sexta-feira, 30 de maio de 2014

José Gomes Ferreira - «A Corrupção em Portugal

Metro sem travões de emergência para poupar 300 mil euros por ano




Metro sem travões de emergência para poupar 300 mil euros por ano (Renascença)

O Metro de Lisboa está há dois anos sem travões de emergência em nenhum dos seus comboios. Em causa está uma falha nos freios electromagnéticos que foi detectada em 2012 e que obrigou a que a empresa desactivasse este sistema de travagem.
7 mil milhões de euros: É este o valor que o BNP Paribas pode ter de pagar aos EUA
O banco francês pode enfrentar uma das maiores coimas de sempre no âmbito criminal nos Estados Unidos devido à alegada violação de sanções impostas a países como o Sudão, Irão e Cuba
T+
Publicado hoje às 07:24
AR/Censura: Governo enfrenta sexta moção de censura com chumbo garantido
Bloco de Esquerda e Verdes juntam-se ao PCP no voto favorável, PS indica ««posição convergente» para um voto a favor mas não impõe disciplina de voto. Maioria vota contra moção de censura.
O Governo enfrenta hoje a sexta moção de censura da legislatura, mas mais uma vez o documento tem 'chumbo' garantido com os votos contra da maioria PSD/CDS-PP.
Intitulada "Travar a política de exploração e empobrecimento - Construir uma política patriótica e de esquerda", a apresentação da moção de censura foi anunciada no domingo, pelo secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, na sequência do resultado das eleições europeias.
«Esta moção de censura traduz o sentimento popular de rejeição da política de direita e do Governo que a executa e corresponde à exigência de uma política patriótica e de esquerda, necessária a um futuro de progresso e desenvolvimento do país», lê-se no texto da moção de censura.
Com o voto contra da maioria garantido, as bancadas do BE e do PEV vão juntar-se aos comunistas no voto favorável.

Metro de Lisboa está há dois anos sem travões de emergência

O Metropolitano de Lisboa circula há dois anos sem travões de emergência, além de que, entre as 12:00 e as 17:00 horas, não tem rondas de segurança. A denúncia é feita na edição desta sexta-feira do diário “i”, acrescentando que nem sequer os exames psicológicos aos maquinistas impostos pela legislação comunitária têm sido feitos

Posted: 29 May 2014 08:03 PM PDT
Dilma Rousseff decide modificar o sistema brasileiro de governo. Desistiu da Assembleia Constituinte para a reforma política. 
Até a mídia fala abertamente que se trata de um golpe do PT!

É o fim do Brasil!

Confira os artigos de dois veículos de comunicação...

Atenção, leitores!

Seus direitos, neste exato momento, estão sendo roubados, solapados, diminuídos. A menos que você seja um membro do MTST, do MST, de uma dessas siglas que optaram pela truculência como forma de expressão política.

De mansinho, o PT e a presidente Dilma Rousseff resolveram instalar no país a ditadura petista por decreto. Leiam o conteúdo do decreto 8.243, de 23 de maio deste ano, que cria uma tal “Política Nacional de Participação Social” e um certo “Sistema Nacional de Participação Social”. O Estadão escreve nesta quinta um excelente editorial a respeito. Trata-se de um texto escandalosamente inconstitucional, que afronta o fundamento da igualdade perante a lei, que fere o princípio da representação democrática e cria uma categoria de aristocratas com poderes acima dos outros cidadãos: a dos membros de “movimentos sociais”.

O que faz o decreto da digníssima presidente? Em primeiro lugar, define o que é “sociedade civil” em vários incisos do Artigo 2º. Logo o inciso I é uma graça, a saber: “I – sociedade civil – o cidadão, os coletivos, os movimentos sociais institucionalizados ou não institucionalizados, suas redes e suas organizações”.

Pronto! Cabe qualquer coisa aí. Afinal, convenham: tudo aquilo que não é institucional é, por natureza, não institucional. Em seguida, o texto da Soberana estabelece que “todos os órgãos da administração pública direta ou indireta” contarão, em seus conselhos, com representantes dessa tal sociedade civil — que, como já vimos, será tudo aquilo que o governo de turno decidir que é… sociedade civil

Todos os órgãos da gestão pública, incluindo agências reguladoras, por exemplo, estariam submetidos aos tais movimentos sociais — que, de resto, sabemos, são controlados pelo PT. Ao estabelecer em lei a sua participação na administração pública, os petistas querem se eternizar no poder, ganhem ou percam as eleições.

Isso que a presidente está chamando de “sistema de participação” é, na verdade, um sistema de tutela. Parte do princípio antidemocrático de que aqueles que participam dos ditos movimentos sociais são mais cidadãos do que os que não participam. Criam-se, com esse texto, duas categorias de brasileiros: os que têm direito de participar da vida púbica e os que não têm. Alguém dirá: “Ora, basta integrar um movimento social”. Mas isso implicará, necessariamente, ter de se vincular a um partido político.

A Constituição brasileira assegura o direito à livre manifestação e consagra a forma da democracia representativa: por meio de eleições livres, que escolhem o Parlamento. O que Dilma está fazendo, por decreto, é criar uma outra categoria de representação, que não passa pelo processo eletivo. Trata-se de uma iniciativa que busca corroer por dentro o regime democrático.

O PT está tentando consolidar um comissariado à moda soviética. Trata-se de um golpe institucional. Será um escândalo se a Ordem dos Advogados do Brasil não recorrer ao Supremo contra essa excrescência. Com esse decreto, os petistas querem, finalmente, tornar obsoletas as eleições. O texto segue o melhor padrão da ditadura venezuelana e das protoditaduras de Bolívia, Equador e Nicarágua. Afinal, na América Latina, hoje em dia, os golpes são dados pelas esquerdas, pela via aparentemente legal.

Inconformado com a democracia, o PT quer agora extingui-la por decreto.

Por Reinaldo Azevedo

A seguir, editorial do Estadão:

A presidente Dilma Rousseff quer modificar o sistema brasileiro de governo. Desistiu da Assembleia Constituinte para a reforma política - ideia nascida de supetão ante as manifestações de junho passado e que felizmente nem chegou a sair do casulo - e agora tenta por decreto mudar a ordem constitucional. O Decreto 8.243, de 23 de maio de 2014, que cria a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS), é um conjunto de barbaridades jurídicas, ainda que possa soar, numa leitura desatenta, como uma resposta aos difusos anseios das ruas. Na realidade é o mais puro oportunismo, aproveitando os ventos do momento para impor velhas pretensões do PT, sempre rejeitadas pela Nação, a respeito do que membros desse partido entendem que deva ser uma democracia.

A fórmula não é muito original. O decreto cria um sistema para que a "sociedade civil" participe diretamente em "todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta", e também nas agências reguladoras, através de conselhos, comissões, conferências, ouvidorias, mesas de diálogo, etc. Tudo isso tem, segundo o decreto, o objetivo de "consolidar a participação social como método de governo". Ora, a participação social numa democracia representativa se dá através dos seus representantes no Congresso, legitimamente eleitos. O que se vê é que a companheira Dilma não concorda com o sistema representativo brasileiro, definido pela Assembleia Constituinte de 1988, e quer, por decreto, instituir outra fonte de poder: a "participação direta".

Não se trata de um ato ingênuo, como se a Presidência da República tivesse descoberto uma nova forma de fazer democracia, mais aberta e menos "burocrática". O Decreto 8.243, apesar das suas palavras de efeito, tem - isso sim - um efeito profundamente antidemocrático. Ele fere o princípio básico da igualdade democrática ("uma pessoa, um voto") ao propiciar que alguns determinados cidadãos, aqueles que são politicamente alinhados a uma ideia, sejam mais ouvidos.

A participação em movimentos sociais, em si legítima, não pode significar um aumento do poder político institucional, que é o que em outras palavras estabelece o tal decreto. Institucionaliza-se assim a desigualdade, especialmente quando o Partido (leia-se, o Governo) subvenciona e controla esses "movimentos sociais".

O grande desafio da democracia - e, ao mesmo tempo, o grande mérito da democracia representativa - é dar voz a todos os cidadãos, com independência da sua atuação e do seu grau de conscientização. Não há cidadãos de primeira e de segunda categoria, discriminação que por decreto a presidente Dilma Rousseff pretende instituir, ao criar canais específicos para que uns sejam mais ouvidos do que outros. Ou ela acha que a maioria dos brasileiros, que trabalha a semana inteira, terá tempo para participar de todas essas audiências, comissões, conselhos e mesas de diálogo?

