segunda-feira, 21 de junho de 2010

LUXEMBURGO NÃO É PORTUGAL

Publicação: 21-06-2010 13:25 | Última actualização: 21-06-2010 13:46

E-mail da polícia luxemburguesa tem um "teor claramente atentatório para imagem de Portugal"

O presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Miguel Macedo, considera que o e-mail da polícia luxemburguesa sobre a comunidade portuguesa tem um "teor claramente atentatório para a imagem de Portugal e da sua comunidade" residente naquele país.

O deputado luxemburguês do partido Os Verdes, Camille Gira, questionou quarta feira, no Parlamento, o ministro do Interior, Jean-Marie Halsdorf, sobre o mail alegadamente xenófobo, que terá tido origem na polícia luxemburguesa, dirigido contra estrangeiros residentes no país, entre os quais os emigrantes portugueses.

No e-mail, os autores desafiam os luxemburgueses a partir para o Paquistão, Afeganistão, Iraque, Nigéria, Turquia ou Portugal e fazer aquilo que alegadamente os naturais desses países fazem no Luxemburgo.


Exigir assistência médica gratuita para a família, exigir que os serviços públicos falem a sua língua materna, pendurar bandeiras nacionais nas janelas e conduzir sem carta foram alguns dos desafios colocados.


Numa carta que enviou ao embaixador do Luxemburgo em Lisboa, Miguel Macedo afirma que a situação é
"lamentável e merecedora da mais profunda expressão de preocupação e desagrado".

O presidente do Grupo Parlamentar do PSD pediu ao diplomata que transmita
"com a maior brevidade possível as conclusões apuradas" quando terminar o inquérito anunciado pelas autoridades luxemburguesas.

"A nossa comunidade residente no Luxemburgo é, pela sua postura, um exemplo de integração, e, independentemente de residir num país que não é o seu, sempre esteve grata pelo acolhimento que lhe é prestado",
afirma o social democrata.

Miguel Macedo lembrou também que
"Portugal e o Luxemburgo têm excelentes relações bilaterais, que são em grande parte sustentadas pela importante comunidade portuguesa" e defendeu que "este incidente, totalmente incompreensível, não deve afetar este excelente relacionamento".

Residem oficialmente cerca de 80 mil portugueses no Luxemburgo, que representam 16 por cento do total da população.


(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)


Lusa


Comente este Artigo

Texto

Anónimo

Inválido

AvisoEste é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Guia de utilização

Comentários: 39 Comentários

Comentado a: 21-06-2010 16:41

por:Anónimo

de:Anónimo

XENOFOBIA: Medo excessivo de pessoas estranhas. Podem ser estrangeiros, nacionais, amarelos, brancos, azuis, tanto faz ... se as atituddes de estranhos para nós representa um perigo ou uma ameaça então somos XENÓFABOS.

Denunciar Comentário

Comentado a: 21-06-2010 16:38

por:Paulo

de:

(cont.) Quando contactamos com um povo diferente temos que, antes de falar, ouvir. Tentar aprender com esse povo. Sou Portugues com muito orgulho e respeito cada povo, cada cidadão, cada cultura.´Quando se fala em liberdade, devemos primeiro saber o que é. Somos todos livres, mas a liberdade de cada um acaba quando começa a do outro.

Denunciar Comentário

Comentado a: 21-06-2010 16:38

por:Paulo

de:

Vejo que todos rogam por respeito. Isso é bom! define personalidade e orgulho pelo seu povo. Brasileiro, Portugues, africano... Cada cidadão, fica chocado quando é atacado com palavras ou acções negativas. Isso define o ser humano que, quer marcar o seu espaço no mundo ou numa sociedade. Estive em muitos paises em todo o mundo e nunca fui mal tratado. Sempre fui recebido e tratado com respeito e até muita consideração. Talvez tudo isto tenha a ver com a atitude de cada um...

Denunciar Comentário

Comentado a: 21-06-2010 16:33

por:Alan,

de:Porto

A culpa é toda dos brasileiros que vieram para a Europa. Comportam-se como autênticos animais,quero acreditar que são só os que são originários de favelas, daí o seu comportamento animalesco. Acredito que no Brasil existam pessoas que não têm comportamentos psicopatas como a maioria que cá está, apesar do brasil ser autêntico terceiro mundo, com algumas pequenas comunidades mais civilizadas a roçar o segundo mundo. E de facto não há discussão possÍvel. "Contra factos não há argumentos"

Denunciar Comentário

Comentado a: 21-06-2010 16:32

por:sss

de:sss

Qual é o problema, é verdade os nossos emigrantes la fora esquecem-se que não estão em portugal não tem nada de colocar a bandeira a janela de portugal no luxemburgo (PAIS NO QUAL ESTÂO POR FAVOR). Respeitam o pais onde estão a viver e os naturais desses paises.

Denunciar Comentário

Comentado a: 21-06-2010 16:31

por:Anónimo

de:Anónimo

A culpa é toda dos brasileiros que vieram para a Europa. Comportam-se como autênticos animais,queero acreditar que são só os que são originários de favelas, daí o seu comportamento animalesco. Acredito que no Brasil existam pessoas que não têm comportamentos psicopatas como a maioria que cá está, apesar do brasil ser autêntico terceiro mundo, com algumas pequenas comunidades mais civilizadas a roçar o segundo mundo. E de facto não há discussão possÍvel. "Contra factos não há argumentos"

Denunciar Comentário

Comentado a: 21-06-2010 16:28

por:JP

de:LX

Concordo inteiramente com o mail, só é pena que não se possa dizer nada acerca de ninguem sejam Portugueses, Brasileiros, Americanos, Angolanos, Iranianos, Chineses, Paquistaneses, o que quer que sejam. Não tenho nada contra os emigrantes mas se querem estar noutro país respeitem os costumes, as leis e integrem-se na sociedade, não queiram é fazer o contrário. Quem não gosta dos costumes dos outros, não sai do seu país e mais nada...

Denunciar Comentário

Comentado a: 21-06-2010 16:28

por:jose

de:coimbra

vivi 37 anos no lux sou refomado pelo lux ainda a 15 dias la estive e nunca me apercebi de racismo pelo contrario sempre fui tratado como merecia...porque eu trabalhava em 37 anos tive no maximo 3 ou 4 semanas de baixa mas tambem e verdade que atualmente ha muitos cidadao portugueses e deoutros paises sobretudo de outros paises que abusam por isso o lux ja noa e lux que era

Denunciar Comentário

Comentado a: 21-06-2010 16:12

por:Pinho

de:Porto

Se os responsáveis por esse trabalho dos e-mails os tiver no sitio que venham para a minha zona pois temos aqui muita falta de estrume é uma coisa que faz falta nos campos para as sementeiras estrume muito estrume na terra faz muito bem.

Denunciar Comentário

Comentado a: 21-06-2010 16:12

por:Alex

de:São Paulo

Infelizmente patologias sociais existem em quaisquer lugares do mundo. Não somos analistas sociais, porque para isso exigiria leitura, pesquisa, viagem, cultura, estudo! Devemos nos respeitar mutamente. Isto não está a ocorrer nestes comentários com tom xenofóbico, agressivo e insolente. Portugal é grande. Não precisa menosprezar os outros. Quanto ao que ocorre com os brasileiros, lamento, são seres humanos como vocês.

Denunciar Comentário

Sem comentários: