terça-feira, 16 de agosto de 2011

SOMALIA




Somália: as reais causas da fome


Há 20 anos a Somália se vê envolvida em uma "guerra civil", em meio à destruição de suas economias tanto rural quanto urbana.

O país enfrenta agora uma fome generalizada. De acordo com as últimas informações, dezenas de milhares de pessoas morreram de desnutrição nos últimos meses. As vidas de milhões de pessoas estão ameaçadas.

A mídia hegemônica atribui a fome casualmente a uma forte seca sem examinar questões de fundo.

Uma atmosfera de "ilegalidade, brigas de gangues e anarquia" também é apontada como uma das maiores causas por detrás da fome.

Mas quem está por trás da ilegalidade e dos gangues armados?

A Somália é categorizada como um "estado falido", um país sem governo.

Mas como ela se tornou um "estado falido"? Há ampla evidência de intervenção estrangeira, assim como apoio às milícias armadas. Criar "estados falidos" faz parte da política externa dos EUA. É parte de sua agenda de inteligência militar.

De acordo com a ONU, a situação de fome prevalece em Bakool e Shabelle, áreas parcialmente controladas pela Al Shahab, uma milícia jihadista afiliada à Al Qaeda.

Tanto a ONU quanto a administração Obama acusaram a Al Shahab de impor uma "proibição de agências de ajuda estrangeiras em seus territórios em 2009". O que as notícias não mencionam, no entanto, é que a Jarakat al-Shabaab al-Mujahideen (HSM) ("Movimento da Juventude em Luta") foi fundada pela Arábia Saudita e financiada por agências de inteligência ocidentais.

O suporte ocidental de milícias islâmicas é parte de um padrão histórico mais amplo de suporte a organizações jihadistas e afiliadas à Al Qaeda em vários países, incluindo, mais recentemente, a Líbia e a Síria.

A grande questão é: que forças externas precipitaram a destruição do Estado Somali no início da década de 1990?

A Somália foi autosuficiente em alimentos até o final dos anos 1970 apesar de recorrentes secas. No início da década de 1980, sua economia nacional foi desestabilizada e a agricultura alimentar destruída.

O processo de desarticulação econômica precedeu a guerra civil em 1991. O caos econômico e social resultante da "economia de recuperação" do FMI preparou o terreno para a guerra civil financiada pelos EUA.

Todo um país com uma rica história de comércio e desenvolvimento econômico foi transformado em um mero território.

Ironicamente, este território possui uma significante reserva de petróleo. Quatro gigantes petroleiras estadunidenses já estavam alertas antes mesmo do começo da guerra civil em 1991.

O início dos anos 1980 foi um ponto decisivo.

O programa de ajuste estrutural do FMI e do Banco Mundial foi imposto na África subsaariana. As fomes recorrentes de 1980 e 1990 são em grande parte as consequências da "economia de recuperação" do FMI e do Banco Mundial.

Na Somália, dez anos de economia de recuperação do FMI jogaram o país numa economia desarticulada e no caos.

No final dos anos 1980, depois de recorrentes "medidas de austeridade" impostas pelo consenso de Washington, os salários no setor público caíram a três dólares mensais.

Tradução e edição de Glauber Ataide

Fonte: Global Reserach

D S K


a.

16:51 | 2011-08-16


Exame médico confirma violação de DSK


Home»Notícias»Internacional»Exame médico confirma violação de DSK

O exame médico a Nafissatou Diallo diz que a camareira foi violada. Segundo o L'Express, que teve acesso ao relatório, os médicos confirmam a agressão sexual por parte de Dominique Strauss-Kahn.

O exame médico efectuado à empregada de hotel que diz ter sido violada por DSK confirma a agressão sexual, avança o L'Express.

"Diagnóstico: Agressão. Causa das lesões: agressão, violação", indica o documento.

Nafissatou Diallo chegou ao hospital de ambulância, acompanhada de um polícia, às urgências do hospital St Luke's Roosevelt de Manhattan, no dia da agressão.

Recorde-se que Dominique Strauss-Kahn foi afastado do cargo de director-geral do FMI após a denúncia de tentativa de violação.

NC

Camareira que acusou Strauss-Kahn foi estuprada, diz relatório médico

A camareira do hotel Sofitel de Nova York que acusou de abuso sexual o ex-diretor do Fundo Monetário Internacional Dominique Strauss-Kahn foi vítima de estupro, apontam os médicos que a atenderam naquele dia, revela nesta terça-feira a revista francesa "L''Express".

Médicos do hospital St. Luke''s Roosevelt de Manhattan examinaram Nafisatou Diallo no dia 14 de maio, no dia da suposta agressão, e conforme relatório elaborado a mulher sofria de diversos ferimentos causados pelo estupro.

"Diagnóstico: agressão. Causa dos ferimentos: agressão e estupro", indicam as conclusões do relatório divulgadas pelo "L''Express", no qual acrescenta que Diallo chegou ao hospital de ambulância, embora fosse capaz de caminhar sozinha. Ela estava acompanhada de um policial.

O relatório aponta para a declaração dos profissionais de saúde que a atenderam, segundo o qual a camareira do hotel dizia ter sido vítima de abuso sexual. Chorando, Diallo contou aos médicos detalhes da agressão.

Na última página do relatório, o médico descreve a área vaginal da paciente, onde aponta traumatismo na parte posterior, além de indicar que a região estava avermelhada.

O advogado de Diallo, Kenneth Thompson, expressa em entrevista concedida a "L''Express" sua convicção de que sua cliente sofreu abuso sexual, e sua surpresa pelo fato da Promotoria, embora tenha abordado esses dados no início da investigação, não concedeu maior peso.

Segundo o advogado, "não existe" a conversa publicada na imprensa na qual supostamente a mulher falou com um amigo preso por tráfico de maconha e falou com ele sobre os benefícios que poderia tirar do julgamento contra Strauss-Kahn, o que deu a entender que conhecia a identidade do então dirigente do FMI.

"Um homem que não conheço me agrediu e tentou tirar minha roupa. Brigamos fisicamente. Fui ao hospital e o detiveram", conta Thompson sobre o que aparece na gravação, com a qual tenta defender a credibilidade de sua cliente.

Strauss-Kahn: Relatório médico confirma que acusadora sofreu violação - imprensa

Lusa

17:20 Terça feira, 16 de agosto de 2011


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/strauss-kahn-relatorio-medico-confirma-que-acusadora-sofreu-violacao-imprensa=f668292#ixzz1VDKC33qB

Paris, 16 ago (Lusa) - Um exame médico à empregada de quarto que acusou de agressão sexual o ex-diretor do FMI Dominique Strauss-Kahn confirma que foi violada, noticia hoje a revista francesa L'Express, citando um relatório de um hospital nova-iorquino.

Segundo o documento citado pela L'Express, a "causa dos ferimentos" apresentados por Nafissatou Diallo era "agressão, violação".

O ex-diretor do FMI, que se diz inocente, é acusado de vários crimes por alegadamente ter tentado violar Diallo num hotel de Nova Iorque.


Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/strauss-kahn-relatorio-medico-confirma-que-acusadora-sofreu-violacao-imprensa=f668292#ixzz1VDKJrp2t

OS "BICHOS" TAMBEM TÊM DIREITO AOS DIREITOS HUMANOS???

A EUROPA A UNIDA NO PAPEL...MAS NOS TOMATES E NAS MAÇÃS É QUE NÃO!



A FACE DA DEMOCRACIA

Crise motiva 800 baixas médicas por dia

Inserido em 16-08-2011 10:47


Depressão e esquemas para não perder subsídio de desemprego fazem aumentar o número.

A crise está a fazer disparar as baixas médicas. Só durante o mês de Junho mais de 24 mil portugueses meteram baixa médica, uma média superior a 800 casos por dia, revelam dados do Ministério da Solidariedade e Segurança Social.

No total, mais de 117 mil trabalhadores estavam de baixa em Junho, avança o jornal “Correio da Manhã”.


As medidas de austeridade do novo Governo, combinadas com a ameaça de perder o posto de trabalho, numa altura em que a taxa de desemprego bate recordes e vai continuar a subir, tem provocado um pico do número de trabalhadores que metem baixa por depressão.


Também se tem verificado um aumento nas baixas médias para não se perder o subsídio de desemprego. Segundo o jornal, há desempregados que, para evitarem as acções de formação obrigatórias ou um trabalho, conseguem meter baixa. Sem a justificação médica, perderiam o subsídio.

AS COISAS POR TIMOR PARECE QUE NÃO CORREM PELO MELHOR...!!!

Timor-Leste

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Um polícia morto e outro gravemente ferido em confrontos entre jovens no sul do país

publicado 02:41 16 agosto '11

Um membro da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) morreu e outro ficou gravemente ferido domingo na sequência de confrontos entre grupos de jovens em Tashslini, no distrito de Covalima, no sul do país.

Um polícia morto e outro gravemente ferido em confrontos entre jovens no sul do país


Segundo o comandante dos Serviços de Investigação Criminal da PNTL, superintendente Calistro Gonzaga, citado pelo jornal timorense Diário, naquele "confronto não morreu só um membro da PNTL, mas também ficou ferido com gravidade um outro elemento da polícia".

O comandante dos Serviços de Investigação Criminal salientou que o elemento da polícia ferido está a receber tratamento no hospital de Díli.




TÃO MEU AMIGO...E MESMO ASSIM O GAJO QUERIA VIGARIZAR-ME?




ASSIM, O ÁRBITO AGREDIDO NO COLOMBO...NÃO ESTÁ SÓ



Mãe pede prisão para filho ladrão

Na freguesia de Travanca, em Santa Maria da Feira, todos conhecem Rui Silva pela sua ligação ao crime. No último fim-de-semana voltou a ser identificado pela PSP após mais um assalto. Dias antes, a GNR também o tinha apanhado a roubar um estaleiro. Foi sempre libertado.

*

Por:Francisco Manuel





"Estou desesperada e só peço que alguém faça alguma coisa. Se continua assim prefiro vê-lo preso", afirma a mãe de Rui, Rosa Gomes, de 52 anos, que vive com a vergonha de ter de enfrentar os vizinhos, todos vítimas do filho.


Aos 30 anos, Rui, pai de um menino de três, persiste numa vida de crime e droga e até a mãe já foi assaltada. "Roubou-me a carteira com mais de 400 euros e várias peças de ouro", conta Rosa Gomes. "Depois disso, vendi tudo o que tinha de valor para não me roubar mais nada. Nem a instalação eléctrica do pátio escapou", afirma Rosa.

Rui já esteve num programa de metadona, mas abandonou--o. "Trazia os medicamentos para casa e vendia-os aos amigos. Depois consumia heroína e cocaína", diz a companheira Ana Luísa, de 23 anos. Ao CM, Rui admitiu ter participado em vários furtos, mas diz que nos últimos dias foi agredido pela GNR. Conta também que já foi condenado a penas suspensas, multas e até trabalho comunitário. Que também não cumpriu. "Vou mudar", diz Rui, mas a mãe não acredita

PRENDÊ-LO? PARA QUÊ? AINDA VAI ROUBAR AS TORNEIRAS DA PRISÃO. COITAINHO AINDA SE QUEIXA DA GNR.