terça-feira, 27 de julho de 2010

27.7.1970 VIVA SALAZAR

VIVA SALAZAR..OLHA ESTA LEI NOS DIAS DE HOJE

A Lei 2105 de 1960

(de António de Oliveira SALAZAR)

Acabemos de vez com este desbragamento, este verdadeiro insulto à dignidade de quem trabalha para conseguir atingir a meta de pagar as contas no fim do mês.

Corria o ano de 1960 quando foi publicada no "Diário do Governo" de 6 de Junho a Lei 2105, com a assinatura de Américo Tomaz, Presidente da República, e de A. Oliveira Salazar, Presidente do Conselho de Ministros.

Conforme nos descreve Pedro Jorge de Castro no seu livro "Salazar e os milionários", publicado pela Quetzal em 2009, essa lei destinou-se a disciplinar e moralizar as remunerações recebidas pelos gestores do Estado, fosse em que tipo de estabelecimentos fosse. Eram abrangidos os organismos estatais, as empresas concessionárias de serviços públicos onde o Estado tivesse participação accionista, ou ainda aquelas que usufruíssem de financiamentos públicos ou "que explorassem actividades em regime de exclusivo". Não escapava nada onde houvesse investimento do dinheiro dos contribuintes.

E que dizia, em resumo, a Lei 2105?

Dizia simplesmente que quem quer que ocupasse esses lugares de responsabilidade pública não podia ganhar mais do que um Ministro.

Claro que muitos empresários logo procuraram espiolhar as falhas e os buraquinhos por onde a Lei 2105 pudesse ser torneada, o que terão de certo modo conseguido pois a redacção do diploma permitia aos administradores, segundo transcreve o autor do livro, "receber ainda importâncias até ao limite estabelecido, se aos empregados e trabalhadores da empresa for atribuída participação nos lucros".

A publicação desta lei altamente moralizadora, que ocorreu no período do Estado Novo de Salazar, fará muito brevemente 50 anos.

Em 13 de Setembro de 1974, catorze anos depois da lei "fascista", e seguindo sempre as explicações do livro de Pedro Castro, o Governo de Vasco Gonçalves, militar recém-saído do 25 de Abril, pegou na ambiguidade da Lei 2105/60 e, pelo Decreto Lei 446/74, limitou os vencimentos dos gestores públicos e semi-públicos ao salário máximo de 1,5 vezes o vencimento de um Secretário de Estado. Vendo bem, Vasco Gonçalves, Silva Lopes e Rui Vilar, quando assinaram o Dec.-lei 446/74, pura e simplesmente reduziram os vencimentos dos gestores do Estado do dobro do vencimento de um Ministro para uma vez e meia o vencimento de um Secretário de Estado. O Decreto- Lei 446/74 justificava a alteração nos referidos vencimentos pelo facto da redacção pouco precisa da Lei 2105/60 permitir "interpretações abusivas", o que possibilitava "elevados vencimentos e não menos excessivas pensões de reforma".

[WINDOWS-1252?] Ao lermos hoje esta legislação, parece que se mudámos, não de país mas de planeta, pois tudo isto se passou no tempo do "fascismo" (Lei 2105/60) e do "comunismo" (Dec.-Lei 446/74). Agora, está tudo muito melhor, sobretudo para esses “reis da fartazana” que são os gestores estatais dos nossos dias: é que, mudando-se os tempos mudaram-se as vontades e, onde o sector do Estado pesava 17% do PIB, no auge da guerra colonial, com todas as suas brutais despesas, pesa agora 50%. E, como todos sabemos, é preciso gente muito competente e soberanamente bem paga para gerir os nossos dinheirinhos.

Tão bem paga é essa gente que o homem que preside aos destinos da TAP, Fernando Pinto, que é o campeão dos salários de empresas públicas em Portugal (se fosse no Brasil, de onde veio, o problema não era nosso) ganha a monstruosidade de 420.000 euros por mês, um "pouco" mais que Henrique Granadeiro, o presidente da PT, o qual aufere a módica quantia de 365.000 mensais.

Aliás, estes dois são apenas o topo de uma imensa corte de gente que come e dorme à sombra do orçamento e do sacrifício dos contribuintes, como se pode ver pela lista divulgada recentemente por um jornal semanário, onde vêm nomes sonantes da nossa praça, dignos representantes do despautério e da pouca vergonha a que chegou a vida pública portuguesa.

Assim - e seguindo sempre a linha do que foi publicado - conhecem-se 14 gestores públicos que ganham mais de 100.000 euros por mês, dos quais 10 vencem mais de 200.000. O ex-governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, o mesmo que estima à centésima o valor do défice português, embora nunca tenha acertado no seu valor real, ganhava 250.000 euros/mês, antes de ir para o exílio dourado de Vice-Presidente do Banco Central Europeu.

Entretanto, para poupar uns 400 milhões nas deficitárias contas do Estado, o governo não hesita em cortar benefícios fiscais a pessoas que ganham por mês um centésimo, ou mesmo 200 e 300 vezes menos que os homens (porque, curiosamente, são todos homens...) da lista dourada que o "Sol" deu à luz há pouco tempo.

Acabemos de vez com este desbragamento, este verdadeiro insulto à dignidade de quem trabalha para conseguir atingir a meta de pagar as contas no fim do mês.

Não é preciso muito, nem sequer é preciso ir tão longe como o DL 446/74 de Vasco Gonçalves, Silva Lopes e Rui Vilar:

Basta ressuscitar a velhinha, mas pelos vistos revolucionária Lei 2105/60, assinada há 50 anos por Oliveira Salazar.

Comparemos as três situações e tiremos as devidas conclusões !

AFINAL, QUEM SÃO OS FASCISTAS?







27.JULHO ...VIVA SALAZAR

VIVA ESSE GRANDE ESTADISTA QUE FOI O
PROF DR OLIVEIRA SALAZAR

NÃO HAVERÁ OUTRO TÃO CEDO, PARA ACABAR COM OS
CORRUPTOS
CRIMINOSOS
LADRÕES
PEDÓFILOS
VIOLADORES
PARA NAO TER DE DORMIR TRANCADO, E PODER SAIR PARA QUALQUER LUGAR E A QUALQUER HORA.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO? TEMOS?
PODEMOS GRITAR EM PLENA RUA.." ESTOU A MORRER DE FOME "? É ESTA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DE HOJE
Terça-feira, 27 de Julho de 2010

Oliveira Salazar

Faz hoje 40 anos que António de Oliveira Salazar morreu. E nada melhor para comemorar esta data que ler a notícia que o jornal I preparou. É uma entrevista alguns defensores de Salazar. Porque ainda existem e ainda conseguem ter a lata de defender um ditador na praça pública sem problema nenhum.
Eu não sei se eles querem enganar o pessoal ou se querem engar a eles próprios mas dá gosto ler o que estes defensores dizem. João Gomes diz "Foi o governante que menos se apropriou dos bens públicos, que morreu sem um tostão e que governou tendo sempre como objectivo os interesses do país".
Acham mesmo que isto é verdade? Que ele tenha morrido pobre não questiono, agora dizer que governou sempre como objectivo os interesses do país isso já acho uma afronta. A não ser que achem que crescimento económico zero e crescimento intelectual zero seja do melhor interesse do país? Nesse caso tudo bem...
Mas o mais curioso é que apesar de defenderem o homem, dizem que não são "salazaristas"! Uma ideia fácil de perceber se formos ao site "O Obreiro da Pátria" criado por João Gomes onde podemos ler pérolas da retórica nacional:
"Esta compilação de dados sobre o HOMEM de quem todos nós ouvimos já falar mas que poucos conhecemos, não tem qualquer intenção tendenciosa, tão só e apenas de elucidar" e logo a seguir "Um Homem que governa durante 40 anos ininterruptamente..., teve que ter inspiração senão divina pelo menos superior."
É só rir...

37 comentários:

e jonasnuts a 27 de Julho de 2010 às 12:45
Este post está em destaque na Homepage do SAPO.

responder a comentário | discussão

De Miguel B. a 27 de Julho de 2010 às 14:15
As pessoas devem ser julgadas á sua época, D. Afonso Henriques fartou-se de matar “mouros” e no entanto fundou um Pais e é herói nacional. Como ele existem vários heróis que também fizeram atrocidades (visto á nossa época, é claro) e no entanto são heróis nacionais, D. João II, D. Manuel I, Marquês de Pombal, etc., etc.
Salazar começou a governar o Pais, primeiro como ministro da economia e depois como primeiro-ministro, estava Portugal num caos (não tão grave como o de hoje, o Pais estava quase na falência técnica, mas ainda existia o Ultramar, coisa que estes “senhores” fizeram o favor de oferecer de mão beijada, a governos totalitários, coitados desses cidadãos Portugueses que ainda hoje sofrem (grande 25 de Abril), endireitou as finanças do pais de rastos, provocado pelos outros “senhores”, os da 1ª republica e pela participação na 1ª grande guerra.
Foi o único dirigente europeu que enganou Hitler e com isso salvou milhões de vidas Nacionais.
Errou quando se agarrou ao poder e não preparou a sua substituição como fez Franco aqui ao lado, poderíamos ter uma Commonwealth com os vários estados soberanos do antigo Ultramar e um chefe de estado comum (monárquico) …

responder a comentário | início da discussão | discussão

De Anónimo a 27 de Julho de 2010 às 15:07
Que bichice é esta. Monarquia? quem seria o rei, o piroca de aço? Vai te banhar na fossa. Julgas que a republica dorme' Se estes não servirem levam um chuto no cu e vão à vida. Agora queres a monarquia? Já agora quem é pagem que te anda a comer, o fidalgo?

responder a comentário | início da discussão

De Nuno Castro a 27 de Julho de 2010 às 15:17
Aconselho-o a fazer uma pesquisa detalhada e aprofundada sobre o Governo de Salazar em vez de estar para ai a dizer disparates. Até parece que não sabe da realidade actual do país. Crescimento economico zero, hoje é negativo... e o que é que o país produz hoje? serviços só não chegam... Por acaso tem ideia de que regime está Portugal À procura? já reparou que portugal está hoje na mesma situação tal qual a idade média? Já investigou sobre isso? E o respeito que havia pela nação na época de salazar? A serio só um parvo é que gosta do país em que vive hoje! Vá mas é estudar e contribua com conhecimentos crediveis para Portugal.

responder a comentário | início da discussão

De Anónimo a 27 de Julho de 2010 às 13:03
"crescimento económico zero"???

Ai a (des)informação que vai por aí...

Crescimento económico =/= desenvolvimento ;)

Que só pro acaso, nesta época, era bem maior que o actual.

responder a comentário | discussão

De sei lá a 27 de Julho de 2010 às 13:23
"Crescimento económico =/= desenvolvimento"?????
de quem? De quê? O povo vivia ignorante, na miséria e sem opinião!

responder a comentário | início da discussão | discussão

De Anónimo a 27 de Julho de 2010 às 13:31
E o que é que isso tem a ver com o meu comentário?
Simplesmente referi que crescimento económico é muito diferente de desenvolvimento.
Um país pode ter um crescimento económico espectacular, mas no entanto a maioria da sua população pode viver em condições precárias.
Exemplo disto é Angola ou Índia...

responder a comentário | início da discussão

De luis albuquerque a 27 de Julho de 2010 às 13:22
Aí está 1 senhor que faz falta como a fome...
Vamos festejar, é b em dito, é motivo de festejo ele ter morrido.
E o sr que diz q antes havia cresciemnto economico,
esqueceu-se de dizer q tb havia FOME.
Hoje todoa a gente tem o minimo de dignidade..
MEMORIA CURTA

responder a comentário | discussão

De Anónimo a 27 de Julho de 2010 às 13:26
Sim, porque hoje não há fome e toda a gente tem uma qualidade de vida acima da média europeia.
LOL, a ingenuidade...

responder a comentário | início da discussão | discussão

De O amante de salazar a 27 de Julho de 2010 às 15:00
salazar era um maricas retrogrado, não tem nada a ver com os actuais gays. Por acaso não fostes uma antiga paixão do ditador?

responder a comentário | início da discussão

De Alguem a 27 de Julho de 2010 às 14:59
Vamos entao dar te um tiro e fazer uma grande festa!

responder a comentário | início da discussão

De scp a 27 de Julho de 2010 às 13:40
Este deve viver á custa do trabalho dos outros ,recebes rendimento minimo? Trabalhas?
cometes crimes e a justiça não te condena ? e mesmo assim estás sempre a reenvidicar? Quero uma casa, tenho direito a viver como os que trabalham, mas não fazes nada,para este tipo de gente o Salazar não era bom,
vIva o Salazar

responder a comentário | discussão

De Anónima a 27 de Julho de 2010 às 14:18
VIVA O SALAZAR, FAZ MUITA FALTA PARA RESOLVER ALGUMAS SITUAÇÕES QUE OS POLITICOS DE HOJE NÃO SÃO CAPAZES DE O FAZER, COMO POR EXEMPLO PODERMOS SAIR À RUA SEM SERMOS ASSALTADOS, DROGAS, ETC, ISTO SÃO APENAS DOIS EXEMPLOS.
MAS NEM TODOS GOSTAMOS DO AMARELO E AINDA BEM.

responder a comentário | início da discussão | discussão

De Leão da Estepe a 27 de Julho de 2010 às 14:52
Existem de facto muito mais exemplos..... de coisas boas que perdemos ...
Que saudades desse tempo. Podermos andar à vontade por todo o lado e a qualquer hora sem medo de sermos assaltados ... Isso sim .. cheirava a liberdade. Viva esse tempo !!!

responder a comentário | início da discussão | discussão

De Cheira pidescos a 27 de Julho de 2010 às 15:16
Conversa de pidesco.

responder a comentário | início da discussão

De Irmã Lúcia a 27 de Julho de 2010 às 15:17
"reenvidicar"?!?!?! hahahahaha!!

Por que razão os Salazaristas são todos analfabetos...? fdx... é com cada grunho... Um maravilhoso toque rectal a todos! (os salazaristas, entenda-se). São todos pela pátria e o caralho a sete... mas escrever português...? tá quieto! Porque não ides sentar-vos em cima do busto de salazar...? ele gostava... e aposto que vós também!

responder a comentário | início da discussão

De Victor Conde a 27 de Julho de 2010 às 13:45
O unico problema que o Salazar tinha é que se chateava quando diziam mal dele! Às vezes até arrecadava a malta (alguns até mereciam), hoje a gente diz mal e esta gente que nos governa não se chateia!!!!!!!! ri-se que é bem pior.
Se algum desenvolvimento económico houve a seguir ao 25 de Abril., a maior parte dele foi à custa do endividamento das familias.!! carros a 100 meses, férias a 12 meses, televisões, frigorificos etc a 48 meses, até institutos de beleza a crédito. Leiam com atenção tudo o que foi feito por este Sr., e depois comentem o bom e o mau. Dizer bem ou mal de ouvido, sem conhecer a história é ser demagogo

responder a comentário | discussão

De Pide na reforma a 27 de Julho de 2010 às 14:44
Vai ter com ele, e casa-te a lei já o permite.

responder a comentário | início da discussão

De Prego a fundo. a 27 de Julho de 2010 às 14:55
Às vezes até arrecadava a malta (alguns até mereciam): Sim devias casar com ele, ele só gostava de pidescos com tu, vem podias ser seu amante. afinal segundo dizem salazar era maricas. Deita-te em cima da campa dele e lambe o chão onde esse m-erda seca está enterrado. Viva a democracia, viva a liberdade.

responder a comentário | início da discussão

De Nanoock a 27 de Julho de 2010 às 13:52
Este "site" não esconde nada. Define-se logo pelo seu artigo de fundo!

Este meu PAÍS=PORTUGAL jamais terá descanso, enquanto os homens não fizerem a justa homenagem a uma Personalidade que se entregou por completo a gerir, é verdade, durante 40 anos, o seu desígnio.

Nesses 40 anos, quem não comete erros? O articulista de fundo é perfeito? Não seja egocêntrico..., nem demagogo. Só DEUS é perfeito.

Tal como OLIVEIRA SALAZAR que também cometeu erros, porque é humano. Agora diga-me qual é o regime político mundial, que não tem a sua polícia política? Os EUA? O Reino UNido? A antiga URSS? A destes foi a pior e mais fundamentalista de todas as que conheci na minha vida já longa, tendo vivido em países que apadrinhava o marxismo/leninismo e sei bem, qual era a prática. Os resultados estão bem à vista por todo o oriente e médio oriente..., para além dos novos países independentes de África!

Os portugueses devem honrarias a OLIVEIRA SALAZAR e enquanto não lhe pagarem a dívida, jamais terão paz e repouso social e económico. Por mérito próprio, tem direito a uma estátua no centro do Rossio e de qualquer grande cidade deste País.

Todo o Povo português, hoje em dia, passados que foram 40 anos, sabem quem são os detractores dessa individualidade nobre e patriota. Os tais que destruíram e continuam a desmantelar esta Lusitânia a Ocidente da Europa.

O que se vê hoje em Portugal? Começa a fome, o desemprego. Que benefícios trouxe ao povo o 25 Abril? LIBERDADE? Que Liberdade, com a barriga vazia e sem emprego... Que futuro destes jovens?

Continuando assim, vamos cair nas condições dos países de Leste, que quando as masmorras se abriram procuraram fugir para vir ganhar o seu sustento no meio do povo mais pobre desta Europa.

Este País tem sofrido traições, atrás de traições, provocada por uma minoria que não se pode dizer digna dos nossos antepassados!

Os mortos não voltam,.., mas quem nos dera ter personalidades como esse grande estadista que foi OLIVEIRA SALAZAR!

Hoje temos corruptos e incompetentes à frente do País, com o Povo a sofrer, na devida porporção e como os povos do terceiro mundo, em que, de facto" ditadores comem em mesas de oiro e o povo morre na miséria.

Portugal caminha para lá, se não houver uma mão firme de gente descendente da "Padeira de Aljubarrota", que corra com esses vampiros.

Tenho dito.

responder a comentário | discussão

De antonio loureiro a 27 de Julho de 2010 às 14:49
Tenho comentado muito o governo do Dr. A. Salazar, vivi cresci em pleno regime de educação e respeito pelos outros. É certo que houve exageros, mais pelos seus seguidores do que propriamente por Ele.
Pergunto porque seria que a segurança social nesse tempo dava para tudo (e ganhava-mos pouco segundo alguns "comentistas") faziam-se bairros sociais com grande dignidade; as grandes empresas faziam bairros para os seus trabalhadores, tinham medico e medicamentos gratis (casos que mais bem conheço "CUF e Refinaria Angola).
Hoje com toda esta liberdade não posso sair de casa á noite e posso dormir com portas e janelas abertas.
Posso falar mas não posso comer.
Sejamos dignos de honrar esse verdadeiros Português.

responder a comentário | início da discussão

De Anónimo a 27 de Julho de 2010 às 15:25
Falas assim porque o local onde te encontras, não tem agua da companhia,luz nem saneamento básico.(imagem de salazar). Por este teu discurso tresanda um péssimo cheiro, vulgarmente designado por merda. Mas descansa fascista, há-de morrer como tal. Mas no estado democrático e de direito que eu defendo, podes viver roendo a tuas unhas. Mas não matas, nem mandas matar ou torturar pessoas que se oponha a ti, ou aos teus pares.

responder a comentário | início da discussão

De Miguel a 27 de Julho de 2010 às 14:05
Ser livre exige tomar iniciativa, decidir, escolher um caminho, agir... Os saudosos de Salazar querem um paizinho que decida por eles, que os trate como criancas.
Um povo que deseja um ditador porque e' mais seguro merece ser escravo.

responder a comentário | discussão

De ATÉ QUE ENFIM a 27 de Julho de 2010 às 15:28
Se não estão bem em democracia que vão para a Coreia do Norte.

responder a comentário | início da discussão

De Tuga a 27 de Julho de 2010 às 14:11
"É uma entrevista alguns defensores de Salazar. Porque ainda existem e ainda conseguem ter a lata de defender um ditador na praça pública sem problema nenhum."

Mais estranho ainda é quem paga impostos e que tem de ir trabalhar todos os dias, tenha a lata de defender em praça pública esta corja de governantes e políticos que nos têm vindo a enganar e a endividar o país há mais de trinta anos, e não contentes com tal situação são tão burros que têm ainda a lata de defender os parasitas da sociedade que vivem sem trabalhar através de subsídios e outros expedientes.
Que se deixam espezinhar perante interesses estrangeiros e de certas minorias, que estariam dispostos a perder a independência nacional à custa de mais uns euros ao fim do mês.
A essa gente o que lhes digo é que a história é cíclica e quando chegar alguém ao poder para voltar a fazer deste país um país decente esses traidores merecem a forca.

responder a comentário

De Estrangeira emigrada a 27 de Julho de 2010 às 14:16
A verdade é só uma..todos os governos têm um lado positivo e um lado negativo. Não se pode ter tudo. Mas que Salazar ajudou o país quando se começou a falar dele, há 70 anos, isso ajudou. O problema é que nós (jovens) pensamos no Sr. . Monstro Salazar porque conhecemos o mundo e Portugal como o temos agora, mas se perguntarem a um antigo (se tiverem oportunidade), ele vos dirá que nunca Portugal foi tão "independente" a nível financeiro como na época do Sr. Ministro das Finanças António de Oliveira Salazar. Pode ter cometido muitos erros, mas ensinou um povo a lutar e a trabalhar para o bem do país. Hoje em dia pensamos "Para quê pensar no bem do país , se o país não pensa em mim?" E isso sim, é mentalidade do século X. Cada um tem a sua opinião sobre os feitos (ou desfeitos) de Salazar, mas a quem viveu os seus "bons tempos" graças a ele também tem o direito de pensar do Homem, caramba...
Ignorância é não aceitar as opiniões e pontos de vista dos outros...

responder a comentário | discussão

De Lambona a 27 de Julho de 2010 às 15:14
Diz-me aonde moras que eu te envio um saquinho com cinzas do salazar para dormires com o mesmo no meio das tuas pernas, que sabe não venha a engravidar. Ele por cá (Portugal) já é milagreiro, facilmente chega aí perto de ti (manda-me as tuas coordenadas). Naõ quero que te falte nada até um ditador.

responder a comentário | início da discussão

De Anónimo a 27 de Julho de 2010 às 14:17
Um Homem sério, que merece a minha homenagem.

Quem dera que houvesse gente séria na governação do país, como Ele.

responder a comentário | discussão

De Arranca unhas a 27 de Julho de 2010 às 14:48
A tua mãezinha teve mais um filho bastardo, que foi salazar. ele é teu meio irmão. gostavas de ter privado com ele, até lhe cheirado o c-u. Vai vai ter com ele, o pó desse fascista chama tu pidesco.

responder a comentário | início da discussão

OS COMENTARIOS DOS ESCROQUES, VÊ-SE LOGO, QUE COMEM DA GAMELA, OU TEM SUBSIDIO, RENDA PAGA PELOS PAPALVOS, ÁGUA E LUZ ETC ETC…PORCOS LAVEM ESSAS BOCAS COM LIXIVIA, E NÃO VÁS AO NOVISSIMO BEM DE HOJE …O BANCO DA FOME…QUE
NÃO EXISTIA NO TEMPO DESSE SENHOR
QUANTO AO PIB ERA DE 7,4 AGORA FICAM SATISFEITOS COM O,4/0,5, GOSTAIS DE GANHAR BEM MAS SEM FAZER NENHUM, ESTA CARACTERISTA NÃO É DE AGORA.
NO TEMPO DE SALAZAR SÓ COMIA QUEM TRABALHAVA….HOJE É O INVERSO.
LEMBREM-SE DA EIDE AQUELA DO BACALHAU….DIZ TUDO

NO SOCIALISMO

CRIME

CRIME

sexta-feira, 23 de Julho de 2010

Um Portugal livre do PS e de "socialistas" - Mudança de paradigma para o Século XXI

Desde 1974 Portugal tem sido governado maioritariamente por Governos do PS.
No entanto, nunca como hoje se vê o mal que o PS e a Maçonaria do GOL - associada do PS e sua verdadeira 5ª Coluna - têm feito a Portugal.
A Maçonaria do GOL é o poder real, efectivo, que mexe os cordelinhos dos vários poderes e a destruição da qualidade de vida, a destruição de Portugal a que se assiste hoje.
O PS hoje é um vendedor de banha da cobra, que grita muito, manobra muito, mas não passa de um manobrador de palavras, de consciências.
Com o PS e o seu Governo - dirigido por um individuo sem competência técnica, sem conhecimentos políticos e económicos , sem qualidades de liderança e éticas , como é Jose Sócrates - Portugal está no seu pior momento desde 1415, data da conquista de Ceuta , que marcou a expansão e criação do Império Português.
O PSD agora apresentou um ante-projecto de revisão constitucional e todos os tipos que têm estado na Caverna Platónica começaram a gritar, porque o mundo deles é o das sombras!
O PS é o campeão dos despedimentos, o campeão da emigração, o campeão da destruição do Serviço Nacional de Saúde.
Nunca houve tanta fome e miséria, tanto desemprego e desespero.
Mas o PS segue tal como um vendedor de banha de cobra a apregoar os efeitos "milagrosos" da receita de digoxina que aplicaram aos portugueses e a Portugal!|
O PS fia-se na ignorância do Povo, no analfabetismo e dependência do Povo para tentar reinar.
Mas algo tem de ser feito.
Há que alterar a Constituição e a prática política.
PS quer dizer regressão, fome, analfabetismo, falta de preparação profissional, mas também tráfico de influências e corrupção.
Há que mudar!
Sem medo porque esta trampa cheira mal.
O PS já não cheira a rosas, cheira a estrumeira política, a incompetência, a injustiça, a violação de Direitos Humanos.
O PS tornou Portugal um imenso lodação de pobreza e dependência.
Vamos mudar Portugal!
Publicada por josé maria martins em 18:20 11 comentários

O MEU PRIMEIRO AMOR

De: ALÔ PORTUGAL

Data: 05-07-2010 14:03:20

Para: Undisclosed-Recipient:,

Assunto: Já chega!!!!

Já chega!!!!

Primeiro, nunca votei no actual partido que nos (des)governa, segundo nunca pedi subsídio algum, mesmo quando houve alturas da minha vida em que estive desempregado e que tinha que ser a mulher a sustentar a casa, com o parco salário que ganhava, enquanto eu mal ou bem conseguia indo tirar um curso superior. Este curso superior saíu do nosso bolso, sem qualquer isenção de propinas. Por outro lado, comecei a ter que trabalhar bem cedo, aos 18 anos estava no mercado de trabalho como Guarda-Livros e fazendo o que calhava num Despachante Oficial, coisa que já desapareceu há muito tempo. Os descontos ao longo de 10 anos de trabalho nesse sector foram realizados para a Caixa Nacional de Pensões. Claro que em 1986 entrei para o Ministério da Educação como professor, ia conseguindo ter lugar todos os anos, até que o Boomm dos cursos de Línguas e Literaturas Modernas, começaram a fazer sair malta licenciada em Inglês, e então não havia nem lugares para ensinar psicologia nem lugares para um gajo se desenrascar, daí que tenha optado por ingressar num raio de uma carreira dita pomposamente de Serviço de Psicologia e Orientação, a qual não existe perspectivas algumas de um futuro nem promissor nem risonho. O vencimento sempre foi curto, a muito custo se conseguiu comprar uma casita, para nela viver, a qual ainda está a ser paga, o carro adquirido a prestações pois que é impraticável o raio dos transportes públicos, já que estes praticamente não existem.

Porém, aguentamos, aguentamos os chefes, que existem, e que na sua maioria até nem gostam de nós, e nos impedem de subir de escalão, apesar de já estarmos nesse mesmo escalão à não sei quantos anos, mas tudo bem, é «tudo a bem da nação».

Vive-se esticando mensalmente o ordenado, paga-se o oxigénio que a mulher precisa, paga-se a água, a luz, o gás, e as depesas correntes, fica pouco, mas segundo parece, desse pouco ainda nos querem tirar mais qualquer coisa, isto após 35 anos de descontos para a segurança social, e agora com 55 anos, começo a pensar, bem quando tirei a porra do curso superior, deveria ter escolhido a Gestão, pois que pelo menos, era bem capaz de estar a ganhar mais, ou daí talvez não.

Paga e repaga, se pensas em aposentar, pois que estás doente, com uma gaita qualquer arranjada numa das muitas escolas por onde passaste, vais ficar com uma aposentação de quanto, entre os 800 e 1.000 €, talvez, mas como o governo até quer reduzir a massa salarial da função pública, e quer por a idade da reforma para além dos 65 anos, sem sequer olhar para os trabalhadores que ainda estão no activo, mas que tem poucas perspectivas de ver a sua vida e carreira profissional melhorar.

Quando se entrou pela primeira vez no mercado de trabalho, tínhamos como perspectiva os 35 anos de trabalho, entrámos cedo, é certo, mais cedo talvez do que outros, mas demos o corpo ao manifesto, nunca tivemos qualquer benefício, não há ninguém que defenda o pessoal que está entre os 50 e os 60 anos, pois que as vistas são muito, mas muito curtas, e quem está no poleiro, só olha para si próprio e para a sua conta bancária, a dos outros, que vivem inclusivé, com a conta ordenado, pouco são olhados, pois que quem governa quer lá saber, que se lixe o zé povinho. E este, deixa-se comer bem comido, até lhe chupam os ossos até ao tutano, pois que não sabe como fazer, não é nem economista, nem engenheiro e de contas públicas, percebe pouco. Provavelmente até prefere a fruta nacional, que é pouca mas saborosa, em vez de uvas da África do Sul, bananas da madeira apesar de pequenas, e ananás dos Açores em vez de outra qualquer fruta mais exótica.

Sim na verdade, os eternos esquecidos, continuam esquecidos, talvez por isso mesmo, é que nem Sócrates nem Passos Coelho sirvam para governar o país, talvez alguém que olhe a realidade da maioria da população portuguesa média, que com muita dificuldade vai vivendo consiga dizer, basta, não vamos lixar mais estes gajos, alguns deles à beira de se poderem aposentar, e viver o resto dos seus dias, calmamente e sem grandes sacrifícios. Talvez o Paulo Portas perceba que é melhor na realidade olhar para essa classe média, que de média já tem pouco, pois que é uma classe média culta mas pobre ou quase a entrar na pobreza, e que sempre se sentiu lixada para não aplicar um termo mais duro.

Talvez, talvez.... se este governo pedisse a demissão já que nunca soube fazer as contas, e que sempre desviou verbas comunitárias para outros interesses que não os reais, talvez, se vivesse um pouco melhor, se parasse e se pensasse, que o país não vive só de construção civil, mas vive da indústria e da agricultura, pois que sempre fomos um povo de agricultura, de pesca e de alguma e boa indústria que graças ao actual partido no governo, tem vindo a desaparecer, deixando o país à mercê de terceiros.
Com um abraço - Gregório Matias - Alêm Tejo