sábado, 7 de julho de 2012

Cerimónia de Homenagem aos Combatentes

Debate político televisivo versus reality show

Filed under: Ambiente,Cultura,Educação,Energia,Humor,Internacional,Médio Oriente,Media,Política,Saúde,Videos — ruicarmo @ 01:30

A troca de ideias é emotiva. A tensão é crescente, um sapato é atirado, os móveis parecem robustos e o revólver ganha a força de argumento. A Mossad está envolvida.

Licenciatura de Relvas coloca em causa reputação de ex-alunos da Lusófona

Licenciatura de Relvas coloca em causa reputação de ex-alunos da Lusófona
legenda da imagem
GOV

O caso da licenciatura de Miguel Relvas na Universidade Lusófona está a indignar os ex-alunos daquela instituição. Alegando que esta polémica está a pôr em causa as suas reputações, o movimento a que chamaram de “Verdade Académica” quer explicações da administração e da reitoria daquela Universidade sobre as condições em que o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares obteve a licenciatura.

AS TECLAS DO DR. JOSÉ MARIA MARTINS


Licenciaturas de "caca" - Uma vergonha. António José Seguro como obteve a licenciatura?

Creio que os portugueses têm o direito de saber como obteve António José Seguro a licenciatura que diz possuir.
Parece claro que gestão de empresas era díficil para ele e não conseguiu.
.
E ainda mais evidente se afigura que terá escolhido "Relações Internacionais " por ser licenciatura de papel e lápis. Umas tretas de conversa e já está.
.
Toda esta situação recente também evidencia a bagunçada, a falta de qualidade de certos protagonistas políticos - que depois decidem a vida dos portugueses - que têm QI baixo, muito baixo e que subiram através de esquemas.
.
No estrangeiro tudo isto é conhecido. O "chico espertismo", o esquema, os amigos, o avental da Maçonaria e as solidariedades decorrentes levaram para a ribalta individuos sem qualidade, sem inteligência para fazerem o que os demais fazem: Obter licenciaturas com esforço , dedicação, sofrimento das famílias.
.
Parece que temos para aí uma Universidade que entrega licenciaturas como antes alguns padres entregavam - pagos a peso de ouro - entradas para o Céu!
.
António José Seguro deve disponibilizar o acesso da sua licenciatura como o Primeiro Ministro disponibilizou o acesso à sua.
.
Depois das últimas revelações percebe-se melhor porque José Sócrates passou, quase, incólome depois da denúncia da sua "licenciatura".
Muitos outros fizeram quase o mesmo.
Tudo gente boa....
.
E o que pensará Cavaco Silva?
Como é que o Presidente da República vê esta bagunçada, esta vigarice pegada, quando os portugueses vivem horas de amargura e Portugal está num beco - "quase" - sem saída?
.
Eu tenho muita confiança em Passos Coelho e estou em crer que ele fará o que se impõe, designadamente acabar com a entrega de licenciaturas de "farinha amparo" na Universidade Lusófona, e a necessária remodelação governamental.
.
É preferível afrontar alguns bãrões que perder o País, que caminhar para o abismo, para o descrédito e para a vitória do PS daqui a pouco tempo, pois o actual governo será paulatinamente enfraquecido, precisamente pelos que são os culpados da situação a que chegamos.
josé maria martins

Apontamento semanal do PNR | 6 de Julho

Posted: 06 Jul 2012 10:14 AM PDT

> FORÇAS ARMADAS < > Parabéns aos Comandos. Fez na semana passada 50 anos de vida, uma das forças mais emblemáticas das Forças Armadas Portuguesas, com honrosos serviços prestados na Guerra do Ultramar e noutros teatros de operações internacionais. A eles, o nosso reconhecido agradecimento e felicitações pelo meio século de vida. Agradecemos-lhes também, e ao seu Comandante, Jaime Neves, pelo 25 de Novembro, que pôs fim ao PREC. > ECONOMIA < > Sobe, sobe, dívida, sobe… O défice orçamental no primeiro trimestre agravou-se para 7,9 por cento do PIB, ficando acima da meta de 4,5 por cento prevista para o final do ano e acima dos 7,5 por cento verificados em igual período de 2011. E o pior é que isto não tem tendência a melhorar, nem em Portugal, nem na maioria dos países europeus, já que seguem pelo mesmo caminho. As causas disto, bem as conhecemos: anos e anos de desmantelamento dos sectores primários e secundários da economia, dinheiro dos contribuintes mal gasto,...
REVOLUCIONÁRIO descoberta: o fitoplâncton marinho cura do câncer, diabetes e outras doenças ..
por lahoradedespertar

-

Esta é uma descoberta nova e surpreendente que não só restaurar a esperança a dezenas de milhões de seres humanos, mas também devolvê-los a saúde e, portanto, vida.



Fitoplâncton marinho



Tom Harper

Esta descoberta surgiu a partir da intuição de um homem bom, Tom Harper, que quase ter desistido por causa de seu câncer e supostamente e de acordo com os médicos que trataram dele e da ciência médica era "incurável". Este é um grande avanço no tratamento e não apenas do câncer, mas muitas outras doenças classificadas como degenerativas e "incurável", e desde que esta descoberta é muito recente, mal começado a investigar e descobrir os benefícios esta vontade no campo da saúde e controle de doenças, mas vendo os primeiros resultados e benefícios desta terapia não é difícil adivinhar que este tratamento vai significar um avanço incrível e fantástico no campo da saúde e da medicina em geral, mas também um golpe para a indústria farmacêutica que só se preocupam com os doentes crónicos que apertar os bolsos até que eles não morrem vítimas apenas doenças, mas também seus ppropias causados ​​pela medicação em si tóxico e perigoso para os sujeito, tal como a quimioterapia, radioterapia, etc etc etc



O mar fonte inesgotável de saúde

Ultimamente tem sido bastante extensa relatórios nos meios de comunicação alternativos na internet, principalmente, os maravilhosos efeitos sobre a saúde do consumo da água do mar, soro cura grande, que é milhares e milhares de doenças que a ciência não era oficial capaz de curar, e eu convido o leitor a escrever em seus favoritos de busca tratamentos de doenças do motor com água do mar, mas aqui vamos deixar alguns links sobre essa descoberta de valor inestimável que se a memória não me falha devemos ao Dr. René Quinton , e cuja terapia foi abandonado no esquecimento tão certo e não por iniciativa da própria indústria farmafiosa, agora a fazer o mesmo censura e proibição baratos, os tratamentos eficazes para Justamente por isso, por ser barato e não muito rentável, porque é difícil entender que a boa saúde é um negócio ruim e uma dificuldade para um bando de gangsters psicopatócratas.

Conheça a incrível história comovente e de Tom Harper um homem que sobreviveu graças a sua descoberta impensável "casual" em sua fazenda.

O Milagre de Tom Harper com fitoplâncton marinho





O que é o fitoplâncton.



-



Um oceano de vida


Informações relacionadas:

-


O plasma marinho de René Quinton isotônico. Reivindicação do grande benfeitor e sua descoberta portentosa, criminalmente silenciado e escondido pela Indústria de Morte

Benefícios da água do mar no programa TV3 Thalassa, não perca! Saúde está fazendo isso.

AQUÁRIO ¿, Gatorade ou água do mar com STEVIA? ou como podemos fazer nossas próprias bebidas esportivas sem ter que recorrer a bebidas artificiais repletos de aditivos

-

Ooooooooo ....

-

lahoradedespertar | 06/07/2012 às 17:26 | Tags: 2012, 7 UP, AMA, fertilizantes, paracetamol, acidulantes, aditivos químicos, aditivos, venenosas, aditivos alimentares tóxicos, ADITIVOS VENENOSAS LEGAL, DNA, agência de medicamentos, agricultura , AGRICULTURA, água do mar, água fluoretada, água do mar, alcalinidade, albumina, Alexander Backman, alimentação e saúde, alimentos contaminados, alimentação saudável, alimentos acidificantes, alcalinizantes alimentos, alimentos alcalinos, alimentos ácidos, alimentos, tais como armas, comida saudável, Alimentação Saudável, alimento tóxico, AMA, amygdalin, androginia, Angélica Costa Correa, animais, antibióticos proibidos, anticancerígeno, anti-histamínicos, Paz Antonio Romo, AQUARIUS, arsênico, ASMA, Associação Nacional para a Segurança Genética da Rússia, aspartame, Auschwitz, o autismo, B-glicosidase, B17, bactérias, os bancos, estes, a BASF, Bayer, do BCE, água do mar potável, refrigerantes, bebidas isotônicas artificiais, refrigerantes ecológicos bebidas tóxicas, os benefícios da água do mar, benzaldeído, Bill Gates, billgates, BIOBAC, bioquímica, Bisfenol A, BSCH, C. M. Bongiovanni, CACER, a qualidade do esperma, CANCIDAS, Carl Krauch, carne de frango contaminada, CANCER, citros, IVF Center das Astúrias, Champix, Charente, chemtrails, CHENTRAILS, cianeto, ciência, ciência e Technology Research, clorito de sódio , cloreto de sódio, Bilderbergers, CocaCola, Codex Alimentarius, colite, corantes de alimentos adulterados, junk food, CONSERVANTES, Conspiração, Conspiração, conspiração, controle de natalidade, controle populacional, lapoblación, controle de multidão, crimes contra a CURE humanidade, David Rockefeller, DENGUE, Departamento de Biologia da Universidade Autônoma de Madrid, DIREITOS HUMANOS, o despovoamento, diabetes, difteria, dióxido de cloro, Discovery Health, DNA, Burzynsk Doctor, Doctor George W. Crile, Dow, Dr, Dr. Alfredo Ruiz, Dr. Angel Gracia, Feydoon Dr. Batmanghelidj, Dr. Julius Levine, Dr. M. D. Hughes, Dr. Maurice Hilleman, Dr. Norio Ogata, Dr. Stewart M. Jones, Dr. Takashi Shibata, Dr. Theodore A. Baroody, Dra. Eva Serra, DTaP, E-950, ECOLOGIA, ecológico e ambiental, Economia, Edward G.Griffin, EUA, exercício, o plasma marinho de René Quinton isotônico. Reivindicação do grande benfeitor e sua descoberta portentosa, doença, doença, doenças virais, sêmen, esperma, espessantes, esqualeno, esterilidade, estéril, estévia, o estrogênio, a eugenia, Eustace Mullins, a exposição a substâncias nocivas, FANTA, farmacêutico, farmácia, farmacologia, FARMAFIA, FARMAFIAS, drogas tóxicas, FDA, FDA / CDC, FED, Federal Reserve System, feminilizar, fenoxietanol, fibromialgia, FEBRE AMARELA, finoxietanol, fitoplâncton, flúor, flúor na dieta, sexo, flexibilidade fluroquinolones, FMI, formaldehéido, formaldeído , fosfato de alumínio, a fragmentação do DNA, a fragmentação, o esperma, França, França, Fritz ter Meer, frutose, Fukushima, Rockefeller Foundation, Gardasil, GATORADE, gelatina, GENOCÍDIO, MSG, OGM, GMS, GRIPE A batalha dos sexos, HAARP e Haemophilusinfluenzae tipo B, Henrry Kissinger, Henrry Kissinguer, Hepatite B, Hepatite C, herbicidas, herpes, Herry Kissinger, Hib, hidróxido de alumínio, HITLER, HIV, Hoechst, holocausto, Homo toxicus, homossexualização, FUNGOS, hormônios femininos, os hormônios femininos em alimentos, Hospital das Clínicas da Região dos Lagos, Hospital do Monte Tabor, http://aguademar.us, http://www.migueljara.com/~~HEAD=NNS, DIREITOS HUMANOS, IG Farben, Illuminati, Illuminati, falha reprodutiva, farmacêutica, química, infecção, infertilidade, INFERTILIZACIÓN, o relatório, a Iron Mountain, IMUNE, insalubre, Instituto Pasteur, INTERNET, IPV, Jaime Gosálvez, JAMES HUMILDE, JOSEP PAIMES, JOSEP Pamies, kabala, Kas, khazares, Krush, colapsos qualidade do sêmen, hora de acordar, WAKE UP hora da verdade o Libertará, Laboratórios Lilly, Laetrile, alimentos máfia, o milho transgênico, desnutrição, má qualidade dos espermatozóides, a malária, malformação congênita, a manipulação, manipulação genética, MANIPULAÇÃO, ABATE DE ALIMENTOS, ALVENARIA, Mateus 10:26, drogas tóxicas, drogas venenosas, Medicina, Medicina Alternativa, Medicina, Melinda Gates, Memorando 200, Merck, mercúrio, Miguel Jara, MMS, modificação DNA, Monsanto, Monster, o movimento gay, Murder by Injection, mutação genética, natureza, NaturalNews, natureza, Nature News, Nestea, NOVA ORDEM MUNDIAL NOVA ORDEM MUNDIAL, OGM, GMO, OMS, Organização organismos geneticamente modificados, Saúde, otite, Otto Heinrich Warburg, o oxigênio, a malária, pandemia, parasitas, Caxumba, PCB, Pepsi, hormonados perfumes, periodontite, pesticidas, Pfizer, PFOAM, o pH do sangue, ftalatos, PLANTAS PIERREA, grey goo, Planned Parenthood, CURA, PLANTAS Plantas Medicinais, PROIBIDO, plantas saudáveis, plasma isotônica, Plasma oceano, plástico, plásticos, pólio, poliomielite, galinhas, galinhas doentes, produtos transgênicos, a agenda de esterilização, proteína de ovo, o Prozac, quimioterapia, radioterapia e RAFAPAL RADICAL, Red Bull , a redução da população mundial, René Quinton, Federal Reserve, reumatismo, ROBERTO BENITEZ, Rockefeller, rodanase, ROTHSCHILD, sacarina, minerais, saúde, cura, Saudável, Sarampo, sementes, sementes transgênicas, a SIDA, o sionismo, as sociedades secretas, a soja , soja esterilização, sorbitol, SPRITE, squaleno, Stanislaw Burzynski, Stevia, soro oceano, TONIC, tétano, TEFLON, tecido canceroso, The New York Times, o timerosal, Thomas Robert Malthus, o timerosal, Tom Harper, Schweppes tônica, ALIMENTOS, TÓXICO TÓXICO , tóxicas na dieta, TRINARANJUS transgênicos, tumor, tumores cancerígenos, Unesco, Universidad Autonoma de Madrid, Universidade de Barcelona, ​​Universidade Policlínica da Nicarágua, em Manágua, vacinação, vacinas, vacinas venenosas, veneno vacinas Hunza Valley, do Vaticano, , Fitness, Vírus do HIV, vírus do papiloma humano, a vitamina B-17, ao vivo saudável, HPV, William Gates, William H. Gates, Mundo sem Câncer, ZYPREXA | Categorias: 2012, LEGAIS ADITIVOS VENENOSOS, alimentação e saúde, amor e amizade, Animais, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, PESQUISA Bilderbergers, controle da população, ecologia e meio ambiente, economia, illuminati, MEDICINA , Medicina Alternativa, mundo fora do comum, da Nova Ordem Mundial NOVA ORDEM MUNDIAL, o sionismo, VACINAS, VATICANO | URL: http://wp.me/pTOpf-No

Desinscrever ou modificar suas configurações de email em Gerenciar Assinaturas.

Tendo problemas para clicar? Copie e cole este URL em seu navegador:

A hipocrisia da "notícia" de televisão
por lahoradedespertar

-



-

A primeira coisa que você deve saber sobre a "notícia" na televisão para que as massas são expostos é que nada é aleatoriamente distribuídos. A partir de um som, palavra, expressão facial, movimento de câmera, tom de voz, imagem, etc, tudo é feito para gerar uma resposta no receptor.

E se acrescentarmos que os mass media é uma grande extensão de chave dos grandes interesses económicos ou a elite do poder para manter as massas em uma localização conveniente, sem afectar os seus próprios interesses, então não faria-nos a certeza perguntas básicas para cada item emitido, tais como: o que eles estão procurando? Esconder o quê? Ou qual é a finalidade da transmissão?

Porque, certamente, "relatório" é o menos procurado. Se relatar além do que mais procuram hoje não têm altos níveis de ignorância em que a massa está submersa.

Ele publicou mais do que um reflexo do quão longe ele pode alcançar o nível de nossa ignorância. O que hoje chamamos de "informação" é mais do que apenas uma isca para a qual somos expostos todos os dias esperando por nós para morder a isca triste. Somos algo como o cão de Pavlov a estímulos e nossas respostas. O triste é que nossa sociedade vive, sem perceber, rodeado por "estímulo" inúmeras e inocentemente dando suas "respostas".

-



-

Aqui estão 10 exemplos clássicos de como ela se manifesta a hipocrisia dentro da "notícia" na televisão, juntamente com as suas respostas a perguntas como o que eles estão procurando? Esconder o quê?

Estes 10 exemplos não servem como um modelo de alguma forma, mas dar idéias sobre a qual podemos desenvolver nós mesmos.

A. - Nós mostramos a alegria festejando certas "partes" ou "festas" em que o consumo ou resíduos de qualquer "substância" em excesso são apresentados no mais inocente como um imóvel que não toque ou em caso porque é parte do "festival" acima ou festejos. Mas no momento mostram que o consumo excessivo ou perda de "substância" é a causa da dor "situações".

- O que você está procurando? Em primeira instância, procuram atrair o maior interesse em aprofundar-se as certas "partes" ou "festas", então você veio a se sentir fora do lugar se ele não faz parte do "partido" ou "celebração ". No segundo exemplo, procuram dar uma falsa preocupação de estar "preocupadas" com a "segurança" ou "saúde" das pessoas, injetando sua boa dose de medo (acidentes, doenças, etc.)

- O que eles estão escondendo? No primeiro exemplo, que são meio escondido em si para atrair o maior número de consumidores ou gastadores e, assim, reforçar o "cofres" dos produtores de certos produtos e com quem vendeu os mesmos produtos. No segundo exemplo, esconde o fato de que eles usam o medo como um meio para gerar a chamada "consciência" e também servem como um "expediente" leis.

2 -. Mostramos que determinadas raças de cães são praticamente "assassinos" potencial das pessoas. Mas no momento em que nos apresentam "tipo" desses mesmos cães que ajudam ou defesa de um idoso ou deficiente, apelando à nossa sensibilidade, ou mostrar-nos um retrato engraçado de uma "graça" animal particular em questão.

- O que você está procurando? Em primeira instância buscam principalmente a introduzir medo de raças específicas de cães. No segundo exemplo, que o medo inicial de olhar afastado e substituído por nossa sensibilidade para tudo o que nos faz pensar, graça e ternura.

- O que eles estão escondendo? No primeiro exemplo a pele que está fazendo a colocação de produto para uma raça que é ampliado seus "créditos" em defesa das famílias está aumentando ego ou "poder" de quem seja o dono. No segundo exemplo, esconde o jogo particular de sensibilizar as pessoas de alguma forma obter respostas favoráveis ​​para os cães desafiados.

3 -. Mostra-nos a sua "simpatia" ea alegria transbordante dos famosos "arruaceiros" do futebol. Mas no show vez que estes são apenas "criminosos" e nós tê-los atrás das grades para as revoltas em que estão envolvidos.

- O que você está procurando? Em primeira instância, buscar algum "empatia" ou "proximidade" com os espectadores que se identificam com as equipas apresentadas, dando a impressão de que todos os apresentadores eram "torcedores", criando uma atmosfera como se um país inteiro estava esperando para os resultados da competição entre as equipes anunciado. No segundo exemplo, a mesma aparência com os cães "matam pessoas" medo de entrar com hooligans específicos.

- O que eles estão escondendo? No primeiro exemplo, ocultar a grande indústria que gira em torno de futebol (marcas, jogos de azar, etc.) Nos couros segundo exemplo está fazendo a colocação de produto a um hooligan em particular, que vem para atualizar suas merecidas nome de "arruaceiros", ou que são alimentados com o ego de "Power", que fazem parte dos respectivos bares.

4 -. Nós somos o ato de polícia desproporcionais ou manifestantes contra civis comuns. Mas no momento mostrar a "sensibilidade" da polícia contra a caridade ou para a comunidade, como se dissesse: "Ah, mas se eles são tão bons."

- O que você está procurando? Em primeira instância, procuramos fornecer uma amostra de "objetividade" ou "justiça" na notícia, no sentido de que abrange todos os aspectos da história, de um lado ou outro, sem interesse e benéfico para os outros apenas dispostos a "informar". No segundo exemplo, olhando para longe a nossa aversão ao abuso policial e substituí-lo com a nossa sensibilidade a qualquer coisa que nos faz pensar, graça e ternura.

- O que eles estão escondendo? No primeiro exemplo característica cuidadosamente oculto que implícita e explicitamente a aplicação da lei orgulhoso: para inspirar respeito e medo comando, respectivamente. No segundo exemplo, esconder a real importância desempenhado pela polícia dentro de um Estado, para classificar-lo em um pote que nunca pertenceu.

5 -. Mostramos como agradável e "importante" é que estudantes, residentes ou trabalhadores de organizar e passar a marcha por seus direitos e expressar o seu descontentamento, nesta "democracia", é por isso que "há uma democracia" - e ainda melhor se eles fizerem isso "criatividade". Mas na época mostram que eles estão prestes "criminosos" para se concentrar toda a sua atenção sobre os capuzes ou causando danos às obras públicas ou lesões nos "forças de segurança".

- O que você está procurando? Em primeira instância, procurar dar a sensação de estar "acordado" que estudantes, residentes ou trabalhadores estão organizados e para fora para expressar o seu descontentamento, especialmente se ele está em um "criativo". No segundo exemplo procura criminalizar o protesto de estudantes, moradores e trabalhadores, dando a impressão de que o protesto seria infligir danos a obras públicas ou tentar prejudicar a "força pública".

- O que eles estão escondendo? No primeiro exemplo, esconder a sua verdadeira posição sobre as manifestações, que se exerce grandes círculos políticos e econômicos: protesto pacífico e sem alterar a ordem, tudo de acordo com os parâmetros ditados pela "autoridade". No segundo exemplo, esconder o seu interesse na conversão de qualquer expressão em um único ato "vandalismo", servindo como porta-voz da "autoridade" e destituir o fundo verdadeiro da população estudantil problemas ou de emprego.

-



-

6 -. Nós mostramos que a polícia está lá para "defender" os cidadãos do "crime". Mas na época mostram que as justas reivindicações de manifestantes que lutam por seus direitos, a polícia faça mais para cuidar em primeiro lugar os interesses da grande propriedade privada, com o artifício de querer "manter a ordem".

- O que você está procurando? Em primeira instância, buscar o fortalecimento da crença popular de que a polícia está lá para "defender" os cidadãos do "crime". No segundo exemplo, buscar o fortalecimento da crença popular de que a polícia está também a "manter a ordem".

- O que eles estão escondendo? No primeiro exemplo, esconder o verdadeiro propósito de toda a força coercitiva: defender as estruturas políticas e econômicas de uma dada formação sócio-econômica. No segundo exemplo, esconder uma função importante dentro de uma formação socioeconômica capitalista: para defender a propriedade privada Grande.

7 -. Nós mostramos que o consumo de determinadas datas é ser "cool" para o consumismo. Mas no momento nos mostram que o consumismo é "ruim" e que deve ir para o "verdadeiro significado" ... ou para não perder o "verdadeiro significado" dessas datas específicas.

- O que você está procurando? Em primeira instância, para atrair e convencer você de que para certas datas, devemos render ao consumismo como parte de um ato ritual que ocorre a cada tantas vezes. No segundo exemplo procuramos, impressão e acabamento do "partido" que "importante" não significa ser consumidos, mas com os nossos "queridos" ou desfrutar de "saudável" com eles.

- O que eles estão escondendo? No primeiro exemplo esconder toda a indústria de varejo que se move como datas emblemáticas após o Natal, Ano Novo, homens sábios, feriado nacional, dia da mãe, Dia das Bruxas, etc. No segundo exemplo, esconde o verdadeiro interesse veio de bom grado arrastando muito mais cedo, para enfeitar o rótulo no último momento com uma mensagem, geralmente da esfera eclesiástica de "não perder o verdadeiro significado" dessas datas, "gozar com cautela" ou "não cair na frivolidade do consumismo."

8 -. Nós mostramos que os criminosos são os piores de nossa sociedade (estupradores, pedófilos, assassinos, ladrões, viciados em drogas ...). Mas na época mostram que os criminosos também são "seres humanos" e merecem distração (música, teatro, boxe, wrestling, mulheres, etc), aprender uma profissão ou a reabilitar, você só tem que dar-lhes um abençoado "oportunidade" na nossa "sociedade".

- O que você está procurando? Em primeira instância, procurar criar medo na população. Enquanto o crime tem existido desde que o homem aprendeu a operar dentro de determinadas regras, hoje mostram atos criminosos são uma estratégia para gerar algumas respostas favoráveis ​​para o benefício dos poderosos interesses econômicos que coexistem nas sombras, como as indústrias de segurança, seguros, arsenais, etc. No segundo exemplo está olhando para tentar "alterar" a sua convicção apontando para o crime por uma pequena gravadora, "os criminosos podem ser reabilitados."

- O que eles estão escondendo? No primeiro exemplo, ocultar a verdadeira funcionalidade de mostrar atos criminosos por mais segurança mercados de abertura, seguros, armas, defesa, etc. No segundo exemplo a pele por trás do conceito de "modernização" do trabalho existente barato nas prisões, por sua vez, escondido atrás do conceito de "aprendizagem".

9 -. Nós mostramos que a discriminação ou abuso no ambiente de trabalho, sem dar nomes pão-são diárias. Mas no momento em que nos mostram personagens síndrome de "down" homossexuais, "velho" ou "feminino" atividades laborais dentro de uma empresa particular.

- O que você está procurando? Em primeira instância, buscar empatia com todos os trabalhadores que se sentiram discriminados ou abusado em seus locais de trabalho, mesmo para dar a impressão de que eles podiam processar as empresas. Não vai além da denúncia das "empregadores". No segundo exemplo, procurar dar a sensação de que em algumas empresas não haja qualquer discriminação ou abuso de trabalho, e que faz "igualdade".

- O que eles estão escondendo? Em primeira instância, costumam esconder os nomes e dar apenas limitado a generalizar sobre uma questão que é bem conhecido. Eles têm muito claro que a mão que os alimenta, em qualquer caso deve ser traída. No segundo exemplo, esconde o fato de que essas pessoas são nada menos do que se juntar às fileiras de mão de obra barata.

10 -. Nós mostramos que o país está imerso em uma "crise" como um resultado da "crise global" e não muito trabalho disponível, e que o trabalho precisa ser "cuidado". Mas no momento mostram que o país continua a "crescer" apesar da "crise global", ou que há um "boom" nas vendas de carros de luxo ou imóveis, etc.

- O que você está procurando? Em primeira instância, procurar criar um clima de medo no local de trabalho. No segundo exemplo, procuram criar um ambiente que só pode ser otimista, mas apto a entrar nas classes mais ricas e servindo de ilusão, na menor poder aquisitivo, para dar a impressão de que as coisas não são tão maus como nós contá-los .

- O que eles estão escondendo? No primeiro exemplo, esconder uma estratégia específica para manter os trabalhadores em um clima de medo que você possa facilmente realizar ações como redução de salários, aumento das horas de trabalho, redução de privilégios, etc. No segundo exemplo, esconde o fato de que aqueles que crescer não é o "país", mas especificamente os grandes grupos econômicos.

Fonte: http://www.rebelion.org/noticia.php?id=152008



-

Visto em: http://cazadebunkers.wordpress.com/

Vencimentos de Cargos Políticos

VencimentoPoliticos.png

Actualmente a remuneração dos vários cargos políticos está distribuída por vários Estatutos, com inúmeras referências a uns e outros que dificultam uma leitura clara dos valores e regalias envolvidos.

