terça-feira, 26 de abril de 2011

UM POVO ROUBADO E HUMILHADO




HOJE

Portugal é o terceiro país com maior risco de bancarrota do mundo

Ganhe quem ganhar


"O "cabeça de lista" do PS nos Açores é Ricardo Rodrigues, cidadão que subtraiu dois gravadores a jornalistas da Sábado quando estes o questionaram sobre um caso de pedofilia em que foi mencionado e um caso de fraude em que foi arguido.

O "cabeça de lista" do PS na Guarda é Paulo Campos, o secretário de Estado que encomendou os chips das Scut à empresa gerida por um seu ex-assessor, que permitiu a dois assessores acumularem ilegalmente funções na administração da Fundação para as Comunicações Móveis e que nomeou para a administração dos CTT um amigalhaço acusado de falsificar a licenciatura (uma trivialidade, admito).

O "cabeça de lista"" do PS em Leiria é Basílio Horta, histórico (no sentido museológico) do velho CDS, "homem às direitas" das presidenciais de 1991 e dilecto funcionário do actual Governo numa influentíssima Agência para o Investimento e Comércio Externo.

O "cabeça de lista" do PS em Évora é Carlos Zorrinho, o ex-coordenador do Plano Tecnológico ouvido em Comissão de Inquérito pelos concursos de atribuição do poderoso computador Magalhães, o génio que o vento levou para as ventoinhas "renováveis" e o profeta que, em Janeiro último, garantia um futuro risonho para as nossas trocas comerciais com os países árabes.

E por aí fora, de Helena André (Aveiro) a Pedro Silva Pereira (Vila Real), sobre os quais a decência recomenda discrição absoluta.

À custa de figuras duvidosas, tristes serviçais e puro refugo, eis um retrato do descaramento. Mas se os comentadores próximos do PSD acertam ao alertar para a rematada baixeza dos primeiros candidatos socialistas (as segundas linhas incluem um ex-concorrente ao Big Brother), erram ao usá-la para, comparando-a, "justificar" por exemplo a escolha de Fernando Nobre, um desastre que nada justifica e quase nada permitia antecipar. Nem a miséria alheia legitima a própria nem ninguém prefere a miséria desconhecida à conhecida.

O eleitorado percebe que o PS é um prodígio de incompetência (e não só). O eleitorado gostaria de perceber que o PSD é outra coisa. Não se vê como. Em vez de, nas "listas" e no resto, se mostrar uma alternativa capaz à toleima dos últimos seis anos, tarefa ao alcance de uma couve-galega ou do Pato Donald, o PSD decidiu empenhar-se numa série de acções suicidas destinadas a provar que talvez não valha a pena arriscar a mudança. Não se trata de saltar da frigideira para o fogo: trata-se de saltar da frigideira para uma frigideira diferente, exercício cansativo e escusado.

Pelo menos é o que afirmam as sondagens, que súbita e previsivelmente colocaram PS e PSD no chamado empate técnico. Um sujeito que caísse hoje em Portugal, sobretudo se vindo de Plutão, julgaria que as "legislativas" prometem entusiástica disputa. Os sujeitos que cá vivem estão literalmente cansados de saber que a promessa é a inversa: salvo para os fanáticos, as eleições de Junho serão um acto de resignação colectiva, uma penosa corrida entre o bando responsável pela ruína pátria e o bando empenhado em tornar esse pormenor irrelevante. Ganhe quem ganhar, nós perdemos. Em larga medida, merecidamente."

ALBERTO GONÇALVES

Tuesday, 26 April 2011

PREÇO COMBUSTÍVEIS - Carta aberta de Capitão da Marinha Mercante

Estou a remeter-vos uma Carta Aberta de um Capitão da Marinha Mercante, identificado, e que sabe muito bem o que diz sobre a roubalheira dos combustíveis.

Sabemos que o primeiro "ladrão" é o Estado - não quer prescindir de maneira nenhuma do verdadeiro tesouro que é meter as mãos sem medida no bolso dos contribuintes - de todos nós - mas os cartéis dos combustíveis não ficam muito atrás. Pasmem-se meus Amigos!
.
CARTA ABERTA
Prezado Dr. Carlos Barbosa
Presidente da Direcção do Automóvel Club de Portugal
Lisboa, 9 Março 2011
.
ASSUNTO: O DESCARADO AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS TRÊS PERGUNTAS A FAZER ÀS GASOLINEIRAS
.
O elevado custo a que os combustíveis chegaram é um doloroso espinho na nossa economia.
Torna-se urgente removê-lo ou pelo menos evitar que se enterre mais, se a quisermos salvar de "morte certa".
O preço dos combustíveis assenta em quatro custos básicos:
1 - A matéria prima (ramas de petróleo)
2 - O transporte marítimo (frete)
3 - A refinação (transformação do crude nos produtos de consumo)
4 - A distribuição (armazenagem e colocação nas bombas)
Mas as nossas gasolineiras (Galp/BP/Repsol/Shell,etc.) parece só conhecer o primeiro ou escondem os restantes.
.
HÁ TRÊS PERGUNTAS URGENTES A FAZER
.
A primeira grande situação escandalosa do custo dos combustíveis, que abastecemos nas bombas, advêm do facto das gasolineiras, quando trocaram a compra da matéria prima proveniente dos portos do Golfo Pérsico, cerca der 15 dias de viagem, pela dos portos do Norte e do Oeste de África, cerca de 3 a 6 dias de viagem, nem um só cêntimo alguma vez baixaram seus preços! (Alguém soube de tal?) .

.
Por exemplo se os fretes estiverem a 1 dólar/tonelada/dia de viagem (para usar nºs simples pois o valor é superior) teremos que, no caso dum petroleiro de 100 mil toneladas, com aquela troca de origem resultaria:
De 100.000x1x15 = 1.500.000 dólares
Para 100.000x1x3ou6 = 300.000 ou 600.000 dólares
Uma redução fabulosa!
A pergunta que o ACP deve fazer:
.
QUEM BENEFICIOU COM ESTA REDUÇÃO DE FRETES?
.
A segunda grande situação escandalosa advêm do facto (pelo menos no momento actual) da escalada do custo das matérias primas se ter iniciado há menos de um mês e as gasolineiras já fizeram três aumentos.

.
O primeiro escândalo, nesta situação, é o facto de que todo o produto refinado, entregue na distribuição naquele período de tempo, foi primeiro adquirido nos mercados estrangeiros em "spot" a longo termo (talvez seis meses ou mais) com custos muito inferiores aos actuais), depois feito o afretamento dos navios petroleiros estrangeiros (que os não há portugueses) nos "brokers" internacionais, nem sempre de pronto disponíveis.

.

Depois realizam-se as viagens das origens daquela matéria, para os terminais de Sines e Leixões.
Seguiu-se o processo de tratamento e refinação, tancagem e distribuição. Tudo levando largas semanas senão meses até ao consumidor.
A pergunta a fazer é:
.
A QUE PREÇO PAGARAM AS GASOLINEIRAS AS RAMAS QUE SINES E LEIXÕES RECEBERAM NAS ÚLTIMAS SEMANAS?
.
A terceira situação escandalosa advêm do facto do petróleo bruto ali recebido, primeiro não ser todo proveniente do mesmo terminal de origem, fretes diferentes, depois não possuir as mesmas características (mais ou menos "light" ou mais ou menos betuminoso, etc.) de que resulta produtos refinados de diferente qualidade.
A pergunta a fazer é:
.
COMO É QUE TODAS AS GASOLINEIRAS CONSEGUEM, COM TAIS PARÂMETROS, FAZER O MESMO PREÇO DE VENDA E NO MESMO DIA?
.
A minha solicitação a meu prezado Presidente do ACP para que se coloquem estas questões às gasolineiras é porque a mim a elas não me respondem. Faço parte daqueles que "elas" consideram de "tansos pagantes", apesar de ter andado algumas dezenas de anos no transporte de hidrocarbonetos e viajado mais de um milhão de milhas em navios petroleiros por esse mundo fora do petróleo.
Como seria bom ler o que nos vão (se) responder...
.
E talvez com as respostas dadas o Sr. Ministro responsável pelos transportes saísse da meditação em que se encontra e nos ajudasse a resolver o assunto.
E com um muito saudar vos solicito minhas escusas.
.
Joaquim Ferreira da Silva - Sócio nº 3147
Capitão da Marinha Mercante (Reformado)
Membro da Secção de Transportes da Sociedade de Geografia de Lisboa.
.

REENVIEM TAL COMO EU O FIZ !!!

ESTRANHA FORMA DE VIDA...!!! OS SALVADORES DA NAÇÃO!

Estranha forma de democracia
Muitos têm falado a favor da nomeação de um governo de Salvação Nacional patrocinado pelo Silva de Boliqueime que vai fazendo de conta que conta para alguma coisa chamando, "para ouvir" a Belém tudo quanto é gente. Dos partidos aos independentes, dos banqueiros aos industriais, dos patrões aos sindicatos, e até uma coisa chamada de "Compromisso Portugal" que se costuma reunir lá para os lados do Beato quando lhes cheira a possibilidade de darem mais uma dentada nos dinheiros do Estado. Este compromisso, que sempre se preocupou mais com o aumentar os lucros que com o país vem agora armado em defensor de Portugal e também eles apelar a um governo de inspiração cavaquista que junte toda a direita, do Ps ao CDS, num enorme desígnio nacional. Isto, mesmo estando marcadas eleições para Junho, retirando todo o valor à vontade nela expressa pelos portugueses. Até mesmo esta Democracia de fachada que temos os parece incomodar e não me posso deixar de lembrar das palavras da Manuela Ferreira Leite quando nos propôs uma suspensão da democracia. Assim, valeria sempre mais a palavra de um qualquer grupo de "Vampiros", que ninguém escolheu ou passou procuração que a escolha de qualquer eleição.
Publicação: 26-04-2011 11:41 | Última actualização: 26-04-2011 14:15

EUA mantiveram centenas de inocentes presos em Guantanamo, revela Wikileaks

Os Estados Unidos mantiveram secretamente em Guantanamo centenas de inocentes durante anos, mas libertaram dezenas de presos de "alto risco", indicam novos documentos do Wikileaks divulgados pela imprensa estrangeira este fim de semana.



Especial
Wikileaks
Os documentos secretos revelados
Slideshow


Wikileaks, o que é?
Site fundado por Assange continua a abalar o Mundo com a divulgação de documentos confidenciais O 'site', que desde novembro entregou a vários jornais internacionais milhares de telegramas diplomáticos norte-americanos, entregou no domingo à noite documentos militares de 2002 a 2009 sobre 704 dos 779 homens que passaram pela prisão instalada na base naval de Guantanamo, em Cuba.

Segundo os documentos, publicados nomeadamente pelo El Pais (Espanha), The New York Times (EUA), Le Monde (França) e La Reppublica (Itália), pelo menos 150 detidos de Guantanamo estavam inocentes e 380 eram "soldados rasos" combatentes talibãs ou estrangeiros.

Alguns dos inocentes foram detidos com base em informações dadas por outros presos, considerados doentes mentais ou pouco fiáveis pelos próprios interrogadores, ou mesmo informações extorquidas através de tortura, segundo o New York Times.

Outros tinham o mesmo nome de indivíduos procurados, caso de um agricultor afegão que passou dois anos em Guantanamo por ter o mesmo nome que um comandante talibã.

Alguns dos documentos publicados pelo NYT explicam com pormenor a origem de tais erros. Os investigadores eram por exemplo instruídos para perseguir homens que usassem relógios Casio F91W, vulgares na altura mas que eram utilizados pela Al-Qaeda nos treinos de colocação de bombas.

A falta de documentos de viagem, a posse de uma calculadora ou o envolvimento numa obra de caridade eram igualmente considerados como sinais de atividade terrorista.

Cerca de 380 detidos foram rapidamente identificados como combatentes sem importância.

Segundo o jornal Le Monde, "numerosos menores viram-se em Guantanamo sem que tivessem qualquer relação com os talibãs".

Mas os exemplos opostos revelados pelos telegramas também são muitos. Um jovem afirmou repetidamente ter sido capturado no local errado à hora errada e convenceu disso os interrogadores, que mais tarde perceberam ter ordenado a libertação de Abdullah Mehsud, um extremista talibã que cometeu vários atentados depois de sair de Guantanamo.

Cerca de 200 detidos classificados como de "alto risco" por poderem constituir uma "ameaça futura para os Estados Unidos ou para interesses dos Estados Unidos" foram libertados ou extraditados para países terceiros numa altura em que Washington estava sob pressão para esvaziar a prisão, segundo o NYT.

A administração do Presidente Barack Obama lamentou a publicação "infeliz" destes documentos e afirmou ter "feito tudo o que podia para agir com o maior cuidado e o maior rigor na transferência de detidos de Guantanamo".

Segundo um documento, o "cérebro" dos atentados do 11 de setembro, Khalid Sheikh Mohammed, disse aos seus interrogadores que a Al-Qaida tinha escondido uma bomba nuclear na Europa que seria ativada se Usama bin Laden fosse morto ou detido.

A Al-Qaeda planeou recrutar funcionários do aeroporto londrino de Heathrow para um atentado e deitar cianeto nas condutas de ar de edifícios públicos nos Estados Unidos.

A prisão de Guantanamo tem nesta altura 172 detidos. O governo norte-americano espera repatriar ou transferir para países terceiros cerca de 100, julgar 33 por "crimes de guerra" e manter os restantes 48 detidos sem julgamento.

A Casa Branca reiterou, no início deste mês, o compromisso de encerrar a prisão, apesar de anunciar na mesma altura a intenção de ali julgar os cinco acusados dos atentados de 11 de setembro de 2001 e não num tribunal de direito comum em Nova Iorque, como inicialmente anunciado.
EUA mantiveram doentes mentais presos durante anos
26 de Abril, 2011


De acordo com documentos obtidos pelo Wikileaks e revelados pelo El País, cerca de 30 detidos em Guantánamo sofriam de doenças mentais e vários tentaram suicidar-se diversas vezes.

Os documentos que a organização de Julien Assange entregou ao jornal espanhol revelam que a relação entre os guardas e os prisioneiros eram marcadas pela violência e que os responsáveis pelos interrogatórios eram soldados obcecados por descobrir o paradeiro de Bin Laden.
Os documentos a que o El Pais teve acesso demonstram que 30 presos de Guantanamo sofriam de «doenças do foro psiquiátrico, transtornos de personalidade, depressões profundas», esquizofrenia e problemas de consumo de drogas. Apesar desses transtornos terem sido comprovadas por avaliação médica, os doentes permaneceram presos e impedidos de voltar aos países de origem durante anos.
Vários doentes mentais tentaram o suicídio enquanto se encontravam na prisão de alta segurança e três chegaram mesmo a consegui-lo.
O diário espanhol conclui que, mesmo em casos de doença extrema, a procura de informação foi sempre colocada acima da saúde dos indivíduos.
SOL

__________________________________________________


QUAL O MAIS FOLEIRO????