sexta-feira, 3 de junho de 2011

.......EM MEMÓRIA

Polícia acusado de homicídio de "MC Snake" condenado a 20 meses de prisão com pena suspensa

O agente da PSP acusado de homicídio por negligência do rapper “Mc Snake” foi condenado a 20 meses de prisão com pena suspensa. O acórdão foi lido hoje nas varas criminais de Lisboa.

O agente atingiu o cantor nas costas quando tentava obrigá-lo a parar a viatura, no momento em que se preparava para fugir às autoridades.

O Ministério Público tinha pedido a absolvição, o colectivo de juízes decidiu aplicar uma pena de 20 meses de prisão com pena suspensa

sem comentarios.

TOQUE A FINADOS

ACABOU O ILUSIONISMO?

CUIDADO COM LEGUMES CRUS EM PORTUGAL

Confederação de Agricultores de Portugal preocupada

E.Coli: Portugal está "inundado" de legumes espanhóis

O presidente da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP) disse esta quinta-feira que o mercado português está "inundado" de legumes espanhóis, uma vez que estes últimos não conseguem escoar a produção para outros destinos devido ao pânico provocado pela bactéria E. Coli.

"Os espanhóis, que exportam normalmente para o Norte da Europa e para a Alemanha, não conseguem vender os seus produtos nestes países e viraram-se para Portugal", afirmou João Machado, acrescentando que os legumes estão a ser praticamente "oferecidos" às grandes superfícies.

"Com a Rússia [a proibir as importações] ainda vai ser pior", comentou o dirigente associativo.

Esta situação está a aumentar a pressão sobre os produtores portugueses que também não conseguem vender vegetais frescos porque o consumo interno "caiu abruptamente" desde terça-feira.

"Isto quer dizer que as encomendas caíram para quase zero", adiantou João Machado, mostrando-se "muito preocupado" sobre o impacto para os agricultores, pois estes produtos "tem uma duração muito limitada, seja em estufa ou ao ar livre".

Um surto infecioso da bactéria Escherichia coli (E.coli) foi detectado na Alemanha na semana passada, tendo entretanto provocado 18 mortos e afectado milhares de pessoas. Apesar de as autoridades terem inicialmente atribuído o surto à contaminação de pepinos espanhóis, a origem da infecção continua desconhecida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou esta quinta-feira tratar-se de uma nova estirpe da bactéria nunca antes detectada.

FUNCIONARIOS PUBLICOS


Todos os funcionários públicos, no activo ou reformados, vão sofrer um corte no subsídio de férias de 1,5%.

O motivo é que o Orçamento do Estado de 2011 estipulou que os descontos para a ADSE se apliquem sobre os subsídios de férias e de Natal e segundo o Correio da Manhã, os serviços que processam os vencimentos já estão a preparar essa cobrança de 1,5% do subsídio.

As novas regras implicam que não só os empregados do Estado que já se aposentaram tenham de descontar a 14 meses para a ADSE, mas também os funcionários públicos no activo que entraram para o Estado antes de 2009 e que até agora descontavam apenas a 12 meses.

Num salário de 1500 euros brutos, são menos 22,5 euros no ordenado. E, como em Junho são pagos dois ordenados, os funcionários públicos que beneficiem da ADSE vão perder 45 euros.

IMPOSTO EUROPEU


“É PRECISO CRIAR COM URGENCIA O IMPOSTO “ EUROPEU”

Investigação jornalística

Comissão Europeia gastou oito milhões de euros em festas e jactos privados

02.06.2011 - 15:26 Por Ana Rita Faria

Enquanto exige aos países da zona euro mais austeridade para reduzir o défice, a Comissão Europeia (CE) não tem refreado os seus próprios gastos. De acordo com uma investigação jornalística, os comissários europeus gastaram cerca de oito milhões de euros em jactos

privados, festas e férias luxuosas.

Durão Barroso terá gasto 28 mil euros numa estadia de 4 noites em Nova Iorque

(REUTERS/Vincent Kessler )

Os números são avançados pelo jornal britânico Daily Telegraph, com base numa investigação do Bureau of Investigative Journalism, uma entidade sem fins lucrativos dedicada à investigação jornalística.

De acordo com o jornal britânico, mais de 7,5 milhões de euros foram gastos entre 2006 e 2010 só em jactos privados. A isso junta-se a factura de limusinas, estadias em hotéis de cinco estrelas, festas e presentes luxuosos.

Um dos exemplos dados pelo jornal é o do presidente da CE, Durão Barroso, que gastou 28 mil euros numa estadia de quatro noites num hotel em Nova Iorque, em Setembro de 2009, durante a cimeira das alterações climáticas das Nações Unidas.

Em festas de luxo, foram gastos cerca de 300 mil euros, com destaque para uma em Amesterdão, que custou 75 mil euros. Neste tipo de eventos, a CE contratou orquestras e ofereceu presentes luxuosos, como botões de punho, canetas de tinta permanente e jóias da Tiffany.

De acordo com o Daily Telegraph, a divulgação destas notícias está a gerar polémica no Reino Unido, ainda para mais numa altura em que a Comissão Europeia pediu um aumento de 4,9 por cento no orçamento do próximo ano.

“Os contribuintes europeus estão a enfrentar decisões duras sobre os seus orçamentos e é tempo de a comissão analisar bastante as suas prioridades de despesa”, afirmou o ministro britânico para a Europa, David Lidington, salientando que “qualquer evidência de extravagância e desperdício irá prejudicar não só os comissários envolvidos mas também a União Europeia como um todo”.

Durão Barroso gastou 28 mil euros em quatro noites em Nova Iorque

Publicado em 03 de Junho de 2011 | Actualizado há 2 horas

Enquanto exige cortes a torto e a direito, Bruxelas não abdica dos luxos que oferece aos comissários e famílias

Opções

a- / a+

243Share

Bruxelas vive em cor-de-rosa; Europa a preto-e-branco

FotogaleriaFotogaleria

1/1

Fotogaleria

+ fotogalería

A Comissão Europeia gastou mais de 9 milhões de euros entre 2006 e 2010 em limusinas, viagens de jacto privado - quase 7 milhões de euros - e em férias em resorts de luxo para comissários e respectivas famílias. A denúncia surgiu ontem pela mão do "Daily Telegraph", que cita uma investigação do Bureau of Investigative Journalism (BIJ), iniciativa sem fins lucrativos que se dedica a promover a investigação jornalística. Este relatório sobre gastos de luxo que saiu poucos dias após a Comissão Europeia ter requisitado um aumento de 4,9% do seu orçamento.

"O que fica bem claro é que a Comissão pode cortar nos gastos em vez de andar a pedir mais dinheiro aos governos nacionais", atirou David Lidington, ministro para a Europa do Reino Unido, ouvido pelo "Telegraph". "Os contribuintes por toda a Europa enfrentam decisões duras sobre os seus próprios orçamentos familiares e acho que chegou a altura de alguém na Comissão olhar com atenção para as suas prioridades na despesa", concluiu.

Livin'' la vida loca Papua Nova Guiné, Gana ou Vietname foram alguns dos destinos de férias eleitos por comissários europeus e respectivas famílias durante 2009, tendo as contas destas estadas de luxo sido apresentadas em Bruxelas, segundo relata o BIJ. Noutro apontamento, o Bureau conta que Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, precisou de gastar 28 mil euros em Setembro de 2009 numa estada de quatro noites em Nova Iorque, onde se deslocou com uma equipa de oito assistentes.

A suíte do hotel eleito pelo ex--primeiro-ministro português custou 780 euros por noite, isto apesar do limite de 275 euros/noite imposto pelo regulamento da própria Comissão. Questionada pelo Bureau of Investigative Journalism, a CE culpou a inflação pontual de preços nos hotéis naquela cidade - a estada foi durante a Cimeira das Alterações Climáticas da Organização das Nações Unidas.

O relatório continua. Só em "cocktail parties" com o selo da Comissão Europeia foram gastos 300 mil euros durante 2009, 75 mil dos quais em Amesterdão e numa noite "cheia de maravilhas como nenhuma outra, tecnologia state-of-the-art, arte desafiante, cocktails trendy, performances surpreendentes e DJ de topo". Na lista de festas patrocinadas pela Comissão encontra-se também uma realizada em Lisboa: um cocktail de 6,3 mil euros no Dia da Europa. No preço está incluído o aluguer do Teatro D. Maria (1500 euros), o serviço de catering da Casa da Comida (1186 euros) e o recurso à empresa de restauração Simebeca (4884 euros).

Outro tipo de despesa analisado pelo BIJ foram as ofertas aos oradores de eventos da Comissão Europeia, que muitas vezes passavam por jóias da Tiffany. Também o recurso a limusinas por parte dos comissários de Bruxelas - um custo de 110 mil euros -, surgem na compilação.

Bruxelas contra-ataca A CE reagiu à divulgação dos valores afirmando que "os dados foram totalmente retirados do contexto", sublinhando que "a Comissão não desbarata dinheiro em jactos", já que o uso dos mesmos, diz, "é fortemente regulado e só é aceite quando não há alternativas". "É difícil falar de todas as incorrecções na investigação do Bureau", concluiu um porta-voz de Bruxelas.

Barroso gastou 780 euros/noite num hotel quando regulamento impõe tecto de 275 euros