Esta página tem por objectivo agrupar todos os estatutos definidos na Lei referentes a titulares de cargos políticos, desde o Presidente da República, Governo e Assembleia da República, aos eleitos locais e regionais, por modo a listar numa única tabela a forma de cálculo dos seus vencimentos. Numa outra tabela será especificado os respectivos valores no ano de 2012, completando com a análise dos privilégios consagrados e consequências para o erário público, não sendo considerados os Decretos-Lei que reduzem temporariamente os vencimentos por serem temporários.

No último ponto são discriminadas as mudanças que foram sendo efectuadas nos vários Estatutos até ao ano de 2012.

Devido à complexidade da distribuição dos vários cargos por várias Leis, é possível que uma ou outra Lei tenha sido omitida nesta análise. Tal facto não é premeditado e agradecemos desde já qualquer correcção que nos venha a ser comunicada.

Este estudo continua a ser aprofundado para representar o universo global da influência política no aparelho do Estado, com os cargos susceptíveis de mudança após actos eleitorais. Passaram a ser incluídos cargos de carácter político, devido às funções exercidas ou por nomeação consagrada na Lei, e não somente os cargos consequentes de uma eleição directa por sufrágio.

Método de cálculo do vencimento por cargo político

Os vencimentos dos cargos considerados políticos são calculados tendo por base o vencimento do Presidente da República e, em alguns casos, o vencimento dos juízes do Supremo Tribunal de Justiça.

Definindo as seguintes abreviaturas:

  • PR = Vencimento do Presidente da República

  • JST = Vencimento de um Juiz do Supremo Tribunal de Justiça

  • APST = Abono mensal do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça

  • EPM = Empresa Pública participada pelo município

  • ALR = Assembleia Legislativa Regional

  • DS1G = Cargo de direcção superior de 1º grau da Função Pública

Podemos resumir o método de cálculo dos vencimentos dos vários cargos políticos na seguinte tabela:

Cargo

Vencimento (14x)

Abono mensal (12x)

Outras Regalias

Presidente da República

PR

PR x 0,40

Viatura e Residência

Ex-Presidente da República

PR x 0,80

-

Viatura e escritório com pessoal

Presidente da Assembleia da República

PR x 0,80

PR x 0,80 x 0,40

Viatura e Residência

Vice-Presidente da Assembleia da República

PR x 0,50

PR x 0,50 x 0,25

-

Primeiro‐Ministro

PR x 0,75

PR x 0,75 x 0,40

Viatura e Residência

Vice‐Primeiro‐Ministro

PR x 0,70

PR x 0,70 x 0,40

Viatura

Ministro

PR x 0,65

PR x 0,65 x 0,40

Viatura

Representante da República nas Regiões Autónomas

PR x 0,65

PR x 0,65 x 0,40

Viatura e Residência

Secretário de Estado

PR x 0,60

PR x 0,60 x 0,35

Viatura

Subsecretário de Estado

PR x 0,55

PR x 0,55 x 0,25

Viatura

Presidente do Tribunal Constitucional

JST

APST

Viatura

Juiz do Tribunal Constitucional

JST

-

-

Provedor de Justiça

PR x 0,65

PR x 0,65 x 0,40

Viatura

Deputado

PR x 0,50

PR x 0,50 x 0,10

-

Membro do Conselho de Administração da Assembleia

PR x 0,50

PR x 0,50 x 0,25

-

Presidente de grupo parlamentar

PR x 0,50

PR x 0,50 x 0,20

-

Vice-presidente de grupo parlamentar com mínimo de 20 deputados

PR x 0,50

PR x 0,50 x 0,15

-

Vice-presidente de grupo parlamentar com mais de 20 deputados e fracção superior a 10

PR x 0,50

PR x 0,50 x 0,15

-

Secretários da Mesa

PR x 0,50

PR x 0,50 x 0,20

-

Vice-secretário da Mesa

PR x 0,50

PR x 0,50 x 0,15

-

Presidente de comissão parlamentar

PR x 0,50

PR x 0,50 x 0,15

-

Pessoal dos Gabinetes Ministeriais:

Chefe de Gabinete

DS1G

DS1G x 0,25

-

Adjunto

DS1G x 0,80

DS1G x 0,80 x 0,20

-

Técnico especialista

DS1G x 0,80

DS1G x 0,80 x 0,20

-

Secretário Pessoal

DS1G x 0,55

DS1G x 0,55 x 0,10

-

Coordenador do apoio

DS1G x 0,50

DS1G x 0,50 x 0,10

-

Pessoal de apoio técnico-administrativo

DS1G x 0,40

DS1G x 0,40 x 0,10

-

Motorista

DS1G x 0,40

DS1G x 0,40 x 0,35

-

Pessoal Auxiliar

DS1G x 0,25

DS1G x 0,25 x 0,10

-

Região Autónoma dos Açores:

Presidente da ALR

PR x 0,65

PR x 0,65 x 0,40

Viatura

Vice-Presidente da ALR

PR x 0,50 x 0,965

PR x 0,65 x 0,25

-

Presidente do Governo Regional

PR x 0,65

PR x 0,65 x 0,40

Viatura

Vice-Presidente do Governo Regional

(PR x 0,65 + PR x 0,60) x 0,50

(PR x 0,65 x 0,40 + PR x 0,60 x 0,35) x 0,50

Viatura

Secretário Regional

PR x 0,60

PR x 0,60 x 0,35

Viatura

Subsecretário Regional

PR x 0,55

PR x 0,55 x 0,25

Viatura

Deputado à ALR em exclusividade

PR x 0,50 x 0,965

PR x 0,65 x 0,10

-

Deputado à ALR em não exclusividade

PR x 0,50 x 0,965

-

-

Presidente de grupo parlamentar

PR x 0,50 x 0,965

PR x 0,65 x 0,25

-

Vice-presidente de grupo parlamentar

PR x 0,50 x 0,965

PR x 0,65 x 0,20

-

Deputado em representação parlamentar

PR x 0,50 x 0,965

PR x 0,65 x 0,20

-

Presidente comissão parlamentar

PR x 0,50 x 0,965

PR x 0,65 x 0,20

-

Secretários da Mesa da ALR

PR x 0,50 x 0,965

PR x 0,65 x 0,15

-

Relator de comissão parlamentar

PR x 0,50 x 0,965

PR x 0,65 x 0,15

-

Região Autónoma da Madeira:

Presidente da ALR

PR x 0,65

PR x 0,65 x 0,40

Viatura

Vice-Presidente da ALR

PR x 0,65 x 0,75

(PR x 0,65 x 0,75)/3

-

Presidente do Governo Regional

PR x 0,65

PR x 0,65 x 0,40

Viatura

Vice-Presidente do Governo Regional

(PR x 0,65 + PR x 0,60) x 0,50

(PR x 0,65 x 0,40 + PR x 0,60 x 0,35) x 0,50

Viatura

Secretário Regional

PR x 0,60

PR x 0,60 x 0,35

Viatura

Subsecretário Regional

PR x 0,55

PR x 0,55 x 0,25

Viatura

Deputado à ALR

PR x 0,65 x 0,75

-

-

Presidente de grupo parlamentar

PR x 0,65 x 0,75

(PR x 0,65 x 0,75)/4

-

Secretários da Mesa da ALR

PR x 0,65 x 0,75

(PR x 0,65 x 0,75)/5

-

Vice-secretário da Mesa da ALR

PR x 0,65 x 0,75

Senha diária na função: (PR x 0,65 x 0,75)/150

Para os Municípios de Lisboa e Porto:

Presidente de Câmara

PR x 0,55

PR x 0,55 x 0,30

-

Presidente de Câmara com remunerações privadas

PR x 0,55 x 0,50

PR x 0,55 x 0,50 x 0,30

-

Presidente de Câmara com funções em EPM

PR x 0,55 + (PR x 0,55)/3

PR x 0,55 x 0,30

-

Vereador a tempo inteiro

PR x 0,55 x 0,80

PR x 0,55 x 0,80 x 0,20

-

Vereador a tempo inteiro com remunerações privadas

PR x 0,55 x 0,80 x 0,50

PR x 0,55 x 0,80 x 0,20 x 0,50

-

Vereador a tempo inteiro com funções em EPM

PR x 0,55 x 0,80 + (PR x 0,55 x 0,80)/3

PR x 0,55 x 0,80 x 0,20

-

Vereador a meio tempo

PR x 0,55 x 0,80 x 0,50

PR x 0,55 x 0,80 x 0,20 x 0,50

-

Vereador em regime de não permanência

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,55 x 0,02

Presidente da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,55 x 0,03

Secretário da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,55 x 0,025

Membro da Assembleia Municipal (não presidente ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,55 x 0,02

Para os Municípios com 40.000 ou mais eleitores:

Presidente de Câmara

PR x 0,50

PR x 0,50 x 0,30

-

Presidente de Câmara com remunerações privadas

PR x 0,50 x 0,50

PR x 0,50 x 0,50 x 0,30

-

Presidente de Câmara com funções em EPM

PR x 0,50 + (PR x 0,50)/3

PR x 0,50 x 0,30

-

Vereador a tempo inteiro

PR x 0,50 x 0,80

PR x 0,50 x 0,80 x 0,20

-

Vereador a tempo inteiro com remunerações privadas

PR x 0,50 x 0,80 x 0,50

PR x 0,50 x 0,80 x 0,20 x 0,50

-

Vereador a tempo inteiro com funções em EPM

PR x 0,50 x 0,80 + (PR x 0,50 x 0,80)/3

PR x 0,50 x 0,80 x 0,20

-

Vereador a meio tempo

PR x 0,50 x 0,80 x 0,50

PR x 0,50 x 0,80 x 0,20 x 0,50

-

Vereador em regime de não permanência

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,50 x 0,02

Presidente da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,50 x 0,03

Secretário da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,50 x 0,025

Membro da Assembleia Municipal (não presidente ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,50 x 0,02

Para os Municípios com mais de 10.000 e menos de 40.000 eleitores:

Presidente de Câmara

PR x 0,45

PR x 0,45 x 0,30

-

Presidente de Câmara com remunerações privadas

PR x 0,45 x 0,50

PR x 0,45 x 0,50 x 0,30

-

Presidente de Câmara com funções em EPM

PR x 0,45 + (PR x 0,45)/3

PR x 0,45 x 0,30

-

Vereador a tempo inteiro

PR x 0,45 x 0,80

PR x 0,45 x 0,80 x 0,20

-

Vereador a tempo inteiro com remunerações privadas

PR x 0,45 x 0,80 x 0,50

PR x 0,45 x 0,80 x 0,20 x 0,50

-

Vereador a tempo inteiro com funções em EPM

PR x 0,45 x 0,80 + (PR x 0,45 x 0,80)/3

PR x 0,45 x 0,80 x 0,20

-

Vereador a meio tempo

PR x 0,45 x 0,80 x 0,50

PR x 0,45 x 0,80 x 0,20 x 0,50

-

Vereador em regime de não permanência

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,45 x 0,02

Presidente da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,45 x 0,03

Secretário da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,45 x 0,025

Membro da Assembleia Municipal (não presidente ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,45 x 0,02

Para os Municípios com 10.000 ou menos eleitores:

Presidente de Câmara

PR x 0,40

PR x 0,40 x 0,30

-

Presidente de Câmara com remunerações privadas

PR x 0,40 x 0,50

PR x 0,40 x 0,50 x 0,30

-

Presidente de Câmara com funções em EPM

PR x 0,40 + (PR x 0,40)/3

PR x 0,40 x 0,30

-

Vereador a tempo inteiro

PR x 0,40 x 0,80

PR x 0,40 x 0,80 x 0,20

-

Vereador a tempo inteiro com remunerações privadas

PR x 0,40 x 0,80 x 0,50

PR x 0,40 x 0,80 x 0,20 x 0,50

-

Vereador a tempo inteiro com funções em EPM

PR x 0,40 x 0,80 + (PR x 0,40 x 0,80)/3

PR x 0,40 x 0,80 x 0,20

-

Vereador a meio tempo

PR x 0,40 x 0,80 x 0,50

PR x 0,40 x 0,80 x 0,20 x 0,50

-

Vereador em regime de não permanência

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,40 x 0,02

Presidente da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,40 x 0,03

Secretário da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,40 x 0,025

Membro da Assembleia Municipal (não presidente ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,40 x 0,02

Para as Juntas de Freguesia com mais de 20.000 eleitores:

Presidente da Junta a tempo inteiro

PR x 0,25

-

-

Presidente da Junta a meio tempo

PR x 0,25 x 0,50

-

-

Presidente da Junta em regime de não permanência

-

PR x 0,40 x 0,12

-

Tesoureiro

-

PR x 0,25 x 0,80

-

Secretário

-

PR x 0,25 x 0,80

-

Vogal (não tesoureiro ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,40 x 0,12 x 0,07

Membro da Assembleia de Freguesia

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,40 x 0,12 x 0,05

Para as Juntas de Freguesia com mais de 10.000 e menos de 20.000 eleitores:

Presidente da Junta a tempo inteiro

PR x 0,22

-

-

Presidente da Junta a meio tempo

PR x 0,22 x 0,50

-

-

Presidente da Junta em regime de não permanência

-

PR x 0,40 x 0,10

-

Tesoureiro

-

PR x 0,22 x 0,80

-

Secretário

-

PR x 0,22 x 0,80

-

Vogal (não tesoureiro ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,40 x 0,10 x 0,07

Membro da Assembleia de Freguesia

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,40 x 0,10 x 0,05

Para as Juntas de Freguesia com mais de 5.000 e menos de 10.000 eleitores:

Presidente da Junta a tempo inteiro

PR x 0,19

-

-

Presidente da Junta a meio tempo

PR x 0,19 x 0,50

-

-

Presidente da Junta em regime de não permanência

-

PR x 0,40 x 0,10

-

Tesoureiro

-

PR x 0,19 x 0,80

-

Secretário

-

PR x 0,19 x 0,80

-

Vogal (não tesoureiro ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,40 x 0,10 x 0,07

Membro da Assembleia de Freguesia

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,40 x 0,10 x 0,05

Para as Juntas de Freguesia com menos de 5.000 eleitores:

Presidente da Junta a tempo inteiro

PR x 0,16

-

-

Presidente da Junta a meio tempo

PR x 0,16 x 0,50

-

-

Presidente da Junta em regime de não permanência

-

PR x 0,40 x 0,09

-

Tesoureiro

-

PR x 0,16 x 0,80

-

Secretário

-

PR x 0,16 x 0,80

-

Vogal (não tesoureiro ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,40 x 0,09 x 0,07

Membro da Assembleia de Freguesia

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: PR x 0,40 x 0,09 x 0,05

O abono mensal é referente a despesas de representação, sendo que as ajudas de custo em deslocações são definidas à parte.

De referir, quanto ao pessoal dos gabinetes ministeriais, que os cargos referidos são todos de nomeação pelos respectivos detentores das pastas. Por ser discutível uma nomeação ministerial ao nível por exemplo de motorista ou pessoal administrativo, que podiam perfeitamente ser de carreira da Função Pública dentro das categorias já existentes, estas profissões foram listadas embora não se tratem obviamente de cargos políticos.
Quanto ao cargo de técnico especialista, a sua remuneração é estabelecida no respectivo despacho de designação mas é limitada ao equivalente do cargo de adjunto. É esta a referência que decidimos utilizar para uniformização.

Vencimentos de cargos políticos em 2011

Com base nos seguintes valores de 2011:

  • Vencimento do Presidente da República: PR = 6.523,93 €

  • Vencimento de um Juiz do Supremo Tribunal de Justiça: JST = 5.957,23 €

  • Abono mensal do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça: APST = 1.191,45 €

  • Cargo de Direcção Superior de 1º grau da Função Pública: DS1G = 3.628,82 €

Os valores relativos ao Supremo Tribunal de Justiça e ao cargo de Direcção Superior de 1º grau foram retirados do Sistema Retributivo da Administração Pública 2008, emitido pela Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público, que define os índices das remunerações.

Os vencimentos por cargo político são:

Cargo

Vencimento (14x)

Abono mensal (12x)

Valor Anual

Presidente da República

6.523,93 €

2.609,57 €

122.649,86 €

Ex-Presidente da República

5.219,14 €

-

73.067,96 €

Presidente da Assembleia da República

5.219,14 €

2.087,66 €

98.119,88 €

Vice-Presidente da Assembleia da República

3.261,97 €

815,49 €

55.453,46 €

Primeiro‐Ministro

4.892,95 €

1.957,18 €

91.987,46 €

Vice‐Primeiro‐Ministro

4.566,75 €

1.826,70 €

85.854,90 €

Ministro

4.240,56 €

1.696,22 €

79.722,48 €

Representante da República nas Regiões Autónomas

4.240,56 €

1.696,22 €

79.722,48 €

Secretário de Estado

3.914,36 €

1.370,03 €

71.241,40 €

Subsecretário de Estado

3.588,16 €

897,04 €

60.998,72 €

Presidente do Tribunal Constitucional

5.957,23 €

1.191,45 €

97.698,62 €

Juiz do Tribunal Constitucional

5.957,23 €

-

83.401,22 €

Provedor de Justiça

4.240,56 €

1.696,22 €

79.722,48 €

Deputado

3.261,97 €

326,20 €

49.581,98 €

Membro do Conselho de Administração da Assembleia

3.261,97 €

815,49 €

55.453,46 €

Presidente de grupo parlamentar

3.261,97 €

652,39 €

53.496,26 €

Vice-presidente de grupo parlamentar com mínimo de 20 deputados

3.261,97 €

489,30 €

51.539,18 €

Vice-presidente de grupo parlamentar com mais de 20 deputados e fracção superior a 10

3.261,97 €

489,30 €

51.539,18 €

Secretários da Mesa

3.261,97 €

652,39 €

53.496,26 €

Vice-secretário da Mesa

3.261,97 €

489,30 €

51.539,18 €

Presidente de comissão parlamentar

3.261,97 €

489,30 €

51.539,18 €

Pessoal dos Gabinetes Ministeriais:

Chefe de Gabinete

3.628,82 €

907,20 €

61.689,88 €

Adjunto

2.903,06 €

580,61 €

47.610,16 €

Técnico especialista

2.903,06 €

580,61 €

47.610,16 €

Secretário Pessoal

1.995,85 €

199,59 €

30.336,98 €

Coordenador do apoio

1.814,41 €

181,44 €

27.579,02 €

Pessoal de apoio técnico-administrativo

1.451,53 €

145,15 €

22.063,22 €

Motorista

1.451,53 €

508,04 €

26.417,90 €

Pessoal Auxiliar

907,21 €

90,72 €

13.789,58 €

Região Autónoma dos Açores:

Presidente da ALR

4.240,56 €

1.696,22 €

79.722,48 €

Vice-Presidente da ALR

3.147,80 €

1.060,14 €

56.790,81 €

Presidente do Governo Regional

4.240,56 €

1.696,22 €

79.722,48 €

Vice-Presidente do Governo Regional

4.077,46 €

1.533,12 €

75.481,88 €

Secretário Regional

3.914,36 €

1.370,03 €

71.241,40 €

Subsecretário Regional

3.588,16 €

897,04 €

60.998,72 €

Deputado à ALR em exclusividade

3.147,80 €

424,06 €

49.157,92 €

Deputado à ALR em não exclusividade

3.147,80 €

-

44.069,20 €

Presidente de grupo parlamentar

3.147,80 €

1.060,14 €

56.790,88 €

Vice-presidente de grupo parlamentar

3.147,80 €

848,11 €

54.246,52 €

Deputado em representação parlamentar

3.147,80 €

848,11 €

54.246,52 €

Presidente comissão parlamentar

3.147,80 €

848,11 €

54.246,52 €

Secretários da Mesa da ALR

3.147,80 €

636,08 €

51.702,16 €

Relator de comissão parlamentar

3.147,80 €

636,08 €

51.702,16 €

Região Autónoma da Madeira:

Presidente da ALR

4.240,56 €

1.696,22 €

79.722,48 €

Vice-Presidente da ALR

3.180,42 €

1.060,14 €

57.247,56 €

Presidente do Governo Regional

4.240,56 €

1.696,22 €

79.722,48 €

Vice-Presidente do Governo Regional

4.077,46 €

1.533,12 €

75.481,88 €

Secretário Regional

3.914,36 €

1.370,03 €

71.241,40 €

Subsecretário Regional

3.588,16 €

897,04 €

60.998,72 €

Deputado à ALR

3.180,42 €

-

44.525,88 €

Presidente de grupo parlamentar

3.180,42 €

795,11 €

54.067,20 €

Secretários da Mesa da ALR

3.180,42 €

636,08 €

52.158,84 €

Vice-secretário da Mesa da ALR

3.180,42 €
Senha diária na função: 21,20 €

-

44.525,88 €
não inclui senhas

Para os Municípios de Lisboa e Porto:

Presidente de Câmara

3.588,16 €

1.076,45 €

63.151,64 €

Presidente de Câmara com remunerações privadas

1.794,08 €

538,22 €

31.575,76 €

Presidente de Câmara com funções em EPM

4.784,21 €

1.076,45 €

79.896,34 €

Vereador a tempo inteiro

2.870,53 €

574,11 €

47.076,74 €

Vereador a tempo inteiro com remunerações privadas

1.435,27 €

287,06 €

23.538,50 €

Vereador a tempo inteiro com funções em EPM

3.827,37 €

574,11 €

60.742,50 €

Vereador a meio tempo

1.435,27 €

287,06 €

23.538,50 €

Vereador em regime de não permanência

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 71,76 €

Presidente da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 107,65 €

Secretário da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 89,70 €

Membro da Assembleia Municipal (não presidente ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 71,76 €

Para os Municípios com 40.000 ou mais eleitores:

Presidente de Câmara

3.261,97 €

978,59 €

57.410,66 €

Presidente de Câmara com remunerações privadas

1.603,99 €

489,30 €

28.327,46 €

Presidente de Câmara com funções em EPM

4.349,29 €

978,59 €

72.633,14 €

Vereador a tempo inteiro

2.609,58 €

521.92 €

42.797,16 €

Vereador a tempo inteiro com remunerações privadas

1.304,79 €

260,96 €

21.398,58 €

Vereador a tempo inteiro com funções em EPM

3.479,44 €

521.92 €

54.975,20 €

Vereador a meio tempo

1.304,79 €

260,96 €

21.398,58 €

Vereador em regime de não permanência

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 65,24 €

Presidente da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 97,86 €

Secretário da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 81,55 €

Membro da Assembleia Municipal (não presidente ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 65,24 €

Para os Municípios com mais de 10.000 e menos de 40.000 eleitores:

Presidente de Câmara

2.935,77 €

880,73 €

51.669,54 €

Presidente de Câmara com remunerações privadas

1.467,89 €

440,37 €

25.834,90 €

Presidente de Câmara com funções em EPM

3.914,36 €

880,73 €

65.369,80 €

Vereador a tempo inteiro

2.348,62 €

469,72 €

38.517,32 €

Vereador a tempo inteiro com remunerações privadas

1.174,31 €

234,86 €

19.258,66 €

Vereador a tempo inteiro com funções em EPM

3.131,49 €

469,72 €

49.477,50 €

Vereador a meio tempo

1.174,31 €

234,86 €

19.258,66 €

Vereador em regime de não permanência

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 58.72 €

Presidente da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 88,07 €

Secretário da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 73,39 €

Membro da Assembleia Municipal (não presidente ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 58.72 €

Para os Municípios com 10.000 ou menos eleitores:

Presidente de Câmara

2.609,57 €

782,87 €

45.928,42 €

Presidente de Câmara com remunerações privadas

1.304,79 €

391.44 €

22.964,34 €

Presidente de Câmara com funções em EPM

3.479,43 €

782,87 €

58.106,46 €

Vereador a tempo inteiro

2.087,66 €

417,53 €

34.237,60 €

Vereador a tempo inteiro com remunerações privadas

1.043,83 €

208,77 €

17.118,86 €

Vereador a tempo inteiro com funções em EPM

2.783,55 €

417,53 €

43.980,06 €

Vereador a meio tempo

1.043,83 €

208,77 €

17.118,86 €

Vereador em regime de não permanência

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 52,19 €

Presidente da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 78,29 €

Secretário da Assembleia Municipal

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 65,24 €

Membro da Assembleia Municipal (não presidente ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 52,19 €

Para as Juntas de Freguesia com mais de 20.000 eleitores:

Presidente da Junta a tempo inteiro

1.603,98 €

-

22.833,72 €

Presidente da Junta a meio tempo

815,49 €

-

11.416,86 €

Presidente da Junta em regime de não permanência

-

315,15 €

3.757,80 €

Tesoureiro

-

1.304,79 €

15.657,48 €

Secretário

-

1.304,79 €

15.657,48 €

Vogal (não tesoureiro ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 21,92 €

Membro da Assembleia de Freguesia

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 15,66 €

Para as Juntas de Freguesia com mais de 10.000 e menos de 20.000 eleitores:

Presidente da Junta a tempo inteiro

1.435,27 €

-

20.093,78 €

Presidente da Junta a meio tempo

717,64 €

-

10.046,96 €

Presidente da Junta em regime de não permanência

-

260,96

3.131,52 €

Tesoureiro

-

1.148,22

13.778,64 €

Secretário

-

1.148,22

13.778,64 €

Vogal (não tesoureiro ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 18,27 €

Membro da Assembleia de Freguesia

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 13,05 €

Para as Juntas de Freguesia com mais de 5.000 e menos de 10.000 eleitores:

Presidente da Junta a tempo inteiro

1.239,55 €

-

17.353,70 €

Presidente da Junta a meio tempo

619,78 €

-

8.676,92 €

Presidente da Junta em regime de não permanência

-

260,96

3.131,52 €

Tesoureiro

-

991,64 €

11.899,68 €

Secretário

-

991,64 €

11.899,68 €

Vogal (não tesoureiro ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 18,27 €

Membro da Assembleia de Freguesia

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 13,05 €

Para as Juntas de Freguesia com menos de 5.000 eleitores:

Presidente da Junta a tempo inteiro

1.043,83

-

14.613,62 €

Presidente da Junta a meio tempo

521,92 €

-

7.306,88 €

Presidente da Junta em regime de não permanência

-

234,86 €

2.818,32 €

Tesoureiro

-

835,06 €

10.020,72 €

Secretário

-

835,06 €

10.020,72 €

Vogal (não tesoureiro ou secretário)

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 16,44 €

Membro da Assembleia de Freguesia

Senha de presença por reunião ordinária ou extraordinária: 11,74 €

De referir que o valor de base do vencimento do Presidente da República é sempre tido em conta para os cálculos, mesmo que o Presidente tenha prescindido do mesmo por razões de acumulação de reformas, como foi o caso com Cavaco Silva:

  • Comunicado da Presidência da Repúbica

    • Data: 2011.01.26
    • A Presidência da República procede à divulgação do seguinte comunicado:

      "Nos termos da legislação aprovada pela Assembleia da República, o Presidente da República decidiu prescindir, a partir de 1 de Janeiro de 2011, do seu vencimento, no montante ilíquido de € 6.523,93.

      Palácio de Belém, 26 de Janeiro de 2011"

De referir que apesar de Cavaco ter prescindido do ordenado, o abono mensal para despesas de representação é recebido na totalidade visto de não ser alvo de restrições de qualquer origem.

Quadro Interactivo

O cálculo apresentado no ponto anterior é exemplificativo e só será revisto aquando da revisão da Lei que rege a fórmula de cálculo.

No entanto, para quem esteja interessado em estudar as oscilações salariais por alteração dos vencimentos de referência, disponibilizamos uma folha de cálculo:

Ajudas de Custo

Todos os titulares de cargos políticos têm direito a ajudas de custo nas suas deslocações em serviço. A forma como essas ajudas de custo são atribuídas é que varia consoante o cargo.