Ao longo do decreto fica explícito o sofisma que o sustenta: a ideia de que os "movimentos sociais" são a mais pura manifestação da democracia. A História mostra o contrário. Onde não há a institucionalização do poder, há a institucionalização da lei do mais forte. Por isso, o Estado Democrático de Direito significou um enorme passo civilizatório, ao institucionalizar no voto individual e secreto a origem do poder estatal. Quando se criam canais paralelos de poder, não legitimados pelas urnas, inverte-se a lógica do sistema. No mínimo, a companheira Dilma e os seus amigos precisariam para esse novo arranjo de uma nova Constituição, que já não seria democrática. No entanto, tiveram o descaramento de fazê-lo por decreto.

Querem reprisar o engodo totalitário, vendendo um mundo romântico, mas entregando o mais frio e cinzento dos mundos, onde uns poucos pretendem dominar muitos. Em resumo: é mais um ato inconstitucional da presidente Dilma. Que o Congresso esteja atento - não apenas o STF, para declarar a inconstitucionalidade do decreto -, já que a mensagem subliminar em toda essa história é a de que o Poder Legislativo é dispensável.
Posted: 28 May 2014 08:26 PM PDT
Vale lembrar que também estão querendo impor ENSINO OBRIGATÓRIO DO ISLAMISMO NO BRASIL!

Deputados aprovam acordo que isenta passaporte diplomático de visto para o Irã

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira o acordo entre Brasil e Irã que isenta de visto os portadores de passaportes diplomáticos. A medida está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1411/13.

A proposta será encaminhada ao Senado.

Conforme o Decreto 1983/96, que aprova o regulamento de documentos de viagem, os passaportes diplomáticos podem ser concedidos:
- ao presidente da República, ao vice-presidente e aos ex-presidentes da República;
- aos ministros de Estado, aos ocupantes de cargos de natureza especial e aos titulares de secretarias vinculadas à Presidência da República;
- aos governadores dos estados e do Distrito Federal;
- aos funcionários da carreira de diplomata, em atividade e aposentados, de oficial de chancelaria e aos vice-cônsules em exercício;
- aos correios diplomáticos;
- aos adidos credenciados pelo Ministério das Relações Exteriores;
- aos militares a serviço em missões da Organização das Nações Unidas e de outros organismos internacionais, a critério do Ministério das Relações Exteriores;
- aos chefes de missões diplomáticas especiais e aos chefes de delegações em reuniões de caráter diplomático, desde que designados por decreto;
- aos membros do Congresso Nacional;
- aos ministros do Supremo Tribunal Federal, dos tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União;
- ao procurador-geral da República e aos subprocuradores-gerais do Ministério Público Federal; e
- aos juízes brasileiros em Tribunais Internacionais Judiciais ou Tribunais Internacionais Arbitrais.

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/468075-DEPUTADOS-APROVAM-ACORDO-QUE-ISENTA-PASSAPORTE-DIPLOMATICO-DE-VISTO-PARA-O-IRA.html

Via: https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro
Bruno sobre Vieira: "Fartei-me de rir"
Dirigente reforça que rival disse que "é importante ter pessoas nos lugares certos".

Bárbara apaixonada por 'ex' de Liliana Campos
Apresentadora mantém relação discreta
Dentista assassinada pelo marido
Luana Camargo, 28 anos, pediu divórcio e saiu de casa. Ontem, Marcos matou-a à facada e foi beber um café.
Filha do 'Palito': "O meu pai devia ter sido preso há seis meses"
Filha de Manuel Baltazar ainda está a recuperar. A prisão de 'Palito' deixou-a aliviada, mas a revolta é evidente. "A Justiça falhou", desabafa.

Últimas
Morre apedrejada por escolher outro marido
O pai da jovem paquistanesa era um dos 20 homens que a apedrejou até à morte.

Últimas
Esfaqueou dez vezes uma mulher em Albufeira
Violência envolve cidadãos britânicos
Abusada 5 anos em casa da ama
Menina, de 11 anos, seria atacada desde os seis. Suspeito, de 59 anos, é marido da ama.
Pedir autógrafos a CR7 pode dar despedimento
Meter conversa ou tirar uma selfie pode sair caro aos trabalhadores da unidade hoteleira.
Granada fere cinco militares em Santa Margarida
Explosão em área militar.
Turista atacada com dez facadas
Jovem de 22 anos conheceu britânica, de 40, e levou-a de madrugada para a casa onde vive com os avós. Esfaqueou-a e perseguiu-a pela rua, seminu.
Exclusivo CM
"A GNR passou três vezes por mim"
'Palito' conta pormenores da sua fuga