outra finalidade e não haverá privilégios exclusivos. 3. O deputado deve pagar seu plano de reforma, como todos os portugueses e da mesma maneira. 4. O deputado deixará de votar o seu próprio aumento salarial. 5. O deputado deixará o seu seguro de saúde actual e vai participar no mesmo sistema de saúde de todos os outros cidadãos portugueses. 6. O deputado tem de estar sujeito às mesmas leis que o resto dos portugueses 7. Servir no Parlamento é uma honra, não uma carreira. 8. Os deputados devem cumprir os seus mandatos (não mais de 2), e irem para casa procurar outro emprego, como toda a gente. O tempo para esta alteração à Constituição é AGORA. Forcemos os nossos políticos a fazerem uma revisão constitucional. Assim é como se pode CORRIGIR ESTE ABUSO INSUPORTÁVEL DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. Se você concorda com o acima exposto, ENTÃO VÁ PARA A FRENTE. Se não, PODE DESCARTÁ-LO. Você é um dos meus 20 contactos. Por favor, mantenha ISTO A CIRCULAR. 
 Publicada por Jose Martins em 22:34