De referir que a ajuda de custo é uma prestação adicional devido a uma deslocação. O custo do transporte não é incluído neste valor, assim como outros valores associados a uma deslocação como alojamento e refeições.

O valor de referência diário é equivalente ao atribuído aos membros de Governo, que segundo a Portaria n.º 1553-D/2008 se fixam para:

  • Deslocações em Portugal: 69,19 €

  • Deslocações ao estrangeiro: 167,07 €

Consultando cada Estatuto podemos listar os vários casos consagrados nas ajudas de custo:

Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro e restantes membros do Governo

  • Têm direito à ajuda de custo fixada para os membros do Governo.
  • As ajudas são atribuídas nas suas deslocações oficiais fora de Lisboa, no país ou ao estrangeiro.
  • Para membros do Governo cujo departamento tenha sede fora de Lisboa as ajudas de custo são atribuídas nas deslocações oficiais fora da localização da sede.

Deputados da Assembleia da República

  • Têm direito à ajuda de custo fixada para os membros do Governo.
  • As ajudas são atribuídas por cada dia de presença em reunião plenária, de comissões ou em outras reuniões convocadas pelo Presidente da Assembleia da República, para os deputados que residem fora dos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais, Loures, Sintra, Vila Franca de Xira, Almada, Seixal, Barreiro, Amadora e Odivelas. Recebem ainda mais dois dias por semana.
  • Os que residem nos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais, Loures, Sintra, Vila Franca de Xira, Almada, Seixal, Barreiro, Amadora e Odivelas recebem um terço da ajuda descrita no ponto anterior.
  • Os que residem em círculo eleitoral diferente daquele por que foram eleitos têm direito a ajudas de custo num máximo de dois dias por semana para deslocações que efectuem ao círculo por onde foram eleitos, desde que no exercício das suas funções.
  • As ajudas também são atribuídas nas deslocações oficiais fora de Lisboa, no país ou ao estrangeiro.

Membros do Conselho de Estado

  • Os membros designados pelo Presidente da República ou eleitos pela Assembleia da República têm direito às ajudas de custo fixadas para os membros do Governo.
  • As ajudas são atribuídas por dia de presença em reunião do Conselho.

Titulares de cargos políticos da Região Autónoma dos Açores

  • Têm direito à ajuda de custo fixada para os membros do Governo da República.
  • As ajudas são atribuídas nas deslocações oficiais fora da ilha de residência. Neste caso podem optar pela referência dos membros do Governo ou pelo alojamento em hotel acrescido de 50 % ou 70 % das ajudas de custo diárias, conforme a deslocação se efectue no território nacional ou no estrangeiro.
  • Tem ajuda por inteiro nas deslocações oficiais dentro da ilha de residência se a distância entre a sua morada e o local de trabalho for superior a 40 Km.
  • Tem a um terço da ajuda nas deslocações oficiais dentro da ilha de residência se a distância entre a sua morada e o local de trabalho for inferior a 40 Km.
  • Por cada semana em que ocorram trabalhos parlamentares é atribuído dois dias de ajudas de custo.

Titulares de cargos políticos da Região Autónoma da Madeira

  • Têm direito à ajuda de custo fixada para os membros do Governo.
  • As ajudas são atribuídas nas deslocações oficiais fora da ilha.
  • As ajudas são atribuídas aos deputados nas deslocações oficiais dentro da ilha, sempre que a distância entre a sua residência e o local de trabalho exceda 5 km.
  • Para o deputado eleito pelo círculo do Porto Santo, sempre que se desloque a esta ilha. Este deputado tem ainda direito a passagem aérea ou marítima mediante requisição oficial.
  • 10 % ou 20 % do valor das ajudas de custo diárias, consoante os trabalhos envolvam uma ou duas refeições, para os deputados por cada dia de trabalhos parlamentares.

Municípios

No caso Municípios não é o valor das ajudas de custo dos membros do Governo que é a referência, mas sim a escala geral do funcionalismo público na letra A (referido na mesma Portaria n.º 1553-D/2008), ou seja:

  • Deslocações em Portugal: 62,75 €

  • Deslocações ao estrangeiro: 148,91 €

A ajuda de custo é atribuída nos seguintes casos:

  • Em deslocações de serviço fora da área do município para os membros das câmaras municipais e das assembleias municipais.
  • Por dia de reunião ordinárias e extraordinárias e das comissões dos órgãos municipais para os vereadores em regime de não permanência e os membros da assembleia municipal.

Não deixa de ser relevante, no caso dos deputados e dos titulares referidos nos municípios, o facto de ser atribuída uma ajuda de custo para assistir a reuniões de plenário ou de comissões nos órgãos para que foram eleitos e que auferem de um ordenado e/ou abono. A maioria dos trabalhadores privados e públicos não aufere qualquer tipo de ajuda para se apresentar no local de trabalho.

Se considerarmos por exemplo um deputado da Assembleia da Republica e uma actividade normal, de 2 reuniões plenárias por semana e mais os 2 dias por semana de ajuda, temos por mês:

  • 1.107 € - para os deputados residentes fora da Grande Lisboa

  • 369 € - para os deputados residentes na Grande Lisboa

Estes valores não são tributáveis.

Impacto das Ajudas de Custo dos Deputados da AR

As ajudas de custo dos deputados são suportadas pelo orçamento da Assembleia da República.

Consultando a página sobre Orçamento e Conta de Gerência do Parlamento, encontramos os relatórios de execução orçamental deste órgão, igualmente disponibilizados em anexo.

No entanto, é difícil discriminar o valor das ajudas de custo atribuído, com a excepção dos anos de 2009 e 2010. Os relatórios dos outros anos não têm uma rubrica específica com o valor das ajudas, havendo somente o custos dos deputados na sua globalidade que inclui os vencimentos, vencimentos extraordinários, despesas de representação, ajudas de custo, transportes, prestações familiares e complementares, contribuições para a segurança social, seguros e subsídio de reintegração.

Ajudas_de_custo_Evolucao_Custo_Global.png

O valor de 2008 das ajudas de custo não é discriminado quanto à sua origem (funcionários, deputados, outros) pelo que foi incluído como referência e assinalado com outra cor.

Subvenção Vitalícia

A subvenção vitalícia foi estabelecida pela Lei 4/85, e destinava-se a membros do Governo, deputados à Assembleia da República e aos juízes do Tribunal Constitucional que não fossem magistrados de carreira. Tinha como único requisito o exercício destas funções durante um mínimo de 8 anos, contínuos ou intercalados, desde o 25 de Abril de 1974. Em 1995 o tempo mínimo passou para 12 anos.

Em 2005, com a Lei 52-A/2005, esta subvenção foi revogada. No entanto, a mesma Lei determina um regime transitório onde os deputados, que até ao termo do mandato preencham os requisitos para a subvenção, podem-na requerer em qualquer altura. O cálculo do valor da subvenção tem no entanto como limite o ano de aprovação desta Lei.

Esta subvenção é paga pela Caixa Geral de Aposentações, mediante pedido do deputado à Assembleia da República. Quer os pedidos quer as subvenções atribuídos são secretos, não sendo publicados em qualquer documento oficial público.

Impacto das Subvenções Vitalícias

Com o regime transitório estabelecido aquando da revogação desta subvenção e a manutenção das subvenções já atribuídas, o seu valor é significativo tendo em conta a quantidade de beneficiários.

Consultando os relatórios de contas da Caixa Geral de Aposentações, disponíveis em anexo, é possível construir os seguintes gráficos:

Subvencao_Vitalicia_Evolucao_Beneficiarios.png

Ao longo do tempo o total de beneficiários tem aumentado, mesmo depois da sua revogação em 2005 explicado pelo regime transitório.

Subvencao_Vitalicia_Evolucao_Custo_Global.png

O valor global das subvenções só está discriminado a partir de 2001. De qualquer forma, podemos ver uma tendência de aumento deste valor.

Subvencao_Vitalicia_Media_Mensal_Beneficiario.png

A média mensal por beneficiário tem crescido significativamente nos últimos anos, curiosamente depois de 2005.

Polémica com as Subvenções Vitalícias

As subvenções vitalícias, embora existentes há já alguns anos, só em 2011 é que foram alvo de polémica na sequência das medidas de austeridade impostas pelo XIX Governo Constitucional. Esta polémica tem por base a manutenção das subvenções sem qualquer redução quando o valor da reforma do cidadão comum é reduzida em duas prestações e em valor percentual mensal.

Em Outubro de 2011, o Diário de Notícias publicou uma lista de beneficiários Link para a cache do Busca Tretas que acumulavam a subvenção com os rendimentos de uma vida ainda activa em cargo de gestão de topo. Em Janeiro de 2011, o mesmo jornal havia publicado um artigo Link para a cache do Busca Tretas onde revelava alguns nomes. Alguns desses nomes foram:

O artigo de Janeiro, que passou despercebido talvez por então não estarem em vigor certas medidas de austeridade, apresenta um dado bastante relevante do peso desta subvenção:

  • Pensões dos políticos custam 80 milhões de euros em 10 anos Link para a cache do Busca Tretas

    • Data: 2011.01.11
    • Fonte: DN
    • Autor: Rui Pedro Antunes
    • Último relatório da CGA mostra que Estado gastou mais 3,5 milhões de euros com 383 deputados do que com os 22 311 pensionistas que ganham até 217 euros. Gastos com este "privilégio" têm aumentado todos os anos. Em 2011, regista-se valor mais elevado de sempre com este tipo de reformas: 9,1 milhões de euros. Enquanto um funcionário público trabalha em média 30 anos para ter acesso à reforma, os políticos que até 2005 estiveram oito ou doze anos no cargo ganharam direito a uma pensão para toda a vida.

Na sequência desta polémica, as várias forcas politicas e o Governo reagiram com propostas de alteração e algumas condenações da situação, tendo a voz mais critica sido de Francisco Louçã com o exemplo dos membros Bloco de Esquerda não usufruírem desta subvenção.

Como exemplos de hipocrisia e arrogância tivemos as declarações de Ângelo Correia e Manuel Dias Loureiro que, apesar de estarem activos e bem remunerados, consideram a subvenção como um direito adquirido que não abrem mão. Ver como referência as contradições sobre os direitos adquiridos de Ângelo Correia.

Subsídio de reintegração

Subsídio consagrado aos membros do Governo, deputados à Assembleia da República e aos juízes do Tribunal Constitucional que não fossem magistrados de carreira que cessavam as suas funções e que não tinham direito à subvenção vitalícia. Inicialmente era atribuído até 8 anos de funções, contínuas ou intercaladas, tendo mais tarde passado para 12 anos.

Em 2005, com a Lei 52-A/2005, este subsídio foi revogada. No entanto, a mesma Lei determina um regime transitório que permite aos deputados usufruir deste subsídio, desde que até ao termo do mandato preencham os requisitos necessários ao mesmo. O cálculo do valor do subsídio tem no entanto como limite o ano de aprovação desta Lei.

Este subsídio é pago pela Assembleia da República, através do seu orçamento. O subsídio tem de ser solicitado pelo deputado, sendo este acto secreto assim como os subsídios atribuídos, não sendo publicados em qualquer documento oficial público.

Impacto do Subsídio de reintegração

O subsídio de reintegração é suportadas pelo orçamento da Assembleia da República.

Consultando a página sobre Orçamento e Conta de Gerência do Parlamento, encontramos os relatórios de execução orçamental deste órgão, igualmente disponibilizados em anexo.

Embora a informação nem sempre esteja disponível ou completa, podemos desenhar o seguinte gráfico:

Subsidio_Reintegracao_Evolucao_Custo_Global.png

Segundo os relatórios referentes aos anos de 2000, 2001 e 2002, houve respectivamente 42, 9 e 68 pedidos de subsídio. Nos restantes relatórios esta informação é omissa.

Outros Privilégios

Para além alguns dos pontos já referidos, claros privilégios específicos às funções de cargos políticos, vamos agrupar aqui outros privilégios consagrados nas Leis em vigor.

Apoio em processos judiciais

Os eleitos locais, designadamente os presidentes das câmaras municipais, vereadores e membros das juntas de freguesia em regime de tempo inteiro, têm direito a apoio financeiro em processos judiciais. A Lei consagra que constitui encargo da autarquia as despesas provenientes de processos judiciais em que os eleitos locais estejam envolvidos como causa do exercício das respectivas funções, desde que não se prove dolo ou negligência por parte dos mesmos.

A Lei é omissa no que diz respeito à restituição das verbas gastas no caso de condenação dos eleitos. Assume-se que caso a condenação seja devida a outras causas que não dolo ou negligência, como corrupção, não há motivo para eventual restituição de verbas.

Porte de Arma

Têm consagrado na Lei o direito a uso e porte de arma de defesa:

  • Ex-Presidentes da República
  • Deputados
  • Presidentes das câmaras municipais
  • Vereadores das câmaras municipais
  • Membros das juntas de freguesia em regime de tempo inteiro

Dias de férias

Têm direito a 30 dias de férias:

  • Presidentes das câmaras municipais
  • Vereadores das câmaras municipais
  • Membros das juntas de freguesia em regime de tempo inteiro

De referir que a Lei é omissa em relação ao modo como os dias de férias são gozados. Não é possível, através da Lei, saber se são dias úteis ou dias corridos.

Ex-Presidentes da República

Os ex-presidentes de República têm, para além de uma subvenção mensal correspondente a 80 % do vencimento do Presidente em exercício, os seguintes privilégios:

  • Automóvel do Estado para uso pessoal com condutor e combustível.
  • Gabinete de trabalho com telefone, secretário e assessor escolhidos por si. O único requisito destes dois quadros é serem da sua confiança.
  • Ajudas de custo iguais às do Primeiro-Ministro, sempre que se desloque em missões oficiais fora da sua área de residência.
  • Livre trânsito e passaporte diplomático.
  • Uso e porte de arma, já referido anteriormente.

Transmissão de Pensão e Subvenção Vitalícia

Em caos de morte do Presidente da República ou os ex-titulares do cargo, têm direito conjuntamente a uma pensão mensal de valor igual a 50 % do vencimento do Presidente:

  • Cônjuge
  • Filhos menores ou incapazes
  • Ascendentes a seu cargo

Os beneficiários da subvenção mensal vitalícia, mediante o regime transitório aprovado em 2005, têm direito a transmitir 75 % do respectivo montante ao:

  • Cônjuge
  • Filhos menores ou incapazes
  • Ascendentes a seu cargo

Esta transmissão é efectuada mediante requerimento dos interessados, recebendo o cônjuge 50 % do valor e os restantes 50 %. Não é permitida no entanto a acumulação das partes que se venham a extinguir por mudança de estado, maioridade, se tornarem capazes ou falecerem.

Responsabilidade Criminal

Outros dos privilégios, não necessariamente económico, é a responsabilidade criminal que se traduz numa imunidade institucional com regras diferentes do resto dos cidadãos. Este ponto discrimina o nível de responsabilidade criminal para alguns dos titulares.

Presidente da República

  • Definido no Artigo 130.º da Constituição da República Portuguesa.
  • Responde perante o Supremo Tribunal de Justiça por crimes praticados no exercício das suas funções.
  • Por crimes estranhos ao exercício das suas funções responde depois de findo o mandato perante os tribunais comuns.
  • Durante o seu mandato, qualquer processo cabe à Assembleia da República, mediante proposta de um quinto e deliberação aprovada por maioria de dois terços dos deputados.

Deputados da Assembleia da República e das Regiões Autónomas

  • Nenhum deputado pode ser detido ou preso sem autorização da respectiva Assembleia, salvo por crime doloso a que corresponda pena de prisão cujo limite máximo seja superior a 3 anos e em flagrante delito.
  • Os deputados não podem ser ouvidos como declarantes nem como arguidos sem autorização da respectiva Assembleia, sendo obrigatória a decisão de autorização, no segundo caso, quando houver fortes indícios de prática de crime doloso a que corresponda pena de prisão cujo limite máximo seja superior a 3 anos.
  • Movido procedimento criminal contra um deputado e acusado este definitivamente, a respectiva Assembleia decide se o Deputado deve ou não ser suspenso.
  • A deliberação da Assembleia nos casos anteriores é feita por escrutínio secreto.
  • No caso de não suspensão do deputados, da Assembleia da República e Legislativa dos Açores, os prazos de prescrição do processo judicial são suspensos. No caso da Madeira, o Estatuto é omisso pelo que se conclui que o processo poderá prescrever.

Provedor Justiça

  • Não pode ser detido ou preso sem autorização da Assembleia da República, salvo por crime punível com a pena de prisão superior a 3 anos e em flagrante delito.
  • Movido procedimento criminal e acusado definitivamente, a Assembleia da República deliberará se o provedor deve ou não ser suspenso para efeito de seguimento do processo, salvo no caso de crime punível com a pena de 3 anos.

Caso da Madeira: Subvenção Vitalícia e Subsídio de Reintegração

A região Autónoma da Madeira é um caso único no que diz respeito à subvenção vitalícia e ao subsídio de reintegração, uma vez que estes continuam em vigor para os titulares de cargos públicos da Região. A Lei 52-A/2005 que revogou estes privilégios não é aplicável à Madeira.

Esta situação deve-se ao Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma da Madeira, que define os direitos dos titulares de cargos políticos na Madeira. Este Estatuto não é alterado desde 2000 e consagra as subvenções em vigor até à Lei 26/95, onde 12 anos de funções dá direito a uma subvenção mensal vitalícia e menos de 12 anos um subsídio de reintegração.

A acumulação de reformas com o vencimento de cargo público também não está sujeita a limitações como no resto do país.

No capítulo III referente ao Estatuto Remuneratório, há mesmo um ponto que diz:

  • O estatuto remuneratório constante da presente lei não poderá, designadamente em matéria de vencimentos, subsídios, subvenções, abonos e ajudas de custo, lesar direitos adquiridos.

Segundo um artigo do jornal Público Link para a cache do Busca Tretas de 2011.10.26, a Assembleia da Madeira afectou em 2011 cerca de 1,6 M€ para o pagamento de subvenções vitalícias a 52 ex-deputados, o que equivale a um décimo do seu orçamento.

Governo Civil e Deputados Europeus

Devido à extinção dos Governos Civis, os rendimentos dos respectivos Governadores não são aqui mencionados. Os interessados podem encontrar informação nos Decretos-Lei 252/92, 316/95, 213/2001 e 264/2002, e na Lei 52-A/2005.

Quanto aos deputados europeus, como o seu vencimento é suportado pelo Parlamento Europeu não estão incluídos nas listas anteriores.
Contudo, há a Lei 144/85 que define o Estatuto dos Deputados ao Parlamento Europeu de onde se destacam os seguintes pontos:

  • Define uma suspensão automática do mandato de deputado à Assembleia da República se o mesmo exercer o cargo de deputado europeu.
  • Revogado entretanto pela Lei 52-A/2005, estava consagrada, no caso do deputado não ter direito a qualquer tipo de subvenção pelo Parlamento Europeu, a passagem do tempo como deputado europeu para a contagem de tempo como deputado à Assembleia da República.

Evolução dos Estatutos

Neste ponto são descritas as alterações que foram sendo efectuadas ao longo do tempo.

Regime de remuneração do Presidente da República

1984.07.31 - Versão Original
A Lei 26/84 define o Regime de remuneração do Presidente da República. Em detalhe:

  • Define a remuneração e despesas de representação do Presidente da República, indexando a actualização do vencimento aos aumentos da mais alta categoria da função pública. como curiosidade o vencimento mensal é fixado em 160.000 escudos, equivalente a 798 €.
  • Define a subvenção mensal e regalias para ex-presidentes da República.
  • Interdita a acumulação da subvenção de ex-presidentes da República com quaisquer outras reformas.
  • Em caso de morte do Presidente ou de ex-titulares do cargo, têm direito (conjuntamente) a uma pensão mensal de 50 % do vencimento do Presidente:
    • Cônjuge
    • Filhos menores ou incapazes
    • Ascendentes a seu cargo

1988.08.25 - Primeira Alteração
A Lei 102/88 introduziu as seguintes alterações:

  • Fixa o ordenado do Presidente da República em 400.000 escudos, equivalente a 1995 €.
  • Indica o cargo de director-geral da Administração Pública como referência para actualizações salariais do cargo de Presidente da República.

2008.07.03 - Segunda Alteração
A Lei 28/2008 introduziu as seguintes alterações:

  • Os ex-presidentes da República passam a ter direito de acumular a sua subvenção com outras pensões.
  • O assessor e secretário, que os ex-presidentes têm direito, passam a ter como único pressuposto serem da confiança deste, sendo nomeados a seu pedido e sem necessidade de pertencerem ao quadro de funcionários ou agentes do Estado.
  • Revoga o artigo que diz: "Os titulares dos direitos e regalias previstos na presente lei que exerçam funções públicas optarão por um dos regimes", ambíguo por não definir os regimes.

Estatuto Remuneratório dos Titulares de Cargos Políticos

1985.04.09 - Versão Original
A Lei 4/85 define o Estatuto Remuneratório dos Titulares de Cargos Políticos, abrangendo:

  • O Presidente da República;
  • Os membros do Governo;
  • Os deputados à Assembleia da República;
  • Os ministros da República para as regiões autónomas;
  • Os membros do Conselho de Estado.

1987.06.01 - Primeira Alteração
A Lei 16/87 introduziu as seguintes alterações:

  • Os deputados deixam de poder optar pelo vencimento e subsídios das funções anteriores à tomada de posse.
  • Aumenta os cargos públicos que implicam a suspensão da subvenção mensal vitalícia, incluindo qualquer cargo público não definido na lista, como o de gestor público, cuja remuneração mensal não seja inferior ao vencimento base do cálculo da subvenção.
  • Processamento da subvenção mensal vitalícia passa a ser feito pela Caixa Nacional de Aposentações.
  • Os beneficiários do subsídio de reintegração que assumam ou reassumam funções, e em razão disso venham a adquirir direito à subvenção mensal vitalícia, têm de restituir na totalidade o subsídio de reintegração que auferiram.

1988.08.25 - Segunda Alteração
A Lei 102/88 introduziu as seguintes alterações:

  • Revoga as senhas de presença nas comissões parlamentares.
  • Impõe o limite de 75% do montante equivalente ao somatório do vencimento e abono mensal para despesas de representação do Presidente da República no vencimento ilíquido de todos os cargos e funções públicas, com excepção do Presidente da Assembleia da República.

1995.08.18 - Terceira Alteração
A Lei 26/95 introduziu as seguintes alterações:

  • O tempo mínimo para requerer uma subvenção vitalícia passa de 8 para 12 anos.
  • O cálculo da subvenção vitalícia passa a ter por base o último vencimento em vez do vencimento do cargo onde tiver permanecido mais tempo.
  • Os detentores da subvenção vitalícia podem acumular até 50% da subvenção com cargos públicos em regime de acumulação.
  • A acumulação da subvenção vitalícia e da reforma passa a estar limitada à remuneração base do cargo de ministro.
  • A idade mínima para a subvenção vitalícia é estipulada nos 55 anos.
  • O limite máximo para beneficiar do subsídio de reintegração passa de 8 para 12 anos.

2001.02.23 - Quarta Alteração
A Lei 3/2001 introduziu as seguintes alterações:

  • O cálculo da subvenção vitalícia volta a ter por base o vencimento do cargo onde tiver permanecido mais tempo.
  • Passam a poder usufruir do subsídio de reintegração os titulares de cargos em regime de não exclusividade.

2005.10.10 - Quinta Alteração
A Lei 52-A/2005 introduziu as seguintes alterações:

  • Revoga o regime fiscal aplicável às funções anteriores a deputado.
  • Revoga a subvenção vitalícia.
  • Revoga a acumulação de pensões.
  • Revoga a transmissão do direito à subvenção vitalícia.
  • Revoga a subvenção de sobrevivência.
  • Revoga o subsídio de reintegração.
  • Determina um regime transitório para a subvenção vitalícia e o subsídio de reintegração.
  • Estabelece limites às cumulações de vencimentos do Estado com reformas do sistema público, permitindo a opção entre um terço de um ou do outro rendimento consoante a situação mais favorável ao titular do cargo.

2008.07.10 - Sexta Alteração
A Lei 30/2008 retira as referências ao cargo de Representante da República nas Regiões Autónomas, que passa ter um Estatuto próprio consagrado nesta Lei.

Estatuto dos Deputados

1993.03.01 - Versão Original
A Lei 7/93 define o Estatuto dos Deputados da Assembleia da República, nomeadamente os termos do mandato, imunidades, a definição de antigo deputado e deputado honorário.

1995.08.18 - Primeira Alteração
A Lei 24/95 introduziu as seguintes alterações:

  • Impede expressamente, quando em regime de acumulação, de haver ligações ao Estado por concursos públicos a empresas onde o deputado exerça funções ou detenha participação
  • A criação do registo de interesses na Assembleia da República, que consiste na inscrição de todos as actividades susceptíveis de gerarem incompatibilidades ou impedimentos, e quaisquer actos que possam proporcionar proveitos financeiros ou conflitos de interesses. Para avaliar os registos é criada a Comissão Parlamentar de Ética.

1998.08.18 - Segunda Alteração
A Lei 55/98 incluiu os direitos previstos na legislação sobre protecção à maternidade e à paternidade.

1999.02.10 - Terceira Alteração
A Lei 8/99 define que os encargos deste Estatuto deixam de ser satisfeitos pelo orçamento da Assembleia da República. O ponto é revogado mas não é especificado que orçamento estatal comportará esses encargos.

1999.06.16 - Quarta Alteração
A Lei 45/99 reescreve as imunidades, deveres e direitos dos deputados.

2001.02.23 - Quinta Alteração
A Lei 3/2001 introduziu as seguintes alterações:

  • Explicita a disposição de Estatuto único para os deputados.
  • Define novas regras para a substituição de um deputado.
  • Criação do direito a utilizar gratuitamente serviços postais e sistemas de telecomunicações, bem como à utilização da rede informática parlamentar e de outras redes electrónicas de informação.
  • Alterações pontuais ao regime de incompatibilidades, sendo a mais importante permitir a participação de empresas onde o deputado detenha até 10 % do capital em concursos públicos.

2005.10.10 - Sexta Alteração
A Lei 52-A/2005 impõe o regime geral de segurança social aos deputados.

Como curiosidade assinalo que segundo os Estatutos, todos os deputados (Portugal continental e regiões autónomas) não representam os círculos eleitorais pelos quais são eleitos mas sim o país ou a região no caso dos Açores e da Madeira.

Estatuto do Representante da República nas Regiões Autónomas

A Lei 30/2008 define o Estatuto do Representante da República nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Até então não existia um Estatuto e as remunerações eram definidas na Lei 4/85 referente ao Estatuto Remuneratório dos Titulares de Cargos Políticos.

Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma da Madeira

1991.06.05 - Versão Original
A Lei 13/91 define o Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma da Madeira nas suas várias vertentes, Assembleia Regional, deputados, Governo Regional, etc.

1999.08.21 - Primeira Alteração
A Lei 130/99 introduziu, entre outras, as seguintes alterações:

  • Os símbolos regionais passam também a ser utilizados nos serviços da República sediados na Região.
  • Atribui um poder tributário próprio à Região, podendo adaptar o sistema fiscal nacional às especificidades regionais, dispondo das receitas fiscais nela cobradas ou geradas.
  • Actualiza o estatuto dos deputados da Assembleia Legislativa Regional.
  • Define o estatuto remuneratório dos titulares de cargos públicos da Região.

2000.06.21 - Segunda Alteração
A Lei 12/2000 introduziu as seguintes alterações:

  • Redefine o número de eleitores recenseados necessário para eleger um deputado à Assembleia Regional.

Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores

1980.08.05 - Versão Original
A Lei 39/80 define o Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores.

1987.03.26 - Primeira Alteração
A Lei 9/87 introduziu, entre outras, as seguintes alterações:

  • Reduz o número de eleitores necessários para eleger um deputado.
  • Os candidatos a deputado deixam de ter como restrição a residência habitual na Região há mais de 2 anos, para serem só residentes.
  • Acrescenta mais direitos, referentes a uma salvaguarda das funções anteriores ao cargo público, para deputados e membros do governo regional.
  • Revê o regime de incompatibilidades.

1998.08.27 - Segunda Alteração
A Lei 61/98 introduziu, entre outras, as seguintes alterações:

  • Os candidatos a deputados deixam de ter de ser obrigatoriamente residentes na Região.
  • Atribui um poder tributário próprio à Região, podendo adaptar o sistema fiscal nacional às especificidades regionais, dispondo das receitas fiscais nela cobradas ou geradas.
  • Inclui a obrigatoriedade de uma visita anual a cada uma das ilhas pelo Governo Regional.
  • Passa a responsabilidade de actualização do Estatuto Político-Administrativo dos Açores para a Assembleia Legislativa Regional.

2009.01.12 - Terceira Alteração
A Lei 2/2009 introduziu várias alterações com vista à aproximação ao Estatuto dos cargos políticos em vigor em Portugal Continental, entre as quais:

  • Os direitos, regalias e imunidades dos deputados regionais passam a ser iguais aos dos deputados da Assembleia da República.
  • Revê o Estatuto remuneratório dos titulares de cargos políticos e as ajudas de custo, equiparando aos titulares de Portugal Continental.
  • Define os objectivos fundamentais da autonomia.
  • Atribui competência à Assembleia Legislativa Regional para legislar em várias matérias como: pescas, agricultura, comércio, industria, energia, turismo, infra-estruturas, telecomunicações, transportes, ordenamento do território, ambiente, educação, cultura, comunicação social, segurança pública e protecção civil.
  • Introduz a limitação de três mandatos consecutivos do Presidente do Governo Regional
  • Consagra a participação da Região na política externa da República em matérias que lhe digam respeito.
  • Alterações ao Estatuto Político-Administrativo dos Açores com origem na Assembleia da República têm de ser aprovadas na Assembleia Legislativa Regional.

Estatuto dos Eleitos Locais

1987.06.30 - Versão Original
A Lei 29/87 define o Estatuto dos Eleitos Locais, abrangendo os presidentes das câmaras municipais e vereadores. Este diploma define as incompatibilidades, deveres, direitos e as remunerações para os regimes de meio tempo e de permanência.
Destacam-se os seguintes pontos:

  • Contagem de tempo de serviço: é contado a dobrar, até ao limite máximo de 20 anos, desde que tenha cumprido no mínimo 6 anos seguidos ou interpolados nas respectivas funções.
  • Subsídio de reintegração: para os eleitos em regime de permanência e exclusividade cujo tempo de serviço seja inferior a 6 anos, beneficiam deste subsídio no valor de 1 mês por cada semestre em funções até ao limite de 11 meses.
  • Apoio em processos judiciais: as autarquias suportam os encargos com processos judiciais em que os eleitos sejam parte, desde que tais processos tenham como causa o exercício das respectivas funções e que não se prove dolo ou negligência.

1989.12.15 - Primeira Alteração
A Lei 97/89 introduziu as seguintes alterações:

  • O tempo de serviço posterior a 10 anos passa a ser contado em singelo e não dobrado.
  • Os eleitos podem pedir reforma antecipada se preencherem uma das seguintes condições:
    • exerceram funções em regime de permanência num mínimo de 6 anos, tenham mais de 60 anos de idade e 20 anos de serviço.
    • exerceram funções em regime de permanência num mínimo de 6 anos, tenham pelo menos 30 anos de serviço.

1991.01.10 - Segunda Alteração
A Lei 1/91 introduziu um regime de suspensão da reforma antecipada se o titular reassumir um cargo público.

1991.05.17 - Terceira Alteração
A Lei 11/91 introduziu as seguintes alterações:

  • Define as regras para o exercício do direito de opção do regime de segurança social, estabelecendo prazos para exercer este direito.
  • Caso o titular tenha optado pelo regime geral de segurança social, tem de efectuar o pagamento de contribuições acrescidas para o tempo de serviço bonificado,

1996.04.18 - Quarta Alteração
A Lei 11/96 vem especificar um regime aplicável ao exercício do mandato dos membros das juntas de freguesia, retirando as referências aos mesmos no texto original da Lei 29/87. Define assim o regime de meio tempo e tempo inteiro, a distribuição de funções, as remunerações, abonos, senhas de presença e dispensa do exercício parcial da actividade profissional.

1997.12.11 - Quinta Alteração
A Lei 127/97 incluiu os direitos previstos na legislação sobre protecção à maternidade e à paternidade para os eleitos locais.

1999.06.24 - Sexta Alteração
A Lei 50/99 introduziu as seguintes alterações:

  • Atribuição de despesas de representação aos eleitos locais em regime de permanência.
  • Os eleitos locais que exerçam funções a meio tempo por, simultaneamente, exercerem outras funções remuneradas a meio tempo e em regime de exclusividade nos serviços municipalizados ou em empresa municipal da mesma autarquia são equiparados a eleitos em regime de permanência.

2001.08.10 - Sétima Alteração
A Lei 86/2001 introduziu as seguintes alterações:

  • Adiciona os membros das juntas de freguesia em regime de tempo inteiro aos cargos objectos da Lei, com todas as implicações a nível de tempo de contagem de serviço, subsídios, etc.
  • Redefine os valores para as senhas de presença dos eleitos locais em regime de não permanência, por cada reunião ordinária ou extraordinária do respectivo órgão e comissões:
    • 3% do valor base da remuneração do presidente da câmara municipal para o presidente da assembleia municipal;
    • 2,5% do valor base da remuneração do presidente da câmara municipal para o secretário da assembleia municipal;
    • 2% do valor base da remuneração do presidente da câmara municipal para vereadores e restantes membros da assembleia municipal;
  • Atribui uma bonificação de 25% para o tempo de serviço para os eleitos locais em regime de meio tempo, presidentes e vogais das juntas de freguesia

em regime de não permanência, desde que possuam, pelo menos, 8 anos no desempenho dos respectivos cargos e até ao limite de 12 anos.

2004.06.17 - Oitava Alteração
A Lei 22/2004 introduziu as seguintes alterações:

  • Os eleitos locais em regime de permanência passam a ter direito a subsídio de refeição.
  • Consagra o vencimento por inteiro aos eleitos em regime de exclusividade ou em acumulação com funções públicas ou privadas não remuneradas.
  • Exclui os rendimentos provenientes de direitos de autor na acumulação do desempenho de actividades.

2005.10.10 - Nona Alteração
A Lei 52-A/2005 introduziu as seguintes alterações:

  • Os presidente e vereadores de câmaras municipais, mesmo em regime de permanência, passam a poder exercer outras actividades desde que não violem os regimes de incompatibilidades e impedimentos.
  • Revoga o regime fiscal aplicável às funções anteriores.
  • Revoga o subsídio de reintegração.
  • Revoga a contagem bonificada do tempo de serviço.
  • Revoga os critérios para a reforma antecipada.
  • Determina um regime transitório para o subsídio de reintegração e contagem bonificada do tempo de serviço.
  • Consagra o vencimento por inteiro aos eleitos em regime de exclusividade ou em acumulação com funções privadas não remuneradas.
  • Consagra 50% do vencimento base aos eleitos que exerçam funções privadas remuneradas, mantendo a totalidade das regalias sociais.
  • Consagra a acumulação no máximo de 1/3 do vencimento base aos eleitos que exerçam funções remuneradas em entidades do sector público empresarial participadas pelo respectivo município.
  • Impede a acumulação de vencimentos aos eleitos que exerçam funções em entidades públicas ou do sector público empresarial não participadas pelo respectivo município.
  • Os eleitos locais em regime de meio tempo passam a ter o vencimento limitado a 1/3 se exercerem funções em entidades do sector público empresarial participadas pelo respectivo município.

Estatuto do Provedor de Justiça

1991.04.09 - Versão Original
A Lei 9/91 define o Estatuto do Provedor de Justiça, desde as suas responsabilidades e funções, remuneração, à Provedoria de Justiça.

1996.08.14 - Primeira Alteração
A Lei 30/96 reforçou as competências e independência do Provedor de Justiça.

2005.10.10 - Segunda Alteração
A Lei 52-A/2005 introduziu as seguintes alterações:

  • Revoga o regime fiscal aplicável às funções anteriores a Provedor de justiça.
  • Revoga a subvenção vitalícia.
  • Revoga a acumulação de pensões.
  • Revoga a transmissão do direito à subvenção vitalícia.
  • Revoga a subvenção de sobrevivência.
  • Revoga o subsídio de reintegração.
  • Determina um regime transitório para a subvenção vitalícia e o subsídio de reintegração.

Estatuto do pessoal dos Gabinetes Ministeriais

1976.05.19 - Versão Original
O Decreto-Lei 372/76 cria o Estatuto e define a sua composição.

1988.01.30 - Primeira Alteração
O Decreto-Lei 25/88 procede a um ajustamento do vencimento dos titulares de cargos nas Casas Civil e Militar do Presidente da República, no gabinete do mesmo e nos gabinetes dos membros de Governo.

1988.07.23 - Segunda Alteração
O Decreto-Lei 262/88 constitui de certo modo a primeira versão estruturada do Estatuto, definindo o regime, composição e orgânica dos gabinetes ministeriais. São excluídos os cargos nas Casas Civil e Militar do Presidente da República e do seu gabinete.

1988.09.23 - Terceira Alteração
O Decreto-Lei 322/88 estabelece a orgânica do Gabinete do Primeiro-Ministro.

1992.04.04 - Quarta Alteração
O Decreto-Lei 45/92 define o orçamento da Presidência Conselho de Ministros como referência para o Gabinete do Primeiro-Ministro, alterando ainda algumas denominações menores.

2012.01.20 - Quinta Alteração
O Decreto-Lei 11/2012 faz uma revisão geral ao Estatuto quanto à natureza, composição, orgânica e regime jurídico, definindo ainda as remunerações.

Comentários

Comente esta página
Nome:
Comentário:
É humano?


Imagem de desafio reCAPTCHA






Obter um novo desafio
Obter um desafio de áudio
Ajuda




Nome:Ricardo Araújo
Time:2011.11.23 17:20
Dou o meu Louvor a quem teve o trabalho de ler e fazer o apanhado das informações relevantes de todos aqueles PDF's. Muito bom.
Nome:Tiago Aleixo
Time:2011.11.24 07:28
grande maquina de consumo aos 100km,e nao anda nada!!!

è comprar uma a eletrecidade ,anda mais,consome menos e nao projudica as pessoas kkkkkk

Nome:Carlos Costa
Time:2011.11.26 10:41
Trabalho Brilhante.

Será possível juntar no fim o Total disto tudo, ou seja, quanto é que esta gente custa ao estado por ano ?

Obrigado

Nome:Pedro Seixas
Time:2012.01.14 04:53
Muito bom, muitas horinhas de pesquisa e estudo, obrigado.
Nome:joao Inocentes
Time:2012.01.25 08:45
Trabalho fantastico, de enorme ajuda para uma batalha que se avizinha.

Dou os meus sinceros parabéns pelo contributo para a verdade.

Nome:Joaquim Silva
Time:2012.04.04 05:00
Brilhante trabalho, uma excelente fonte de consulta, dá para ver o regabofe que vai por este paralelipipedo...
Nome:Ana Teresa
Time:2012.04.19 03:57
Excelente trabalho. Um muito obrigada por partilhares
Nome:Jorge Oliveira Mendes
Time:2012.05.09 10:08
Porque será que a ditadura nacional e patriótica do Gaspar ,não começa por cortar aqui???. É fácil é barato, dá milhões!......

Penduras indecentes. Isto é mesmo uma vergonha 4º mundista!!!......

Nome:Jorge Oliveira Mendes
Time:2012.05.09 10:26
Talvez Gaspar começar por mexer aqui. Sugestões: Catroga, Jorge Coelho, Dias Loureiro, Duarte Lima, Oliveira e Costa etc.

Terá medo?

Nome:Victor Moreira
Time:2012.05.17 03:46
Excfelente trabalho, muito elucidativo do regabofe que grassa neste País, onde essa abominável classe poitica eclode para se transformarem nas "varejeiras" que apodrecem a Nãção.
Nome:Carlos Santos
Time:2012.05.17 13:19
Obrigado a que fez esta consulta, muito preocupante para que ganha menos de 500€.
Nome:António José
Time:2012.05.18 04:15
Excelente trabalho de pesquisa, parabéns.

Estrutura organizacional e apresentação óptimas.

Obrigado por ter partilhado esta informação.

Boa ferramenta de análise para o PM / PR reverem os destinatários de aplicação das medidas medidas da troika garantindo maior justiça na distribuição dos sacríficios.

Nome:Carlos Mendes
Time:2012.05.29 08:41
Isto presentemente vale quanto - a soma agregada e total da lista?
Nome:HelderGuerreiro
Time:2012.05.29 09:06
@Carlos Mendes

Excelente pergunta. É qualquer coisa que deve ser investigado.

Se alguém fizer as contas, peço que envie aqui para o tretas.org, eu entretanto vou colocar isto na minha longa lista de coisas a fazer...

Nome:Manuel Soares
Time:2012.05.30 18:30
Trabalho excelente. Pena é que quem os elege não leia isto. E os que lerem, dificilmente dormirão descansados e sem vómitos pela situação em que estamos.
Nome:Julio Zdanowski
Time:2012.05.31 06:29
Gostei. Extraordinário trabalho de recolha de dados e informação. Os pares da ARP sabem tratar deles mas não de nós, contribuintes não classificados como pares.
Nome:José A. Fernandes
Time:2012.06.02 16:40
Ignorando a sua existência, até agora, reconheço que esta página é de um valor incalculável dado o conteúdo informativo que detém, mormente quanto ao enquadramento financeiro de grande parte dos titulares políticos. BOM TRABALHO!
Nome:Hugo Carreira
Time:2012.06.03 07:20
Concordo com os demais ao louvar o trabalho do autor e o seu contributo para a verdade.

Agora, e se possível, era acrescentar os totais e publicar em todos os jornais diários, com todos os detalhes aqui já descritos.

Nome:Manuel Ferreira
Time:2012.06.03 08:10
Trabalho extraordinário resultante, certamente, de inúmeras horas de investigação. Bem haja para quem o elaborou
Nome:Eduardo Costa
Time:2012.06.03 16:02
NUM PAÍS EM CADA VEZ MAIS PESSOAS PASSAM MAIS FOME INCLUINDO CRIANÇAS, EM QUE HÁ CADA VEZ MAIS PESSOAS NO LIMIAR DA POBREZA, EM QUE CADA VEZ MENOS PESSOAS SÃO CADA VEZ MAIS RICAS E, FUNDAMENTALMENTE, EM QUE CADA VEZ MAIS POLITICOS APELAM AO SENTIDO DE SACRIFICIO DO POVO, INCLUINDO O REITERADO APELO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, NO SENTIDO DA EQUIDADE NA AUSTERIDADE, SINTO-ME REPUGNADO COM A GLOBALIDADE DESTA SITUAÇÃO VERGONHOSA, SENÃO MESMO PORNOGRAFICA.
Nome:Manuel Fernandes
Time:2012.06.03 17:39
Embora ainda só tenha visto de relance o grande e precioso conteúdo aqui apresentado, apresso-me a apresentar parabéns à excelente pesquisa e compilação... e imediatamente repassarei para que todos os cidadãos portugueses conheçam "as linhas com que são cosidos".- Acabo de ouvir a referência duma grande figura política aos "direitos adquiridos"... e não deixa de ter razão. Mas poderemos perguntar quem "cozinhou" para os políticos tão risonhos e substanciais direitos?!... A resposta só pode ser que foram eles próprios. E... os nossos 13.º e 14.º meses não são direitos adquiridos?!!!... São!... e com esta grande diferença: descontámos durante mais de 3 décadas impostos incidindo em 14 meses/ano... enquanto aqueles "direitos adquiridos" pelos políticos só visam retirar, quase sem descontos o que nós reunimos com elevados descontos e sacrifícios de vária ordem.

Também já tínhamos ouvido falar nos mesmos termos, mas por algo diferente, Manuela Ferreira Leite, que, mostrando estar ciente dos direitos adquiridos, opunha-se a conceder aos trabalhadores de salário mínimo o "direito" a um pequeno aumento para os 500 €.

Mudando de assunto:

Na tabela de vencimentos - e sem pretender expor quaisquer considerandos de ordem valorativa nos limites de qualquer cargo -, direi que gostaria de perceber a razão de algumas diferenças entre iguais cargos nas duas Regiões Autónomas. Por exemplo: em ambas as regiões, os cargos principais têm igual remuneração, o que logo se pode constatar no respeitante a Presidente da ALR. Mas tal não acontece com o cargo de Vice-Presidente da ALR, pois o cálculo tem por referência a mesma base, mas com taxas diferentes.

Também divergem os vencimentos de Presidente de grupo parlamentar e de Secretário de mesa da ALR e outros.

Há cargos que só existem numa das Regiões Autónomas... (ou terá havido falha?) - É o caso de Vice-Presidente de grupo parlamentar, de Vice-Secretário de mesa da ALR, Relator, etc.

Nome:JoseLopes
Time:2012.06.03 18:35
@Manuel Fernandes

As diferenças entre as duas Regiões são o reflexo de diferentes estatutos, não é o mesmo para ambas. A diferença nos cargos tem a mesma razão, só estão aqui aqueles que foram encontrados nos respectivos estatutos. Admito que possam estar definidos em algum lado mas não encontrei.

Nunca é demais realçar que está tudo espalhado por uma série de estatutos. Aliás, esta análise começou com o Estatuto Remuneratório dos Titulares de Cargos Políticos, título que engana pois não inclui todos os cargos, tendo sido completada após uma busca por várias Leis e Decretos.

Nome:Inácio
Time:2012.06.04 02:57
Li tudo e acho absolutamente normal.

Compreendam que a culpa disto tudo é o povo.

Isto só muda quando o povo for capaz de eleger seres humanos para governar o País. O que nunca aconteceu desde o 25 de Abril de 1974. Agora calem-se e não andem a mostrar isto.

Já viram algum abutre ou vampiro a viver sem o sangue dos outros?

Nome:Manuel Fernandes
Time:2012.06.04 18:14
Agradeço a José Lopes a informação, que coincide com uma das hipóteses por mim admitidas sem o expressar, mas sou de opinião que não deveria haver tão livre arbítrio. Autonomia sim, mas nem tanto!

Também devo reconhecer a sua prontidão, que excedeu as minhas expectativas.

Obrigado!

Nome:João Bernardino
Time:2012.06.04 20:32
Deve ter dado reunir, organizar e preparar todos estes dados, mas acredite, valeu a pena. Está um excelente trabalho, está uma fonte de consulta muito útil e finalmente está também um retrato da orgia de gastos públicos.
Nome:Alberto Silva
Time:2012.06.06 18:18
Julgo não errar ao pensar que o trabalho aqui apresentado deverá ter demorado meses a pesquisar, coligir, estruturar, formatar e certamente outras "operações" de não menor complexidade. Está excelente e proporciona aos estudiosos da matéria uma fonte inesgotável de aprendizagem e reflexão. A iniciativa é merecedora dos maiores encómios. Parabens ao autor e obgd por ter partilhado.

Nota: seja-me permitido chamar a atenção para o termo "descriminar" várias vezes usado, no sentido de DISCRIMINAR (destrinçar,distinguir,especificar).

Nome:EN
Time:2012.06.08 08:29
Que pena um trabalho destes não ter surgido há mais tempo... Gostava de saber por que é que os partidos só têm moral quando não estão no poleiro... essa é a pergunta dos 100 milhões, né?
Nome:HelderGuerreiro
Time:2012.06.08 08:45
@Alberto Silva

Erros corrigidos. Obrigado!

Nome:Graça Amorim
Time:2012.06.08 13:29
Parabéns pelo rigor e magnífico trabalho que disponibilizam.
Nome:Ana Daniel
Time:2012.06.08 18:48
Excelente trabalho! Parabéns ao autor!

É vergonhoso os vencimentos e regalias destes políticos que tão mal têm governado o país, ao longo dos anos.

Nome:Carlos Almeida Santos
Time:2012.06.11 17:23
Magnífico trabalho !

Julgo apenas que seria de muito interesse fazer constar um pequeníssimo resumo das regalias usufruídas pelos titulares de cargos públicos antes de 25 de Abril de 1974, para assim se compararem situações de prestação de serviço público com situações de esbulho da riqueza nacional .

Nome:Rogerio Vale
Time:2012.06.12 05:01
Parabéns pelo excelente trabalho.

Por aqui se demonstra para onde vai o dinheiro que nos roubam constantemente. Aqui não há cortes de subsidios de férias ou de natal, antes pelo contrário, cada vez têm mais mordomias. É assim que temos o País no fundo do poço, mas este bando de incompetentes quando sái da política, nunca é responsabilizado pelas porcarias que fez.

Seria bom que este relatório fosse publicado em todos os jornais diários, nacionais e estrangeiros.

Nome:Cristina Melo
Time:2012.06.12 05:38
Trabalho fantastico, um diagnostico perfeito. Agora era muito interessante que se apresentassem soluções para sair deste emaranhado de abusos sucessivos.

O que pode fazer o cidadão comum?

Nome:Jorge Mendes
Time:2012.06.12 16:42
Excelente trabalho e documento de consulta e análise do despesismo deste país. Obrigado
Nome:Manuel Silva
Time:2012.06.12 17:24

Simplesmente meticuloso e de grande importância.Parabéns ao esforçado!

Nome:Mário Laranjeiro
Time:2012.06.13 09:51
1º - Parabéns pelo trabalho e, obrigado.

2º - Agora percebo, porque não gostava meu pai, já falecido, de falar de politica e da classe politica...ele que ao fim de 32 anos de Àfrica e, por não ter sido nem politico nem militar nem funcionário público, viveu os ultimos dias na agonia e na revolta após 52 anos de trabalho efectivo.

3º - Tiro o meu chapéu ao Cartoon que li num diário " Pai...Pai...já sou politico..!!!

Ainda bem meu filho, tens o futuro garantido."

Nome:Francisco Delgado
Time:2012.06.13 13:44
É vergonhoso, alguns destes senhores defenderem a redução de vencimentos!!!!!

Se cortarem metade do deles, ainda ficam a receber mais que 80% dos restantes Portugueses.

Nome:João Santos
Time:2012.06.14 07:59
Muito obrigado pelo trabalho e pela disponibilização.

A divulgação, nestes termos (clareza e entendimento) deveria ser da própria responsabilidade do Estado. A profusão de diplomas, de tabelas e de referenciais torna ilegível o que este trabalho, torna legível.

Quanto ao quantum e para destoar do resto das vozes eu não que os valores sejam elevados. Nós é que exigimos pouco. Sobre estes cargos impende uma tipologia de responsabilidade, de exposição e de dedicação cujos valores estão longe de compensar (veja-se os salários de empresas públicas), agora os políticos que temos é que são uma desgraça e não merecem nem metade do que se lhes paga.

Cavacos, Duartes Limas, Melancias, João Jardins e quejandos é que emporcalham isto tudo.

Pague-se sim, mas exija-se, principalmente!

Nome:Manuel Álvaro
Time:2012.06.15 17:00
Por favor, tenham vergonha e tapem a cara quando vêm para a imprensa ditar sentenças para o vulgar cidadão.

E tenho eu de trabalhar meio ano para os impostos??!

Nome:Paulo Moz Barbosa
Time:2012.06.17 13:25
E porque não publicar este interessante documento no facebook?
Nome:A.Pereira
Time:2012.06.17 17:49
Simplesmente impressionante!

Uma página a não perder!

Pode ser que contribua para haver um pouco de vergonha no futuro!

Bom trabalho!

Nome:Emídio Ribeirinho
Time:2012.06.17 19:04
Amaioria da população não quer saber disto, por isso continuamos na mesma.

E ainda há os que gostariam de ser como eles e desta forma continuamos na mesma.

E os beneficiários destes previlégios também sabem disto e assim não Há volta a dar.

Bom, mas há uma minoria esclarecida que um dia destes acaba com isto tudo ! e assim há uma volta a dar ! e não vai demorar muito tempo !

Nome:Arlindo Coelho
Time:2012.06.18 05:53
Pois é!?.

Onde estão os politicos, ditos justos e que se preocupam com os mais desfavorecidos, da esquerda á direita? Onde estão?

Só ouvi um politico, que infelizmente já não está entre nós, a manifestar-se contra estes exageros vergunhosas e foi no parlamento europeu. Chamava-se MIGUEL PORTAS. Bem-haja Miguel, pela tua VERDADE E HONESTIDADE.

Nome:Carlos Ribeiro
Time:2012.06.18 05:59
Será que os partidos da esquerda não sabem disto ? Eles que falam tanto dos traballhadores que mal ganham para comer. Todos eles sabem disto e não se pronunciam porque também eles têm regalias que não deveriam ter. Não haverá uma Televisão privada que

"Os tenha no sítio" e seja capaz de denunciar tudo isto ? Será que em cerca 10,5 milhões de Portugiueses, não havérá alguém que seja capaz de, através da TV, fazer um programa que dê aconhecer ao povo todas estas barbaridades, nem que tenhamos que pagar á TV, se for esse o caso, contem comigo. Ainda falam de Salazar. Quando salazar morreu tinha no banco em seu nome 30.000$00, 150 €, mais uns casebres que deixou em Santa Comba, foi esta a fortuna que ele deixou.

Nome:Joaquim C. Alves
Time:2012.06.18 06:00
Louvo o autor do documento, o meu obrigado.

Afinal não faltam gorduras na Máquina do Estado. O "cebo" corre como um rio nesta "Coisa do Estado".

Segundo as boas regras de educação, (foi assim que fui educado, eduquei os meus filhos e educo os meus netos) o exemplo vem de CIMA, são estes senhores sem vergonha os grandes culpados do actual estado do país.

Não continuem a rotular o povo de ignorante, tendo de suportar e pagar o que esta classe de imbecis roupa e esbanja. A BEM DE PORTUGAL, é urgente dizer basta de tanto abuso e pouca vergonha.

Nome:francisco paulo marques
Time:2012.06.19 11:10
eu vou deixar de pagar a esses filhos de uma senhora mt destraida que ia para a cama com quem não devia com todos
Nome:Jose Duarte Santinho
Time:2012.06.20 04:45
Muitos parabéns por este excelente trabalho.

Sobre os politicos que usufruem destas benesses..... São artistas portugueses....

Nome:pau nas nalgas
Time:2012.06.20 06:04
"tenho um governo que vive acima das minhas possibilidades"

... quem disse isso é que tem razão ... :(

Nome:Zétuga
Time:2012.06.20 06:07
Será que o Povo é tão ignorante que vai continuar a gastar tinta da esferográfica para fazer a cruzinha nos boletins? Deixem as ditas para os PDFs...e gastem a tinta da esferográfica com o "toma" do Bordalo...era um gozo supremo ver os ditos ser eleitos com os votos deles próprios.rsrsrsrsrsrsrsrs
Nome:Armando Viegas
Time:2012.06.21 05:09
Acho uma miséria o que ganham os nossos politicos, comparados com os de outros países, nomeadamente o Brasil e outros da Europa. Com salários assim não se pode evitar a corrupçao nem o tráfego de influências.

Tenho pena de quem se submete a tamto