domingo, 22 de janeiro de 2012



A deputada do Bloco de Esquerda Ana Drago foi na passada segunda--feira a Guimarães num carro com motorista da Assembleia da República a uma iniciativa do ‘Parlamento dos Jovens’. O Correio da Manhã sabe que a deslocação de Ana Drago indignou alguns deputados da Comissão de Educação, uma vez que não há verbas previstas para este género de despesas e todos têm pago as suas viagens.

Por:Paulo Pinto Mascarenhas com D.R.

Ao CM, a deputada do Bloco diz que não pediu um carro com motorista, mas apenas que o Parlamento providenciasse a deslocação, uma vez que não conduz.

O presidente da Comissão de Educação, Ribeiro e Castro, diz não querer fazer comentários sobre o assunto em concreto, mas confirma que "as viagens para o ‘Parlamento dos Jovens' não têm neste momento cabimento orçamental". Por isso, convocou uma reunião de coordenadores das bancadas parlamentares para a próxima semana, exactamente para tentar encontrar uma solução aplicável a todos os deputados.

O CM contactou também a Secretaria-geral da Assembleia e o gabinete da presidente, Assunção Esteves, que confirmam que "a deputada Ana Drago, que reside em Lisboa e não tem carta de condução nem viatura própria, solicitou que fosse disponibilizado transporte para a referida deslocação em missão oficial, a Guimarães".

PORTAGENS FORAM INCLUÍDAS

A presidência da Assembleia da República remete oficialmente o assunto da viagem da deputada do BE para a Secretaria-geral do Parlamento. Em resposta às perguntas do CM, os serviços adiantam que "há também situações, sobretudo quando as escolas se situam fora dos seus círculos eleitorais, em que os deputados solicitam uma viatura oficial para permitir o seu transporte, visto tratar-se de uma deslocação em missão oficial da Assembleia da República." Foi o que aconteceu com a deputada Ana Drago, justifica-se, que teve "a autorização da presidente da Assembleia". Resolveram por isso os serviços "solicitar o aluguer de uma viatura", providenciando também o pagamento das portagens e o motorista.

Sem comentários: