terça-feira, 17 de maio de 2011

Eleições: PSD acusa Sócrates de distribuir diplomas "a granel" a troco de votos
17 de Maio de 2011, 14:14

O PSD acusou hoje o PS de utilizar o programa Novas Oportunidades como “um mero instrumento de propaganda eleitoral” e José Sócrates de distribuir “ a granel” diplomas em troca de votos, insistindo na necessidade de uma auditoria externa.
“Este programa é um mero instrumento de propaganda eleitoral do PS. O engenheiro Sócrates usa as pessoas e está convencido que pode trocar diplomas por votos. E o facto de distribuir a granel diplomas isso significa que vai ter mais votos. Mas isso é enganar as pessoas e isso é que é grave. É enganar as pessoas com o dinheiro dos contribuintes portugueses”, afirmou o social-democrata Pedro Duarte.
O vice-presidente da bancada parlamentar do PSD falava em conferência de imprensa na sede do partido, em Lisboa, em reação às declarações do dirigente socialista Vieira da Silva, que hoje acusou Pedro Passos Coelho de “leviandade” e desrespeito pelo esforço de qualificação de “centenas de milhares” de portugueses.
O presidente dos sociais-democratas anunciou na segunda-feira que vai pedir uma auditoria externa ao Novas Oportunidades e prometeu a sua reformulação, considerando um “escândalo” a forma como a iniciativa tem sido desenvolvida.
Pedro Duarte sublinhou que o programa Novas Oportunidades tem “inúmeros casos de facilitismo”, o que considerou “absolutamente inaceitável” devido ao “desrespeito pelo esforço” dos formandos e pela “simulação” da qualificação, e considerou que a iniciativa “falhou” no seu objetivo essencial.
Apelando ao Governo para assumir as suas responsabilidades pelo “fracasso”, o social-democrata reiterou a necessidade de uma auditoria externa e independente, para avaliar as “deficiências”, e sublinhou que a avaliação realizada pela Universidade Católica foi um “inquérito à satisfação dos candidatos” envolvidos, não abrangendo o rigor e a qualidade das aprendizagens.
“Há uma pergunta que se impõe e uma explicação que continua por ser dada. De que tem medo o engenheiro Sócrates? Porque reage de forma tão sensível a uma mera proposta de auditoria externa e independente? Porque não quer dar mais transparência à execução e aos resultados do programa Novas Oportunidades?”, questionou Pedro Duarte.
Quanto ao futuro do programa, o social-democrata deixou a garantia de que se o PSD formar o Governo a iniciativa “vai continuar”, mas “num modelo com transparência” e com garantia da “exigência e rigor”, aproximando-o das empresas e da empregabilidade.
“O Governo descredibilizou este programa ao sujeitá-lo às suas encenações de campanha eleitoral”, reforçou Pedro Duarte.
@Lusa


Comentários
• José Ribeiro
o
o
Finalmente algum politico teve a coragem de tocar neste assunto! As novas oportunidades são um dos maiores embustes dos últimos anos, uma invenção que apenas serve para aumentar, aos olhos dos outros membros da UE, o nível literário do país sem que para tal os alunos adquiram conhecimentos suficientes! Mais uma das muitas mentiras do engenheiro (será que é mesmo?) Sócrates.
Comentário enviado em 2011-05-17 às 19:46:19
• RS
Só demagogia á volta deste assunto, onde só fala quem nada sabe. Sou professor destes cursos e é vergonhoso. Passam 4 meses a aprender a ligar e desligar o computador e mesmo que não consigam não podem ser reprovados e lá levam o diploma. Ou então como trabalharam a vida inteira contam a sua história de vida em meia dúzia de powerpoint's e lá ficam com o 12º ano. Isto há de tudo.
Comentário enviado em 2011-05-17 às 19:45:54

GRECIA SOCIALISTA

JERONIMO E LOUÇÃ, DISCUTEM FORMA DE SALVAR O PAIS

RECORDANDO

O PAIS FANTASMA