sábado, 26 de novembro de 2011

PATRIMONIO MUNDIAL

CALDO VERDE FOI PROIBIDO PELA ASAE...PORQUE?

PARA NAO CAIR NO ESQUECIMENTO

OS "CÁGADOS" DOS INCOMPETENTES VENDEM-NOS TUDO!


Ao Dr. António de Oliveira Salazar fica Moçambique a dever a liderança política do Plano de Desenvolvimento do Vale do Zambeze e a decisão de se construir a barragem hidroeléctrica de Cabora Bassa. Em defesa desses seus projectos - que davam seguimento a inúmeras obras de fomento que já havia lançado na província ultramarina do Índico-, o chefe do Estado Novo teve que lutar contra quase ´todo o mundo´na frente diplomática e ainda contra os críticos daqueles empreendimentos que havia em Portugal, na Oposição e também no seio do seu Governo. A. Santos Martins na sua obra "Cabora Bassa a última epopeia" 2006 - Impressão: Gráficas Juvia - Guillarei - Tui - Espanha - D.L. 236507/05 - ISNB 972

Entrada da REN na barragem de Cahora Bassa será oficializada na próxima semana

publicado 21:09 25 novembro '11

A entrada da REN no capital da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, adquirindo metade dos 15 por cento que Portugal ainda detém, será concretizada na próxima semana durante I Cimeira Luso-Moçambicana, disse à Lusa uma fonte ligada ao processo.

A aquisição será confirmada durante a Cimeira que arranca na segunda-feira em Lisboa, e significa o fim da presença do Estado português numa das maiores barragens de África, construída em 1969.
.
Portugal que, em 2007, passou a maioria do capital da HCB para o Estado moçambicano, detém ainda 15 por cento na empresa mas comprometeu-se em vendê-lo, em partes iguais, a interesses portugueses e moçambicanos, neste caso, provavelmente, a Companhia Eléctrica do Zambeze (CEZ).

QUEM SERÁ QUEM QUE SE ACREDITA NESTE DURÃO BARROSO "PIROLITO"?





Óscar da impunidade


JN - 2011-11-20
Otelo Saraiva de Carvalho (OSC) disse, em entrevista recente, que "ultrapassados os limites (os militares deveriam) fazer uma operação militar e derrubar o Governo".
.
Marques Júnior, outro capitão de Abril, tratou de rejeitar a ideia, garantindo não haver condições para os militares fazerem um golpe. O "establishment" político menosprezou a importância essa declaração e o assunto foi selado por Marcelo na sua homilia dominical.
.
Será que ninguém leva a sério as bravatas de OSC? Ora, a sua história mostra que ele constitui uma ameaça. Foi ele o chefe do COPCON que, em 1975, procedeu a inúmeras detenções arbitrárias, assinando mandados de captura em branco, de tal forma que em finais de Março desse ano havia mais presos políticos, da extrema-esquerda à direita, do que no dia 24 de Abril de 1974.
.
Presos esses que nunca foram acusados de nada e que foram sujeitos a tortura e sevícias, como consta de um relatório elaborado por pessoas acima de qualquer suspeita. No 25 de Novembro, esteve do lado dos derrotados, e foi detido por essa razão, para logo ser libertado. Depois, e apesar disso, pode concorrer às eleições presidenciais e, perdida a batalha, optou por se travestir de Óscar, e liderou uma organização terrorista, as FP 25 de Abril, que foi responsável pelo assassinato de dezassete pessoas inocentes. Por esse crime foi preso, julgado e condenado em tribunal, apesar de traído os seus camaradas, fingindo que nada tinha que ver com a organização. Mais uma vez, foi libertado, sem nunca se mostrar arrependido, por obra e graça de uma amnistia vergonhosa.
Anos mais tarde, foi promovido retroactivamente, com uma indemnização de 49800 euros, muito superior à que receberam as famílias das vítimas das FP-25.
.
Não acredito que haja 800 militares (os tais que, segundo ele, poderiam fazer um golpe de Estado) dispostos a seguir a sua sugestão, ou a marchar com ele. Os militares têm o direito de se manifestar ordeiramente mas, no mais, sabem que devem ficar pelos quartéis, porque Portugal é uma democracia. Ainda assim, OSC não pode ser descartado como se fosse um qualquer indigente mental, nem ter um estatuto de eterna impunidade por ter participado no 25 de Abril.
.
Também não se pode tomar a sua declaração à laia de um desabafo. OSC nunca foi um democrata, e odeia a liberdade. A sua participação no 25 de Abril teve, como móbil, razões corporativas. Mandou no COPCON porque queria submeter o país à sua ditadura.

Envolveu-se num golpe de Estado contra a liberdade, e perdeu. Fez parte de um grupo terrorista e nem sequer teve coragem para o assumir. Foi libertado, e nunca pediu perdão. Vive tranquilo, com uma reforma maior do que a que recebem 95% dos reformados deste país.
.
Ora, em democracia, esse sistema que ele abomina, a lei deve ser cumprida por todos, e o seu acto pode configurar o crime de "instigação pública de um crime", previsto no artº 297º do CP. De facto, OSC poderá ter instigado o crime de "alteração violenta do Estado de Direito", previsto no artº 325º do CP, o qual no seu número 1 refere que "quem, por meio de violência ou ameaça de violência, tentar destruir, alterar ou subverter o Estado de direito constitucionalmente estabelecido, é punido com pena de três a doze anos".
.
Em memória das vítimas das FP-25 de Abril, do meu Pai, cuja história é narrada em pormenor no relatório das sevícias, e que foi um dos muitos que foram presos e seviciados sem que nunca tenha sido acusado de qualquer crime, em homenagem à instituição militar que não merece ser confundida com OSC e quejandos, a bem dos meus filhos que, espero, possam continuar a viver em liberdade, exijo que este assunto não fique esquecido.
.
Não me conformo com o encolher de ombros do procurador-geral da República. Se Portugal tinha alguma dívida com OSC, já a pagou muitas vezes. Agora, devia ser a hora de esse senhor se sentar no banco dos réus para, por uma vez, perceber que não é mais do que os outros portugueses. É, aliás, e a meu ver, bastante menos do que qualquer cidadão comum.

AONDE OS PASSOS DO COELHO FORAM PARAR!

Lixo


A Fitch decidiu cortar o ‘rating’ de Portugal em mais um nível (BB+), colocando o país na categoria de ‘lixo’. A agência de notação financeira deu mais um “murro no estômago” ao Pedro Passos Coelho