domingo, 4 de dezembro de 2011





10 perguntas feitas ao Presidente da República de Portugal Aníbal Cavaco Silva

Por Jim Frederick segunda-feira, Dezembro, 2011

Presidente de Portugal Aníbal Cavaco Silva risos depois de uma foto de família no terraço do palácio presidencial em Buda Castle em Budapeste em 09 de abril de 2011. Attila Kisbenedek / AFP / Getty Images
.
Um ano a partir de agora, será o euro ser uma moeda viável?
Será uma moeda mundial credível. Integração é o mais importante trunfo da Europa tem, e um componente chave para a integração europeia é 
 o euro. No prazo de um ano, com o tempo de 20 anos, o euro vai estar aqui.
.
Qual é a próxima fase da crise?
A próxima fase é uma solução. Mudanças políticas estão ocorrendo na Grécia e na Itália. Mas levou muito tempo para que os líderes europeus e mundiais a reconhecer que nenhum país, nenhuma região, está a salvo do risco de contágio (Ponto de vista:. 10 Razões do Euro foi uma idéia idiota).
.
Quão realista é a China participando de um resgate da zona do euro?
Per capita da China PIB é menos da metade do que na Grécia. E eles têm que perguntar, Se os europeus não querem colocar dinheiro suficiente no Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, por quê? O que eles disseram é que eles estão preparados para talvez colocar recursos adicionais no Fundo Monetário Internacional.
.
O que deu errado em Portugal?
Após a adesão à zona euro, as taxas de juros diminuiram, substancialmente, em Portugal. Assim, a demanda interna aumentou, o endividamento aumentou, a dívida externa aumentou e os défices aumentaram - e agora estamos corrigindo os erros. (Veja como reforma poderia mercado de rock de Portugal habitação.)
.
Portugal está no bom caminho para satisfazer todas as suas obrigações para o resgate que recebeu este ano?
Nós estamos indo para alcançar as metas que nós negociamos com o FMI e a União Europeia para a dívida pública, e estamos implementando medidas estruturais para melhorar a produtividade.
.
Quais são os desafios que Portugal enfrenta?
A economia portuguesa pode declinar 2,8% no próximo ano, então o nosso desafio é provar que é possível fazer melhor que isso. A locomotiva da economia Português são as exportações. Investimento vai melhorar, mas isso depende da confiança dos investidores.
.
O que aconteceu com a Grécia?
Às vezes estamos em comparação com a situação na Grécia - não há comparação. No final, foi reconhecido que era impossível para a Grécia para pagar na íntegra. Itália, que é um problema completamente diferente.
.
E qual o problema é esse?
A taxa de poupança na Itália é alta, mas os mercados não confiam em Itália mesmo que seja a terceira maior economia da União Europeia, e a oitavo no mundo. Portanto, não é um problema de solvência, é um problema de liquidez.
.
É a partida o primeiro-ministro Silvio Berlusconi é um desenvolvimento positivo para a Itália?
Um Presidente, parceiro, de uma nação não deve fazer comentários sobre a política italiana. O novo Primeiro-Ministro, Mario Monti, é um homem muito capaz. Os mercados não apenas se preocupam com as medidas, mas também sobre os políticos, sobre a pessoa que está no comando.
.
Que impacto você acha que a primavera árabe terá em Portugal?
Eu acho que é um desenvolvimento positivo. Eles são vizinhos nossos. Existem importantes empresas portuguesas que operam na Líbia,Egito,Argélia e Marrocos. Agora é uma questão de como, saudavelmente, ajudá-los a construir as instituições democráticas. A Europa deve estar profundamente envolvidos na consolidação do processo democrático.
.
P.S. - Se o sr. Silva fosse um homem de "vergonha" já tinha abandonado o poiso do palácio de Belém... Está sujo, está sujo pelas amizades do passado...!!!

Sem comentários: