sábado, 28 de novembro de 2009

LÁ VAMOS PAGAR MAIS DOIS TOPOS DE GAMA




Lisboa: Carro de Jaime Gama choca com o de Mário Mendes na Av. da Liberdade
Inspector da PJ salva ‘superpolícia’


Um inspector da PJ terá salvado a vida a Mário Mendes, secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI) – o ‘superpolícia’ –, que ontem à tarde foi o ferido mais grave da violenta colisão entre a sua viatura oficial e a de Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, na Avenida da Liberdade, Lisboa. Além de Mário Mendes, ficaram feridos o seu adjunto (o intendente Paulo Lucas), o motorista (o cabo da GNR Joaquim Fernandes) e o seu segurança pessoal (o agente da PSP João Ventura). No carro de Jaime Gama seguia apenas o motorista, que saiu ileso.
João Sousa, 38 anos, inspector da secção de homicídios de Setúbal, vinha do Instituto de Medicina Legal com duas inspectoras-estagiárias e foi a primeira pessoa com conhecimentos de primeiros socorros a auxiliar o juiz Mário Mendes, que jazia estendido no asfalto depois de ter sido cuspido do Audi A4 oficial. João Sousa é formador de primeiros socorros na PJ e assim que se apercebeu do acidente não hesitou. Imobilizou Mário Mendes e efectuou massagens cardíacas até à chegada do INEM.
No carro de Mário Mendes seguia o seu adjunto, o motorista e um elemento do Corpo de Segurança Pessoal. O motorista do BMW 730i de Jaime Gama escapou ileso apesar de a frente do carro ter ficado completamente destruída.
De acordo com testemunhas, os dois automóveis desciam a avenida da Liberdade a "alta velocidade" quando, no cruzamento com a rua das Pretas, o Audi (que assinalava marcha de urgência) travou bruscamente. Há duas versões do porquê: um peão; ou um outro carro. O BMW vinha atrás e bateu na traseira do Audi, que ficou sem controlo e só parou num poste. Dois turistas espanhóis que atravessavam a avenida "não foram apanhados por cinco centímetros".
Fonte policial disse ao CM que será "difícil apurar a velocidade a que seguiam as viaturas, pois ambas estão dotadas de sistema ABS [que elimina marcas de travagem no pavimento]".
Mário Mendes dirigia-se para o Ministério da Administração Interna, onde os 18 novos governadores civis iam tomar posse. Não se sabe para onde ia o carro afecto à Assembleia.
AS VÍTIMAS
Mário Mendes
Exerce o cargo de ‘superpolícia’ – secretário-geral do Sistema de Segurança Interna – desde Outubro de 2008. Foi director da PJ, do Centro de Estudos Judiciários e juiz-conselheirono Supremo. Nasceu em Anadia, há 62 anos.
Paulo Lucas
Nasceu em Fátima há 43 anos. Casado e com doisfilhos, ingressou na Escola Superior da PSP em 1984. Foi segundo--comandante da PSP de Lisboa e comandante do Corpode Intervenção.
Joaquim Fernandes
Cabo da GNR, é motorista em comissão de serviço no MAI.
João Ventura
Segurança pessoal da PSP, já conduziu os filhos de Durão Barroso.
CIRURGIA PELA MADRUGA DENTRO
Mário Mendes – que fracturou o maxilar e deu entrada no Hospital de São José com um traumatismo cranio-facial com perda de conhecimento – estava a ser submetido a uma cirurgia à hora de fecho desta edição. Fonte hospitalar garantiu ao CM que seria demorada por se tratar de uma área sensível – o rosto.A sua situação era "estável, com prognóstico favorável". Paulo Lucas estava a realizar exames complementares – tem várias fracturas e uma lesão na coluna cervical. Joaquim Fernandes tem uma fractura na face e o agente João Ventura também estava ainda a realizar exames. O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e o director da PSP, Oliveira Pereira, estiveram em São José a acompanhar o estado de saúde das vítimas.
NOTAS
CHOQUE: SEMÁFORO
A força da colisão foi tal que o carro de Mário Mendes foi projectado e desfez um muppie, arrancou um semáforo e danificou um poste da luz
CARREGADO: CAVACO
O Presidente da República viu de perto um carro da PSP que o escoltava, no sábado, chocar com dois automóveis, no Carregado
João C. Rodrigues/Miguel Curado/Tânia Laranjo
» COMENTÁRIOS

28 Novembro 2009 - 11h37 antonio silva
ninguem esta livre de acidentes .mas a lei que esses srs fazem e para todos.entao heja justiça vinham a 5okm hora .

28 Novembro 2009 - 11h33 Eficaz, lisboa
Eu só não entendo, se a policia anda sempre atráz do cidadão, por andar depresa!! Como estes senhores andam alta veloci

28 Novembro 2009 - 11h28 revoltado
Para os carros ficarem assim qual era a velocidade? dentro da cidade é 50 não é? ah pois,sei..LX

28 Novembro 2009 - 11h28 Joel Rodrigues
A velocidade louca que levavam, por sorte não atingiram peões,estes senhores respeitam ninguém, é tudo deles.

28 Novembro 2009 - 11h01 manuel antunes
lamento as vitimas mas é necessario respeitar a lei não pode ser como o velho ditado fáz o que digo e não o que fasso
28 Novembro 2009 - 10h58 Paulo
Lá teremos nós que pagar + isto....... Lx

28 Novembro 2009 - 10h48 franklin carvalho
Lamento o acidente mas pergunto: Tanta pressa para quê? Para resolver o pântano deste país?

28 Novembro 2009 - 10h46 CHICO .S
estavam a circular do limite de velocidade dentro da cidade.esses senhores tem a mania que é tudo deles

28 Novembro 2009 - 10h44 carlos
É a vergonha dos grandes, que dão maus exemplos aos condutores,a mania poço e mando,é triste e vergonhoso do que fazem.

POIS É, OS TOPOS DE GAMA NÃO SÃO FEITOS PARA ANDAR A
50 KM E COMO É TUDOS DELES, E NÓS É QUE PAGAMOS, E COMO CARRÕES COMPRADOS COM O SUOR DE QUEM TRABALHA SÃO AOS MOLHES ATÉ SE ENCONTRAM DE VEZ ENQUANDO.

Sem comentários: