sábado, 23 de março de 2013

Inconstitucionalidade Orçamento chumbado pelo Tribunal Constitucional
 
O Tribunal Constitucional está a examinar ao pormenor, desde Fevereiro, as 16 questões constitucionais que provocaram dúvidas no Orçamento do Estado de 2013, e a instituição explicou ao jornal Sol que este é o grande motivo para a demora do acórdão. “Orçamento chumbado”, é a manchete desta sexta-feira do Sol.
Orçamento chumbado pelo Tribunal Constitucional
DR
ECONOMIA
O jornal Sol noticia hoje que o Orçamento deste ano será chumbado pelo Tribunal Constitucional (TC) e que há ministros que já admitem a demissão do Governo, adiantando que as normas consideradas inconstitucionais podem representar até mil milhões de euros

votou a favor

Filed under: Diversos — Ricardo Arroja @ 17:12
“Um dos aspectos mais inquietantes daquela noite em que os inteligentes da União Europeia e do FMI decidiram fazer saques directos das contas bancárias sediadas em Chipre é a seguinte: como votaria Vítor Gaspar no caso de, sendo ainda ministro, as mesmas luminárias decidirem aplicar a receita a Portugal? A dúvida é inquietante, mas puramente retórica. Depois de ter votado a favor do saque em Chipre, é óbvio que o ministro das Finanças não teria margem para votar de modo diferente no caso de Portugal, se a questão se colocasse, ou vier a colocar-se”, Fernando Madrinha, no Expresso desta semana (página 15, primeiro caderno).
Ucrânia: Violência volta a estalar no Parlamento


 ANGOLA LIVRE NO SECULO XXI

ESPANCAMENTO CRUEL





Menor de 15 anos foi violada e atirada do 7º andar | Jornal de Hora | Tv Zimbo


Governo “nunca” vai deixar Portugal acabar como Chipre ou Grécia

 



Passos Coelho reafirmou as palavras de Vítor Gaspar, que sublinhou que o imposto sobre os depósitos bancários no Chipre não será estendido a Portugal
França Sarkozy acusado de 'abusar' de milionária de 90 anos
O antigo Presidente francês, Nicolas Sarkozy, foi acusado de ‘abuso de fragilidade’ no âmbito do caso L’Oréal. De acordo com a BBC, estão em causa as doações feitas pela milionária Liliane Bettencourt, de 90 anos, à campanha presidencial de 2007.
Sarkozy acusado de 'abusar' de milionária de 90 anos
Burla Bancário desvia um milhão da conta de casal rico para si
Um jovem, de 31 anos, gestor de conta de um casal, foi detido por suspeita de ter transferido quase um milhão de euros dos depósitos dos seus clientes para contas próprias. O Diário de Notícias (DN) conta, esta sexta-feira, que nas buscas realizadas pela Polícia Judiciária (PJ) a uma das várias casas do bancário, foram apreendidos quadros valiosos, peças de joalharia, mobiliário de luxo, equipamento audiovisual e até uma viatura.
Bancário desvia um milhão da conta de casal rico para si



Clubes Adeptos do Benfica são os mais mal comportados
 
O mau comportamento dos adeptos do Benfica lidera a lista de multas na Liga, seguem-se Sporting (67 mil) e Vitória de Guimarães (58 mil). O Beira-Mar, Olhanense e Moreirense são os mais "bem comportados".
Adeptos do Benfica são os mais mal comportados
DR
DESPORTO
À 23ª jornada, o Benfica já teve que pagar 117.851 euros em multas aos cofres da Liga. Dessa quantia, 106.140 euros enquadram-se no artigo 187 do Regulamento Disciplinar, que pune o "comportamento incorrecto do público" nos estádios do futebol português
Governo Secretário de Estado apanhado a usar carro oficial para outros fins
 
O secretário de Estado adjunto e da Defesa, Paulo Braga Lino, usou o carro e o motorista do Ministério para fins particulares, conta esta sexta-feira o Jornal de Notícias (JN), que adianta que o governante usou a viatura para participar numa reunião de accionistas da Fundição Felino. Mas do currículo do secretário de Estado não consta a sua participação no capital da empresa.
Secretário de Estado apanhado a usar carro oficial para outros fins
DR
POLíTICA
Pelas 11h45 de quinta-feira, o secretário de Estado adjunto e da Defesa chegou no carro do Ministério, conduzido pelo motorista da tutela, às instalações da Fundição Felino, em Ermesinde, para participar numa reunião de accionistas, conta hoje o JN
 FOGO NUM HIPERMERCADO NO BRASIL


Criança abusada por namorado da mãe
Operário de 32 anos seduziu a filha da mulher, com quem mantinha um relacionamento, para práticas sexuais

Posted: 22 Mar 2013 12:19 PM PDT
 
 
Enviado por Brandon Taylor
Correspondente no Reino Unido


Pedras de gelo do tamanho de ovos, chuvas torrenciais e ventos de até 177 quilômetros por hora vêm provocando devastação em 5 províncias do sul da China desde a terça-feira (19).

A tempestade provocou a morte de pelo menos 24 pessoas até a tarde desta sexta-feira (22).

Na quarta-feira, uma balsa virou em um rio na Província de Fujian, matando 11 pessoas e deixando outras quatro desaparecidas.

Aproximadamente 215 mil pessoas foram retiradas de suas residências e o prejuízo está estimado em R$ 418 milhões.

As autoridades chinesas alertaram a população do sul do país para se preparar para mais tempestades. A previsão é de que o mau tempo continue até domingo.


Via BBC
Posted: 22 Mar 2013 06:38 PM PDT
Voltando a este assunto...
Posted: 22 Mar 2013 03:36 PM PDT

O Chipre foi somente o "start" para uma subjugação continental financeira...

A exigência da União Europeia de aplicar no Chipre uma taxa de 6,75% sobre os depósitos bancários entre 20 e 100 mil euros e de 9,9% sobre os depósitos superiores a esse montante provocou o pânico entre os depositantes e colocou em perigo o sistema financeiro da ilha.

Alguns peritos vêm nesse fenômeno a crise ideológica do capitalismo como um sistema baseado nos princípios do mercado livre.

Há bastantes especialistas a referir que este passo não tem precedentes. Como disse o político e empresário russo Mikhail Prokhorov, “a UE, na prática, abriu uma caixa de Pandora ao criar um perigoso precedente na resolução dos problemas de capitalização do sistema bancário nos países problemáticos. Perigoso antes de mais por atentar contra o fundamento da civilização ocidental: a inviolabilidade da propriedade privada.”


O paralelo com a experiência histórica russa se tornou num lugar-comum: como se sabe, as autoridades soviéticas realizaram muitas vezes, sob diferentes pretextos, reformas de confisco monetário. Um imposto único, na forma que é proposta por Bruxelas, é uma típica expropriação leninista. Também é verdade que existe uma opinião segundo a qual isto se parece mais com a aplicação do slogan bolchevista “Rouba o que foi roubado”. Mas mesmo que assim seja, a essência da questão é a mesma. A “expropriação do que foi expropriado” contradiz os valores fundamentais do Ocidente da mesma forma que o assalto vulgar (apesar de ser atraente pelo vislumbre de justiça universal).

Se descermos “das nuvens à terra”, no caso do Chipre teremos de falar sobre a corrosão dos fundamentos da zona do euro. Os peritos veem o problema principal no enfraquecimento da confiança dos depositantes e dos investidores. O mesmo Prokhorov admite que a expropriação forçada da propriedade privada irá forçosamente provocar uma reação em cadeia: uma fuga dos depósitos por toda a União Europeia, o fim do sistema bancário, o colapso financeiro, a paralisia da indústria e o desemprego massivo. Como resultado, “iremos recordar a crise de 2008 como a idade do ouro do capitalismo”, conclui Prokhorov.

O eurodeputado português Diogo Feio, do Partido Popular, recorda os fundamentos sobre os quais assenta a União Europeia: “os princípios do mercado livre, o respeito pela propriedade privada e a liberdade de circulação de capitais não podem ser questionados em caso algum”, considera o eurodeputado. “O desrespeito por esses princípios não corresponde ao caráter livre e democrático da União Europeia, é antes mais característico dos regimes comunistas”.

De resto, muitos peritos tendem a não dramatizar demasiado a situação. Eis o que diz o vice-decano da faculdade de economia e política mundial da Escola Superior de Economia Andrei Suzdaltsev.

“É tudo bastante mais complicado. Temos de considerar o que é o Chipre. Se trata de uma zona offshore dentro do espaço financeiro único da UE e a União Europeia está interessada em que todas as instituições financeiras funcionem com regras únicas e com normas comuns. Para que não haja espaços onde se possa “jogar” com os impostos. Não se pode dizer que isto é o início do desmoronamento do capitalismo. Por outro lado, não existe um capitalismo puro. Todos os erros dos governantes foram sempre emendados à custa das pessoas – à custa do seu dinheiro e da sua qualidade de vida. Não há como fugir a isso. A questão é como isso é feito. A abordagem é que é surpreendente.”

O primeiro-ministro da Rússia Dmitri Medvedev declarou na quarta-feira que, na atual situação, a Rússia poderá colocar a questão da denúncia do acordo para evitar a dupla tributação com o Chipre. Entretanto, alguns peritos consideram que Nicósia não se irá deixar impressionar. De acordo com a opinião do diretor do departamento de planejamento estratégico da empresa FBK Igor Nikolayev, o acordo para evitar a dupla tributação seria sobretudo importante para os que trabalhavam através do Chipre sendo ele oficialmente uma zonaoffshore.

Aliás, Nikolayev considera a analogia com as ações das autoridades soviéticas como pouco adequada. Na sua opinião, será muito mais correto afirmar que esse tipo de decisões é de admirar por parte do Eurogrupo, porque a base da economia de mercado é precisamente a inviolabilidade do direito à propriedade e neste caso ela foi posto em dúvida. “O próprio Chipre compreende perfeitamente que a medida não é das melhores, o que ficou demonstrado pela votação no parlamento”, afirma Nikolayev.

O presidente da União Russa dos Industriais e Empresários (URIE) Alexander Shokhin recorda, por seu turno, que numa certa altura o Chipre era o único país que, sendo uma zona offshore, tinha um acordo com a Rússia para evitar a dupla tributação. Segundo o mesmo afirmou, há uns anos o Ministério das Finanças russo conseguiu obter um ajuste dessa situação e a tributação começou a aumentar. Daí o Chipre ter, pouco a pouco, perdido a sua atratividade como paraíso fiscal e como local onde se podiam esconder os investidores das empresas. “Eu penso que, de qualquer forma, dentro de cinco a dez anos o Chipre deixaria de ser uma zona de interesses das empresas e dos particulares”, disse Shokhin. De acordo com o presidente da URIE, a Rússia já tinha prometido ajuda ao Chipre em troca do fornecimento de informações acerca dos titulares finais de diversas contas e esse acordo visava o abandono do estatuto deoffshore. Mas, como é evidente, ninguém esperava uma jogada tão “forte” como uma expropriação.

Na opinião dos analistas da RIA Rating, já há muitas décadas que uma decisão tão original não era aplicada em países desenvolvidos sendo um contrassenso do ponto de vista histórico. Pode mesmo dizer-se que se atingiu o ponto crítico em que os valores europeus e os interesses europeus entraram numa contradição evidente e aberta, e algo terá de ser sacrificado. Dificilmente serão os interesses, os peritos pensam que serão os valores.

A crise cipriota demonstra que na Europa não existe nenhum respeito de princípio relativamente à propriedade privada. É possível que seja realmente cedo para se falar do fim do capitalismo, mas já está na altura de falarmos sobre uma mudança radical de consequências imprevisíveis. Os alarmistas admitem mesmo que a União Europeia estará realizando certas experiências com o Chipre para a espalhar depois pelo resto da Europa.

Na opinião deles, o Chipre poderá ser o primeiro sinal da futura expropriação massiva das finanças das empresas e dos cidadãos comuns. O seu exemplo poderá ser seguido por outros países de baixas taxas fiscais. Antes de mais, se fala da Suíça, da Holanda e de Malta. Isso poderá ser despoletado, tal como no caso do Chipre, por uma pressão por parte dos órgãos competentes da União Europeia.

A culpa disso, dizem os analistas, é do desequilíbrio evidente dos níveis de impostos, o que resulta numa migração massiva de capitais. Essa tendência é claramente demonstrada no relatório recentemente publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) “Sobre a erosão da base tributável e transferência de resultados (para jurisdições com tributação mais favorável)”. Nele se indicam os países que são agora uma espécie de “portos seguros” para onde o capital prefere fugir. Foi determinado, nomeadamente, o coeficiente que indica a relação entre os resultados das empresas, incluindo as financeiras, e o PIB.

Nos países desenvolvidos do Ocidente, onde, como se sabe, as taxas de impostos são mais elevadas, ele varia entre os 0,2 e os 2,6 por cento. Na Holanda ele é de 4,6 por cento e no Chipre, por exemplo, ele é de 18,2 por cento. Entretanto, num offshore tão clássico como as Ilhas Virgens Britânicas, esse coeficiente atinge os 645,7 por cento. Dessa forma, o Chipre está longe de encabeçar a lista negra da OCDE.

Segundo as evidências, nós podemos perfeitamente estar encarando um início muito peculiar de uma campanha anti-offshores à escala europeia. Segundo os peritos, os métodos de regulação podem ser diversos, como por exemplo a regulamentação dos preços de transferência e a regulação das transações entre empresas associadas do mesmo grupo. Porém, analisando as primeiras medidas, nos próximos tempos devemos esperar a introdução de alguns mecanismos de controlo globais visando impedir as transferências de capitais para os países com taxas de impostos mais baixas. Tudo indica que, numa altura em que a tributação nos principais países da União Europeia está em níveis críticos, a seguir aos quais pode ocorrer uma fuga massiva de capitais, a UE não teve outra saída senão tapar todas as “fugas” existentes.

Claro que o Chipre era para os europeus um símbolo do paraíso dos pensionistas – um país de preços baixos com um clima ameno, onde se vive bastante bem apenas com uma “euroreforma” honesta e merecida. Uma perda de grande parte das poupanças irá afugentar os potenciais compradores de imobiliário e fará desmoronar o seu mercado, já de si moribundo. Mas nem tudo é tão negro. As últimas investigações realizadas pela Comissão Europeia e pela Agência Internacional de Energia para estudos do futuro mundial da energia demonstraram que a região do Mediterrâneo Oriental poderá ter jazidas consideráveis de gás.

Tudo indica que o Chipre deverá iniciar brevemente a tomada de todas as decisões necessárias para a prospecção das áreas de hidrocarbonetos, para a construção de terminais de LNG e de terminais de armazenamento de combustíveis líquidos. A existência de um plano estratégico geral tem hoje uma importância primordial. Juntamente com os restantes fornecedores de recursos energéticos do Mediterrâneo Oriental, o Chipre deverá estudar as possibilidades de cooperação tanto de uns com os outros, como com as companhias internacionais que se ocupam da prospeção e extração de hidrocarbonetos na região. Um trabalho em conjunto, a existência de uma estratégia e objetivos comuns irão, sem dúvida, multiplicar os resultados dos projetos energéticos. Nesse contexto, a participação da Rússia seria muito relevante.

Nas próximas décadas, o Chipre tem uma brilhante perspetiva de se tornar num exportador de recursos energéticos, de se transformar num centro energético e, possivelmente, numa plataforma que ofereça o pacote completo de produtos e serviços na área da energia. Se as coisas avançarem, as novas gerações de cipriotas irão agradecer ao destino por ter feito com que o país tenha deixado de ser um gigantesco “local de passagem” de capitais à escala mundial.

Via: http://portuguese.ruvr.ru/2013_03_22/A-mudanca-tera-sua-origem-no-Chipre/
Saques agravam            drama em Petrópolis
   O número de vítimas fatais do temporal de segunda-feira na cidade brasileira de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, subiu nesta quinta-feira para 30, com a descoberta de mais dois corpos, localizados dentro de um rio para onde foram arrastados pela enxurrada

Saiba como Pereira Coutinho comenta ida de Sócrates para RTP em 40 segundos

O comentador da CMTV e colunista do Correio da Manhã João Pereira Coutinho só precisou de 40 segundos, em direto no 'CM Jornal', para dizer o que pensa sobre a entrada de José Sócrates na RTP como comentador.
IPO: médica e enfermeiras condenadas por negligência
Tribunal condenou as três técnicas do Instituto Português de Oncologia a uma pena suspensa de prisão e ao pagamento de mais de 150 mil euros de indemnização pela morte de uma criança de 9 anos.

Tiroteio em base militar

Nesta quarta-feira (dia 21) ouve um tiroteio na base militar de Quantico, no estado norte-americano da Virgínia. No final deste tiroteio ouve três pessoas mortas. De acordo com a imprensa loca, o tiroteio ocorreu durante a noite (madrugada em Lisboa). O tiroteio foi iniciado quando um dos fuzileiros da base naval matou dois militares, com [...]