quarta-feira, 30 de maio de 2012

As pressões do lobby do betão

Bruxelas quer ferrovia entre Sines e Madrid que suporte velocidade de 200 km/h

Fica quase de borla, é financiada a 95%, embora nenhuma palavra seja dita sobre os resultados de exploração. Quando a esmola é grande…

Mas vamos admitir que existe funding de sobra para uma via férrea internacional, nunca de TGV, mista ou só de mercadorias e em bitola europeia. Seria preferível fazê-la de Sines a Badajoz, que iria em benefício sobretudo do comércio externo espanhol, ou de Aveiro a Vilar Formoso, por onde sai o grosso das nossas exportações para a Europa? Esta, ligaria o porto de Aveiro ao porto seco de Salamanca e a Valladolid, onde a indústria automóvel e respectivos componentes assume um peso relevante (fábricas da FASA-Renault, Iveco e Michelin). Um nó inter-modal em Viseu e outro na Guarda, atrairiam a instalação de inúmeras empresas ao longo da linha.

Afigura-se-me que os efeitos colaterais para a economia portuguesa da linha Aveiro-Vilar Formoso suplantariam claramente os da linha Sines-Badajoz. Mas não vejo que se equacione aquela alternativa. Porque será???

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