terça-feira, 14 de junho de 2011

CRIME CONTRA A HISTORIA DE UM POVO



Monday, 13 June 2011

ESCUMALHA DA PÁTRIA È A QUE NÃO RESPEITA A HISTÓRIA

Em Abril de 2006, durante um mês que permaneci em Tondela, fui visitar a casa onde nasceu Salazar, na fregesia de Vimieiro, a portas de Santa Comba Dão. Não tinha já bem a certeza onde se situaria e depois de andar por ali às voltas parei o carro numa rua e perguntei a duas velhinhas onde era a casa de Salazar.
Olhe vá por esta rua abaixo, corte à direita e está junto a ela. Dizem-me em seguida... "está em tão mau estado e destelhada". De facto foi isso que eu vi e fotografei da casa do António de Oliveira Salazar e envergonhei-me, junto a ela, de ser compatriota de certa reles gente que tem seguido na política em Portugal.
Não são meia dúzia de "palermas" que conservam o ódio a Salazar que representam o meu país. Muito menos uns comunistas e de uma política falhada nas orígens.

Respeite-se a história de um Povo... As verdascadas que alguns levaram, no tempo de Salazar, foram poucas e perderam-se aquelas que não acertaram no sitio certo...!!!
.
Ervas, lixo, entulho, latadas mortas, um poço seco é tudo o que resta do campo imediato à casa [que um comentador já adivinhou] de Salazar, no Vimieiro. Aqui passeou Christine Garnier, a jornalista francesa autora de Vacances avec Salazar, no Verão de 1951, aqui se concertaram destinos, aqui se fez fotografar o ditador com trabalhadores rurais, honrados pelo convívio. A paisagem era bem outra. Hoje, é um matagal nas bermas da IP3. "Tá a ver? É ou não é preciso dar a volta? Mas ninguém dá a volta, não; vêm só tirar retratos à parte da frente" - disse a minha guia.

A MESMA ESCUMALHA QUE SE ABOTUOU COM 880 TONELADAS DE OURO E MILHÕES E MILHÕES QUE O SUOR DO POVO PAGARÁ.....E NINGUEM VAI PRESO???

Sem comentários: