sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CUBA:(Após os 6 anos, tomar leite é crime)



"Para que todos sejam iguais perante a lei, é preciso que a lei seja igual perante todos!"
.
 "O que mais sinto é que vou morrer sabendo que a estupidez humana não tem solução!" Voltaire
.
O MEU AMIGO CUBANO CHOROU - Eu acho que chorei também.
-
Estava eu há alguns dias em Havana junto com uma delegação do ministério da saúde e Secretaria de Saúde do DF. Um representante do governo cubano, poliglota, formado em turismo e geografia, que se tornou meu amigo, nos acompanhava nas diferentes visitas aos locais permitidos pelo regime.
.
Nem o cubano tem o direito de ir e vir dentro do próprio país, nem ao turista é permitido andar livremente. Fugindo ao programado consegui conhecer moradia, esposa e filha deste meu amigo cubano, e eles tinham um sonho, que era comprar uma janela, sim você leu bem, uma janela, para tapar o buraco do cubículo banguela de um cômodo em que viviam.
.
Todos os dias pela manhã, meu amigo cubano aguardava a delegação brasileira em pé, de prontidão, na entrada do refeitório do hotel enquanto tomávamos o café da manha. Cubanos não podem entrar em hotel, a não ser para trabalhar, é crime.
.
Uma manhã, constrangido com aquela situação de vê-lo em pé nos aguardando, procurei os responsáveis pelo hotel, mostrei minha indignação e achando que me impunha, falei que ele tomaria sim o café da manhã conosco, eu pagaria.Depois de alguma discussão, meu amigo sentou-se a mesa, muito constrangido, enquanto eu servia o leite, ele me informou que isto poderia ser problema, não poderia se sentar a mesa e muito menos tomar leite, pois adulto tomar leite em cuba é crime.
Isto mesmo crime.
.

Quando de repente três brutamontes entram o ambiente e arrancam brutalmente o nosso amigo da mesa e o retiram do ambiente aos tapas, safanões e bofetões.
.
Posteriormente ele voltou, de prontidão como habitualmente, na entrada do refeitório, nos aguardava em pé para agenda de compromissos do dia. Observei que ele periodicamente limpava uma lagrima e chorava silenciosamente.
.
Tinha as marcas da violência no rosto.
Isto não é exceção, desrespeito ao ser humano e aos direitos humanos é rotina e faz parte da política de estado cubano, e o Brasil, infelizmente, se torna extensão deste crime contra a humanidade ao permitir que leis de cuba tenham validade para cubanos em território nacional.
.
Grande parte dos membros da delegação brasileira que presenciaram o ocorrido ocupam cargos importantes na Republica, mas eu posso declinar nomes se for necessário.
tomar leite em cuba é proibido aos maiores de seis anos de idade. Os comitês de defesa da revolução - dedos duros do estado - presente em toda parte se encarregam de denunciar o cubano infrator ou criminoso, não sei bem.
.
Existem exceções: Turistas e dirigentes do regime podem tomar leite a vontade. Eu tinha leite a qualquer horário no hotel e vi as jarras de leite nas salas das autoridades visitadas.
.
OBS; A filha de meu amigo cubano, que tinha como sonho ter uma janela, também tinha um sonho, tomar um pouco de leite. Ela não podia, estava acima da idade permitida. Tinha 7 anos de idade.

Walter Gaia Souto - Amigo e solidário ao povo cubano. Ao povo cubano.

Sem comentários: