Maioria dos processos de corrupção foram arquivados
08 de Abril de 2010, 12:44
Mais de metade dos processos de corrupção são arquivados. De acordo com um estudo divulgado hoje, cerca de 61,2% dos processos instaurados pelo crime de corrupção entre 2004 e 2008 foram arquivados, enquanto apenas 3,6% resultaram em condenação.
De acordo com o estudo realizado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal e pelo ISCTE, apresentado esta manhã, em Lisboa, a maioria dos processos instaurados por crimes de peculato, corrupção e participação económica em negócio, entre 2004 e 2008, resultou em arquivamento por parte da Justiça.
Cerca de 53,1% dos processos avaliados (num total de 838 processos) foram arquivados, enquanto apenas 6,9% resultaram numa condenação efectiva do arguido.
Por trás da decisão de arquivar esses processos, terá estado a insuficiência de provas que suportem a acusação. De acordo com os números citados no estudo, em 57% dos processos arquivados, terá sido esse o motivo que conduziu ao arquivamento.
A ausência de prova é também o motivo que justifica a maioria das absolvições nos processos de corrupção: segundo o estudo, também em 57,1% dos casos é esse o motivo que conduz ao fecho do processo sem condenação.
@Marco Leitão Silva
Comentários
- s
· sadino
VERGONHA,NOJO PURO!! Quem é corrupto, face a estes números, são a justiça já que a ela caberia uma actuação rigorosa perante todos os casos denunciados.Nesta justiça estão visados essa anedota espertalhona que é o PGR ,assim como muitos magistrados-não incluo nestes os magistrados de Aveiro que dirigem o processo escandaloso das escutas relativas aos pulhas Socrates,Vara, o chefe sucateiro Godinho e a restante matilha mamadora- e claro os abutres políticos e os partidos,mormente o PS. A maçonaria mexe todos os cordelinhos nesta problemática e em tudo quanto está na base da desgraçada situação que pende sobre Portugal e o seu povo anónimo. São um crime os números apontados!!! Se a finalidade é criar a idéia que neste país todos são corruptos,mesmo assim tal não vingará,na medida em que o dinheiro somente corre nas alcatifas do poder e de quem as pisa. Cada vez sinto mais nojo destes fulanos que conduzem os nossos destinos.Cheiram mal e não é só da boca!!!São todos esterco.
· Lucky Luck
E se fossem ver porque é que todos estes processos são arquivados? será que não existe uma duplicação da corrupção existente? corrupção em cima de corrupção = a impunidade! até quando vai o contribuinte pagar toda esta fantochada!
· Alexandre
Claro que foi, então isto é julgado tambem por corruptos, qual é a novidade...é como diz o outro "eles tambem comem os pudins"
· Emilio Soares
Gostei imenso do comentário da Sónia. É verdade também conheço patrões que têm menos que os empregados e esforçam-se para os manter. Só quem não compreende isso são os sindicatos que temos que também são corruptos. Por que tudo é a corrupção legal como os prémios obscenos distribuidos aos gestores e as mordomias dos deputados. É preciso denunciar os abusos e persegui-los até que se reduzam a um mínimo, tendo em conta que a natureza humana nunca vai deixar que a corrupção acabe na sua totalidade.
· Maria
Que tristeza sinto ao ler estas noticias, que tristeza sinto por tudo isto se passar no meu País, que eu, e de certeza todos os comentadores tanto amam! Tenho 60 anos, já vivi muito, e nunca me lembro duma época em que visse tanta população descontente. E já passámos por tanta coisa neste pequeno País! Mas como agora, nunca vi tanto desontentamento e isto aflige-me. Aflige-me pois não vejo a luz ao fundo do túnel. E a corrupção é cada vez maior, e agora acabamos de ler, que arquivam a maioria dos processos. Pois claro convem-lhes!
Sem comentários:
Enviar um comentário