terça-feira, 28 de outubro de 2014

Posted: 27 Oct 2014 04:22 AM PDT
A crise parece não passar pelo Norte. A Câmara Municipal do Porto gastou mais de 50 mil eutros a renovar a sua imagem. Mas o site não funciona como devia.
30 mil euros por um site já de si é algo puxado para a crise em que estamos. Mas se o site ainda funcionasse, podia-se dizer que o dinheiro teria sido usado para alguma coisa útilo. Mas, não foi.
No momento em que este artigo foi escrito, tendo já sido testado noutros dias anteriores, o website não era compatível com resoluções 800×600, não era compatível com dispositivos móveis, não cumpria regras básicas de acessibilidade, ignora standarts da web para pesquisas e não manteve a informação do site anterior.

Ainda existem, efetivamente, pessoas que usam resolução 800×600; sejam pessoas que têm problema de visão ou ecrãs pequenos. Já os telemóveis e tablets, têm cada vez mais consumido mercado para os computadores, e o site também não era compatível, de acordo com testes feitos pelo Tugaleaks neste e noutros sites para o efeito. O facto de não ser compatível tem a ver com os “quadrados azuis” que são mostrados na versão PC, e são omitidos na versão móvel. Os standarts da web definem sempre uma imagem igual em qualquer dispositivo, o que não é o caso. 
Chegando á parte da acessibilidade, que é obrigatória nos sites da administração pública e central, verifica-se que segundo o site Access Monitor, um medidor de acessibilidade web criado pela Unidade ACESSO da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, o site da Câmara Municipal do Porto não cumpre as normas A, AA e AAA das regras de acessibilidade WCAG 1,0 ou 2,0.
Acresce ainda que todo o histórico da Câmara Municipal do Porto presente no site antigo, simplesmente desapareceu. Comunicações, informação, eventos, etc. A migração dos conteúdos não foi feita e por isso anos e anos de informação foi, basicamente perdida.
O campo da pesquisa (lado direito do ecrã) é igualmente interessante, num sentido negativo: para se protegerem de SQL Injection, só é permitida a pesquisa por termos que a Câmara do Porto escolhe. Tentámos pesquisar por “porque motivo este site não funciona bem”, mas não conseguimos, pois existe uma proteção em JavaScript contra pesquisas contrárias à vontade deste Município.




Site da CM Porto: para que é que serviram 30 mil euros?

A empresa a quem foi encomendado este site foi a WHITE STUDIO, S.A., uma sociedade anónima constituída no Norte de Portugal. Segundo fontes confirmaram ao Tugaleaks, esta empresa fez vários sites para entidades ligadas à política antes das eleições do ano passado para o Município.

Confrontado o Município do Porto com esta situação, nada disse. Ao Município foi solicitado ainda o caderno de encargos, informação de testes feitos com acessibilidade e se na “opinião da CM Porto, a Acessibilidade Web é uma obrigatoriedade de qualquer site feito pela administração pública, central e local?”.
Por não ter respondido em dez dias úteis a qualquer questão do nosso órgão de comunicação social, o Município viola assim a Lei de Acesso a Documentos Administrativos.

Como o site não funciona bem, talvez o nosso e-mail não tenha chegado.

O Tugaleaks disponibiliza o contrato feito com a CM Porto:

Sem comentários: