sábado, 11 de outubro de 2014

Os mesmos professores foram hoje colocados em três, quatro ou mesmo dez escolas
Posted: 10 Oct 2014 05:55 PM PDT
Posted: 10 Oct 2014 05:44 PM PDT
O número de pessoas mortas no pior surto de Ebola já registrado subiu para 4.033, em 8.399 casos em sete países, até 8 de outubro, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.

O número de mortos inclui 2.316 na Libéria, 930 em Serra Leoa, 778 na Guiné, oito na Nigéria e um nos Estados Unidos. Os dados incluem um caso na Espanha e outro em Senegal, mas nenhuma morte nestes lugares. Um surto de Ebola em separado na República Democrática do Congo já matou 43 pessoas em 71 casos.

Via: Alternativa Online e ocorreiodedeus.com.br


Quem diz é a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que fez um alerta sobre o cerco à imprensa independente no país de Nicolás Maduro. A SIP denunciou a inação dos governos membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) diante “desse gravíssimo atentado do regime autoritário chavista”, segundo o jornal “El Nacional”.

“(Com) a iminência do fechamento do ‘Tal Cual’ está fechando quase totalmente o cerco à imprensa crítica ou independente na Venezuela”, afirmou o responsável pela liberdade de expressão da SIP, o uruguaio Claudio Paolillo, em um comunicado em Miami, na Flórida.

O encarregado acrescentou que todos os canais de TV aberta já estão sob controle do governo, assim como a maioria das rádios. Para Paolillo, a Venezuela “se encaminha para se converter na segunda Cuba da América Latina em matéria de liberdade de imprensa”. Ele pressionou a OEA a denunciar a situação no país.

O Brasil do PT, vale lembrar, luta para defender o regime venezuelano na OEA. O chavismo asfixiou totalmente a imprensa, algo que o PT vem tentando fazer no Brasil desde o começo do governo Lula. O DNA autoritário está lá, escancarado, como quando o próprio Lula quis expulsar um jornalista estrangeiro por mencionar seu apreço por bebida. Foram várias tentativas de calar a imprensa independente desde então, mas o Brasil resistiu até aqui.

“Fazer jornalismo independente na Venezuela é um milagre”, diz jornalista entrevistado pelo GLOBO. “Às pressões que normalmente o jornalismo enfrenta quando incomoda os grupos de poder, somam-se agora pressões econômicas e técnicas que fazem da imprensa independente um verdadeiro milagre”, completou. Não custa lembrar que Dilma incluiu em seu programa o ataque ao “controle econômico” da imprensa, exatamente para seguir nos passos venezuelanos.

O leitor não precisa acreditar em mim quando digo que é esse modelo que o PT almeja, tampouco precisa achar que se trata de alguma teoria conspiratória. Nada disso. É público e notório o apoio dos petistas ao regime venezuelano e cubano. Veja aqui Lula gravando mensagem de apoio a Maduro:



Agora vejam a presidente Dilma recebendo uma foto de Chávez diretamente de Maduro:



Ninguém poderá alegar ignorância depois. Se Dilma for reeleita, nossa imprensa estará ameaçada. O PT virá com tudo para cima de quem ousou ser independente e mostrar os escândalos de corrupção do governo. Será tempo de retaliação ao jornalismo livre. Quem defende a liberdade de imprensa jamais pode votar no PT. É como essa imagem que circula nas redes sociais resume bem:

Via: Rodrigo Constantino
Posted: 09 Oct 2014 08:37 PM PDT


Para aqueles que pensavam num "Plano B" para resistir a Nova Ordem Mundial e a Redução Populacional instituída pelos globalistas eugenistas: Chegou a hora!

Após a morte do primeiro paciente diagnosticado com ebola nos EUA, a infecção de uma assistente de enfermagem na Espanha e a suspeita de um novo caso na Macedônia, o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, Thomas Frieden, afirmou nesta quinta-feira (09/10) que o vírus mortal pode se tornar a próxima aids.

"Temos que trabalhar agora para que isto [o ebola] não se torne a próxima aids", alertou Frieden em encontro com representantes da ONU, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington. "Eu diria que, nos 30 anos em que venho trabalhando com saúde pública, a única coisa parecida com isso foi a aids. Temos uma longa batalha pela frente."
O CDC prevê que o número de casos de ebola pode subir para 1,4 milhão em janeiro, caso medidas eficazes não sejam tomadas para conter a doença.


Os últimos números divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o vírus, transmitido através do contato direto com fluidos corporais de um infectado, já matou quase 4 mil pessoas na África Ocidental desde março. Outras 8 mil foram infectadas. Este é o maior surto do ebola já registrado na história.

Novo paciente na Alemanha

Nesta quinta-feira, um cidadão britânico suspeito de ter contraído ebola morreu na Macedônia. A informação foi dada por um funcionário do governo local. A fonte, que falou sob condição de anonimato, disse que um segundo britânico também apresentou sintomas de infecção.


Diretor do CDC americano, Thomas Frieden, pediu por uma reação rápida da comunidade internacional no combate ao vírus do ebola

Ele afirmou que os dois estavam hospedados em um hotel na capital Skopje e que os funcionários do estabelecimento e a equipe da ambulância que levou ambos para tratamento foram colocados em isolamento. O hotel foi isolado.

Segundo a médica Jovanka Kostovska, da comissão ministerial de doenças infecciosas da Macedônia, explicou o homem vinha sofrendo com febre, vômitos e sangramento interno, e sua condição piorou rapidamente.

"São todos sintomas do ebola, o que aumenta as suspeitas em relação a esse paciente", disse Kostovska, declarando ainda que amostras de sangue foram enviadas para testes na Alemanha para confirmar a causa da morte.

A Alemanha confirmou, também nesta quinta-feira, que um terceiro paciente infectado pelo vírus chegou ao país para tratamento. O homem, original do Sudão, contraiu o ebola na Libéria, e foi levado à clínica St. Georg em Leipzig, um dos sete centros de saúde na Alemanha com capacidade de tratar pacientes com doenças altamente contagiosas.

Os outros dois pacientes são um funcionário da OMS, que foi tratado em Hamburgo e liberado na semana passada, e um médico de Uganda que continua sendo tratado em Frankfurt.

O caso mais conhecido na Europa até agora é o da assistente de enfermagem Teresa Romero, que foi infectada no hospital madrilenho La Paz Carlos 3º, onde morreram dois missionários com ebola repatriados da África Ocidental. Outras cinco pessoas, inclusive o marido da funcionária, estão sendo monitoradas na capital espanhola.

DW e ocorreiodedeus.com.br
Posted: 09 Oct 2014 07:08 PM PDT


Além do Rio de Janeiro, São Paulo, agora Paraná e Brasília...

E o que mais preocupa é a omissão do governo e a manipulação da mídia...

Geralmente eles divulgam a "suspeita", falam que o paciente está sendo examinado, e depois a notícia é totalmente esquecida pela mídia! Em tempos de eleições, o que eles menos querem é criar pânico nas pessoas, manipulando as notícias... 

----

Recém-chegado da África, um religioso brasileiro foi atendido em Apucarana, no Paraná, com sintomas de ebola. O missionário, que possui histórico de viagem para Moçambique, foi atendido com febre e mal estar. De acordo com a Secretaria do Estado do Paraná, o homem foi atendido no Hospital da Providência.

de acordo com informações, ele ficou em Moçambique por apenas 12 dias e só teve contato com a população local. O país não enfrenta surtos de ebola, mas os sintomas de febre alta e hemorragia fizeram com que os exames fossem necessários.

"A Secretaria Estadual da Saúde mantém vigilância permanente para identificar precocemente casos de ebola, malária e qualquer outro tipo de doença que porventura possa ser introduzida no Brasil a partir de portos, aeroportos e fronteiras", informou o governo paranaense.

-----


Um homem está isolado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II, no Bairro Brasília, em Cascavel, devido a suspeita do vírus ebola. De acordo com informações, trata-se de um paciente que saiu da África, há 19 dias.

Na noite desta quinta-feira (09), o Ministério da Saúde foi avisado e uma equipe está saindo de Brasília para Cascavel. Há perspectiva de transferência para o Hospital Universitário ou para hospital de referência nacional.

Uma equipe de Controle de Infecção da Secretaria de Saúde do Estado também deve chegar em um voo, daqui a pouco.

Por determinação, outros pacientes e funcionários foram trancados dentro do local. Ninguém pode entrar, inclusive, médicos e enfermeiros que trabalham no turno da noite também estão do lado de fora.

O paciente há três dias, está com febre alta e procurou atendimento hoje pela manhã.

A orientação é para evitar pânico e segundo a enfermeira que conversou com a nossa equipe, a recomendação neste momento é para os moradores evitarem locais com muita concentração de pessoas.

Uma coletiva de imprensa está marcada para amanhã de manhã.

Via: Yahoo News e CGN
Posted: 09 Oct 2014 04:44 PM PDT


Um verdadeiro exército de 'aranhas canibais' está aterrorizando muitos moradora da Grã-Bretanha. 

De acordo com o Mail Online, tratam-se de aracnídeos com até 2,2 centímetros de comprimento, com presas brilhantes e são conhecidos por se alimentarem da própria mãe, além de possuírem uma mordida semelhante à picada de uma abelha.

A publicação entrevistou um dos britânicos que já se depararam com a presença do bicho de oito patas. Mike Rance declarou ter visto a espécie pela primeira vez na casa de um amigo em Newport. Ao visualizar a impressionante cena de 'canibalismo', decidiu registrar a cena em vídeo. O britânico, então, preparou um tipo de armadilha para atrair o bicho e o viu devorando o outro animal.

Os vizinhos do amigo de Rance, ao saber do seu interesse pelas pequenas criaturas, mostrou um ninho com mais de trinta delas no jardim de sua residência. O homem confirmou que boa parte das casas daquela rua tinham ninhos semelhantes àquele.

Mike Rance mostrou o animal para uma amiga especialista em aracnídeos e confirmou que trata-se de de uma das maiores espécies de aranha da Europa. De acordo com o Mail Online, o período entre junho e novembro é o mais propício a se encontrar as 'aranhas canibais' na região. A espécie tem hábitos noturnos e se alimenta de insetos, como baratas, traças e vespas.



Via: UOL e ocorreiodedeus.com.br
Posted: 09 Oct 2014 04:28 PM PDT
Saco contendo 50 bandeiras aparentemente pertencentes ao grupo Estado Islâmico é encontrado em Esconderijo secreto na Galiléia em Uma área industrial.

O Prefeito disse que Quando algo assim é descoberto no coração de uma cidade judaica ele deve levantar sérias preocupações.

Um saco contendo o que parece ser dezenas de bandeiras Estado Islâmico foram descobertos terça-feira em uma cidade no norte de Israel.

Jardineiros da cidade Nazareth Illit que estavam trabalhando em Har Yona área industrial da cidade, localizado perto das comunidades árabes de Kfar Kana e Ein Mahil, descobriu um saco contendo 50 bandeiras do grupo Estado Islâmico entre alguns arbustos. A polícia foi chamada ao local e por isso foi o prefeito da cidade, Alex Gadalkin, que ficou desconcertado com a descoberta.


Bandeira do estado islâmico? (Foto: Police)

A polícia começou a investigação para determinar se as bandeiras pertencem ao grupo islâmico radical atualmente assola a Síria eo Iraque.
Depois de descobrir o grande saco de lixo preto contendo, os jardineiros da cidade chamado oficial municipal Udi Elbaz: "Fiquei chocado quando vi estas bandeiras dentro do saco, e imediatamente chamou a polícia - é como há atividades terroristas na cidade."


50 bandeiras encontrados (Foto: Police)

Gadalkin, o prefeito da cidade, disse que "quando algo assim é descoberto no coração de uma cidade judaica na Galiléia ele deve levantar sérias preocupações."

A polícia fechou a área e estão atualmente em busca de evidências sobre potenciais proprietários da bandeira: "Parece que alguém jogou aqui em primeiro lugar precisa de mim para certificar-se se trata realmente de bandeiras do grupo e, em seguida, ver de onde vieram e para onde eles foram. indo. Embora eles parecem ser bandeiras (estado islâmico) ", disse Nazaré Illit Comandante da Polícia Shalom Avitan.

Comunidade árabe de Israel tem sido amplamente oposição ao grupo Estado Islâmico, embora últimas semanas vimos uma sensação de crescente apoio ao grupo terrorista, com um professor de Wadi Ara ser preso bandeiras titulares que pertencem ao grupo. No passado, o Ynet informou de um defecting árabe-israelense à Síria e ao Iraque para lutar com o grupo.

Um certo número de semanas, o ministro da Defesa Moshe Yaalon considerado o grupo uma organização terrorista, tornando assim qualquer filiação aberta ou sinal de apoio para o grupo uma ofensa segurança.

Via: http://www.ynetnews.com/
Posted: 09 Oct 2014 03:30 PM PDT
#6 Recado ao coração - com Gisele Emerick

Uma mensagem simples e direta visando nosso andar com Deus.

Com Gisele Emerick, colaboradora do Site Libertar

Dê um Fav + Like...



Posted: 09 Oct 2014 11:19 AM PDT


Mais casos do vírus ebola vão se espalhar quase que inevitavelmente pela Europa, mas o continente está bem preparado para controlar a doença, disse nesta terça-feira a diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em entrevista à Reuters poucas horas após o primeiro caso de contágio local de Ebola ser confirmado na Europa, em uma enfermeira na Espanha, a diretora da OMS para Europa, Zsuzsanna Jakab, disse que mais incidentes do tipo são "inevitáveis".

Autoridades de saúde espanholas disseram que três pessoas foram hospitalizadas, além da enfermeira, para tentar conter uma maior disseminação do ebola após o primeiro caso de uma pessoa a contrair o vírus fora da África.
Treinamento em hospital alemão para lidar com pacientes infectados pelo vírus ebolaFoto: Reuters

"Tais casos importados e eventos similares ao que aconteceu na Espanha também vão acontecer no futuro, muito provavelmente", disse Jakab em entrevista por telefone de seu gabinete em Copenhague.

"É algo bastante inevitável... que tais eventos ocorram no futuro, por causa do grande número de viagens tanto da Europa para os países afetados como no sentido inverso", disse.

Vários países na região europeia da OMS, incluindo França, Grã-Bretanha, Holanda, Noruega e Espanha, trataram pacientes repatriados após contraírem o Ebola na África Ocidental, onde a doença tem se espalhado por Guiné, Serra Leoa e Libéria desde março, matando mais de 3,4 mil pessoas no maior surto da doença já registrado.

Jakab disse que os funcionários de saúde destacados para cuidar dos pacientes, assim como seus familiares e pessoas próximas, eram os que tinham maior risco de serem infectados.

"Vai acontecer", disse. "Mas a coisa mais importante em nosso ver é que a Europa ainda se encontra em risco baixo e que a parte ocidental da região europeia em particular é a mais bem preparada do mundo para responder a febres virais hemorrágicas, incluindo o ebola", afirmou.

Enfermeira infectada

O estado de saúde da auxiliar de enfermagem espanhola infectada pelo vírus ebola, que deu entrada na noite de segunda-feira no Hospital Carlos III de Madri, evolui favoravelmente dentro das precauções. Assim disse nesta terça-feira, em entrevista coletiva, o gerente do Hospital La Paz de Madri, Rafael Pérez-Santamarina, que afirmou que a paciente não quer que informações sobre sua saúde sejam repassadas à imprensa. Por isso, os médicos terão que preservar sua intimidade. A paciente está sendo tratada como um soro hiperimune de um doador anônimo que tinha sido contagiado pela doença e criou anticorpos para combater o ebola.

*Com informações da Reuters e EFE
Posted: 09 Oct 2014 11:12 AM PDT
luadois

Enquanto muito esperam o "segundo sol", a Terra tem sua segunda lua...

Sabia que a Lua não é a única lua da Terra? Pois é, de vez em quando, aparece por aqui um quasi-satélite. Eles surgem, ficam alguns anos orbitando, influenciando e sendo influenciados pelo nosso campo gravitacional. Depois, vão embora. É o caso do 2014 OL339, descoberto em julho por pesquisadores da Universidade de Athabasca, no Canadá. Ele orbita próximo da Terra há 775 anos e deve continuar por perto mais uns 165.


Mas como assim quasi-satélite? Trata-se de um objeto cuja órbita é compatível com a de um planeta. Funciona assim: o tempo que o 2014 OL339 leva para cruzar a órbita inteira é praticamente igual ao que a Terra leva para dar uma volta no Sol. Ou seja, um ano. Nesse caso, a ressonância orbital do quasi-satélite é de 1:1 em relação à Terra. Mas também podia ser 2:1 (se levasse o dobro do tempo) ou 1:2 (se levasse a metade). O “circulo” azul na imagem representa o objeto.

Ok, mas por que então não chamamos o tal asteroide de satélite e pronto? É que o 2014 OL339 não gira em volta da Terra como faz a Lua. Ele gira em torno do Sol numa trajetória elíptica e um pouco inclinada em relação à órbita da Terra. Mas, por causa de seu movimento, fica parecendo que o 2014 OL339 está mesmo dando voltas no nosso planeta. O que é bizarro porque ele é um asteroide e normalmente a gente acha que asteroides viajam bem rápido pelo universo. Quem vê da Terra, não vai ver o 2014 OL339 rasgar o céu.

Por causa disso, esse quasi-satélite se torna uma boa possibilidade de exploração especial para nós, terráqueos. Como ele vai ficar aqui perto mais 165 anos, não é muito absurdo imaginar que isso é possível. Ah, e pode ficar tranquilo: não há nenhuma chance de esse asteroide desandar da órbita e nos destruir.

via: Slate.com
Posted: 09 Oct 2014 08:15 AM PDT
Suprema vergonha para o Estado brasileiro. Tantos assassinatos ocorrendo neste país. Tanta violência. Tantos estupros. E o Estado está ocupado perseguindo um avô, o católico Levy Fidelix, que expressou sua opinião sobre homossexualismo, inclusive dizendo que dupla homossexual não é família. Eis que o Estado mostra agora toda a sua força contra esse avô, a mesma força que deveria usar, mas não usa, contra os assassinos. Tudo começou durante a eleição, quando Dilma, Marina e Aécio se opuseram à opinião de Levy num debate. Marina chegou a ameaçar de fazer sua Rede Sustentabilidade processar o avô católico, e ainda teimam em nos vender uma imagem de Marina cristã e piedosa. O diabo agradece o desserviço desses e do Estado brasileiro.

Núcleo de Combate à Discriminação aponta 'manifestação de ódio' em fala do então candidato do PRTB à Presidência durante debate e pede indenização de R$ 1 milhão por dano moral coletivo
Comentário de Julio Severo: Suprema vergonha para o Estado brasileiro. Tantos assassinatos ocorrendo neste país. Tanta violência. Tantos estupros. E o Estado está ocupado perseguindo um avô, o católico Levy Fidelix, que expressou sua opinião sobre homossexualismo, inclusive dizendo que dupla homossexual não é família. Eis que o Estado mostra agora toda a sua força contra esse avô, a mesma força que deveria usar, mas não usa, contra os assassinos. Tudo começou durante a eleição, quando Dilma, Marina e Aécio se opuseram à opinião de Levy num debate. Marina chegou a ameaçar de fazer sua Rede Sustentabilidade processar o avô católico, e ainda teimam em nos vender uma imagem de Marina cristã e piedosa. O diabo agradece o desserviço desses e do Estado brasileiro.


São Paulo - A Defensoria Pública de São Paulo ingressou nessa terça-feira, 7, com uma ação civil pública por danos morais contra Levy Fidelix, candidato derrotado do PRTB à Presidência, por causa de suas declarações sobre homossexuais feitas durante debate entre presidenciáveis, em 28 de setembro. À Justiça de São Paulo, o órgão afirmou que as falas incitaram o ódio contra a comunidade LGBT e pede indenização de R$ 1 milhão.


Levy Fidelix

Para o Núcleo Especializado de Combate à Discriminação, Racismo e Preconceito, autor da ação, a fala de Fidelix foi uma "clara manifestação de ódio e desprezo" à comunidade LGBT. No debate entre presidenciáveis promovido pela TV Record, Fidelix foi questionado pela então candidata Luciana Genro (PSOL) sobre a violência contra homossexuais. Com respostas irônicas e enfáticas, o candidato disse que nunca viu procriação entre pessoas do mesmo sexo e que preferia perder votos a apoiar homossexuais. "Vamos enfrentar essa minoria, vamos ter coragem. Esses, que tem esses problemas, que sejam atendidos por planos psicológicos e afetivos, mas bem longe da gente", afirmou.

"Nitidamente [a fala do candidato] ultrapassou os limites da liberdade de expressão, para incidir em absurdo discurso de ódio", diz a ação, que destacou ainda o trecho da fala em que Fidelix associa a homossexualidade à pedofilia. "Este discurso de ódio é incompatível com o respeito à dignidade da pessoa humana, não só da pessoa, individualmente considerada, mas da dignidade de uma coletividade", complementa o órgão.

No documento encaminhado à Justiça, a Defensoria enumerou relatos de homossexuais que se consideraram discriminados e agredidos pelas declarações do então candidato e lembrou as manifestações de grupos de direitos homossexuais.

Após a repercussão de sua participação no debate, Fidelix manteve seu posicionamento e negou ter sido homofóbico. "Estou defendendo a legitimidade de expressão", disse. Para a Defensoria, no entanto, a garantia à liberdade de expressão deixa de ser assegurada quando há violação de outros direitos também previstos na Constituição.

O órgão entendeu ter havido dano moral pelo fato de as declarações sugerirem o enfrentamento e a segregação da comunidade gay. "(...) As afirmações de Levi Fidelix são ilícitos jurídicos, pois implicam em atentados ao direito à honra da população LGBT, bem como ao direito de não discriminação", afirma a ação.

Reparação. A Defensoria pede indenização de R$ 1 milhão para reparação de dano moral coletivo. O valor deverá ser revertido em ações de promoção dos direitos da comunidade LGBT. Em razão da exposição das falas, transmitidas ao vivo, e da repercussão causada, o órgão solicita ainda que Fidelix produza uma programa que promova os direitos da população LGBT "com a mesma duração dos discursos" exibidos durante o debate e no mesmo horário.

Procurado, o PRTB, também alvo da ação, não se manifestou sobre a decisão. Levy Fidelix, atual presidente da legenda, também foi procurado, mas não atendeu às ligações.

Procedimento. Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, abriu procedimento para apurar as declarações. A medida tomou como base a representação da Comissão Especial de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) levada à Procuradoria-Geral Eleitoral. O Ministério Público Federal também recebeu representações de cidadãos sobre o assunto. No procedimento, Janot ponderou que a liberdade de expressão da opinião não pode ser utilizada para propagação de discursos de ódio.

Via: juliosevero.com

Fenprof critica MEC por atribuir responsabilidades aos diretores das escolas

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) considerou hoje “um desrespeito” pela classe a anulação da contratação dos professores e criticou o Ministério da Educação e Ciência (MEC) por atribuir responsabilidades dos erros aos diretores das escolas.

Assunto: Fwd: FW: Fw: Cuidem-se com este rapaz...
 
Cuidem-se com este rapaz...!!!!!!!!!!!
 
 
 
  ele já sabia de certeza absoluta o que ia encontrar quando concorreu
e foi eleito para o PE.
 
 
 
 
ainda vai no futuro fazer muito estrago ao establishement político! E
depois, entretenham-se a chamar-lhe demagogo...
 
 
 
Ex-bastonário dos advogados responde aos que o criticam:
 
 
 
Fariseus
 
 
 
António Marinho e Pinto
 
 
 
Há cerca de três semanas anunciei que, em 2015, iria pedir ao
eleitorado que substituísse o meu mandato de deputado ao Parlamento
Europeu pelo de deputado à Assembleia da República, pois iria
candidatar-me ao cargo de primeiro-ministro. E revelei as razões por
que o fazia. Imediatamente, os alabardeiros do sistema político, que
vão de uma direita burlesca a uma extrema-esquerda apatetada e a outra
de sacristia, reagiram com a finalidade de desviar as atenções do que
é importante.
 
 
 
Na verdade, como um coro bem afinado, eles acusaram-me de tudo e mais
alguma coisa mas nem uma palavra sobre os motivos da minha intenção de
sair do PE. Para eles é irrelevante que os deputados recebam mais de
18 mil euros mensais para representarem um país cujo salário mínimo é
inferior a 500 euros; que só paguem impostos sobre um terço dessa
remuneração e a uma taxa de 20%, enquanto as pessoas que os elegeram
vivem esmagadas com impostos que lhes podem confiscar mais de 50% dos
rendimentos do trabalho; que um simples mandato de cinco anos possa
dar direito a uma pensão vitalícia de cerca de 1300 euros mensais
quando os portugueses precisam de trabalhar várias décadas para obter
uma pensão que nem sequer os sustenta na velhice. Para eles é
insignificante que um eurodeputado disponha de mais de 21 mil euros
mensais para contratar quem queira sem ter de justificar essas
contratações, tenha todas as viagens suportadas pelo PE e disponha de
Mercedes topo de gama e motorista para todas as deslocações (mesmo
pessoais) que faça em Bruxelas ou em Estrasburgo. Nada disso os
perturba.
 
 
 
O que os incomoda — e muito — é o facto de um deputado recém-eleito se
ter recusado a saborear em silêncio essas mordomias, as ter denunciado
como inadmissíveis perante a pobreza do povo que representa e se
preparar para regressar ao combate político em Portugal.
 
 
 
Acusam-no de falta de coerência pois, para eles, quem não concorda com
esses privilégios deveria demitir-se. O seu paradigma argumentativo é
o mesmo que foi usado contra os comunistas que não repartiam os seus
bens com os proletários ou não emigravam para a União Soviética que
elogiavam. As categorias mentais são as mesmas.
 
 
 
Eles não são como o idiota da fábula chinesa que, atávico, olhava para
o dedo quando alguém apontava para a lua. Perante a denúncia de uma
situação escandalosa eles, perfidamente, olham para o dedo que a
indica, dizem que a unha está roída e logo diagnosticam os piores
desvios morais e de carácter de quem a denunciou. Deve, realmente, ser
insuportável ouvir publicamente o que tão empenhadamente se calava.
 
 
 
Eles não se incomodam que uma eurodeputada recém-eleita se preparasse
para abandonar o lugar para ir para comissária da UE ou que um
ministro tenha ido para administrador de uma empresa a quem, em nome
do Estado, pagara milhões de euros por empreitadas de obras públicas
ou que outro tenha ido presidir a uma empresa estrangeira cuja
instalação em Portugal autorizara enquanto ministro ou que o
presidente da principal entidade de supervisão bancária tenha sido
diretor de um banco privado que usava o dinheiro dos seus depositantes
para, através de offshores, comprar as suas próprias ações
inflacionando-as para cotações que chegaram a ser mais de cem vezes
superiores à atual ou que o BES tenha financiado congressos de
magistrados do Ministério Público ou que dezenas de jornalistas tenham
feito cruzeiros no iate do seu presidente. Eles não se preocupam nada
com a corrupção que se generalizou no sistema político e mediático nem
com a gigantesca teia de tráfico de influências que asfixia o Estado
democrático. O que os incomoda é que alguém denuncie essa podridão até
porque isso revela também a cumplicidade dos seus silêncios.
 
 
 
Mas o que verdadeiramente atormenta essa choldraboldra de Fariseus e
os que se escondem por trás dela é tão-só o mau exemplo de alguém que
apareceu a fazer política recusando o que de melhor ela lhe podia dar
em benefício exclusivo daquilo para que ela realmente existe: a Res
Publica.