segunda-feira, 27 de maio de 2013

Marinha não escapa à crise
Saldanha Lopes fala sobre dificuldades
segunda-feira, 27 maio de 2013 | 01:40
 
 
Na cerimónia de comemoração do Dia da Marinha, realizada ontem no Barreiro, o chefe do Estado Maior da Armada, Saldanha Lopes, falou da situação atual. “Durante o ano transato, apenas efetuámos as ações de treino e manutenção estritamente necessárias à manutenção dos níveis mínimos de operacionalidade. Neste contexto pode tudo isto parecer normal, mas devo alertar que não é possível prolongar esta situação por mais tempo, pois estamos a navegar e a operar no limite”, admitiu Saldanha Lopes, salientando que é necessário garantir os níveis de operacionalidade dos meios, para diminuir o risco de acidente.

A presidir a cerimónia estava o ministro da Defesa, Aguiar-Branco, que declarou que a reforma 2020 vai aumentar a capacidade operacional das Forças Armadas, referindo que vai existir “um rácio mais adequado” entre o que se deve gastar com pessoal, manutenção e parte operacional. Aproveitou o momento para anunciar que foram autorizadas promoções e admissões nas Forças Armadas para este ano, referindo que as decisões não vão resultar num aumento da despesa global.

Estaleiro de Viana. A construção dos dois navios começa hoje e o cumprimento do contrato com a Venezuela é “exequível”, afirmou Aguiar-Branco, referindo que os asfalteiros devem ser entregues dentro de ano e meio a dois anos.

Sem comentários: