quinta-feira, 25 de julho de 2013

COMO A REUTERS ANALISA A POLÍTICA PORTUGUESA




Crise política em Portugal um catálogo de erros
.
 
Por Andrei Khalip

 LISBOA (Reuters) - A crise política em Portugal pode ter sido encoberta, mas os jogos de poder, inoportuna, pouco fizeram para ajudar a credibilidade do país no exterior.

.
Apresentando várias inversões de marcha, incluindo um pedido de demissão "irrevogável" por um parceiro, junior, de coaligação que o levou à sua promoção, a crise perdeu umas preciosas três semanas e deixaram seus protagonistas debilitados e enfrentando o mesmo amontoado de problemas econômicos para resolver quanto antes.
.
A economia ainda está em sua pior recessão desde os anos 1970, aprofundou por termos de austeridade associadas aos empréstimos de resgate do FMI UE /, e de Lisboa ainda tem de reduzir seu déficit fiscal para garantir que os fundos continuem fluindo.
.
"Infelizmente a crise política portuguesa enfrenta um certo desdém igual a país do terceiro mundo" disse Adelino Maltez, um cientista político em Lisboa. "Até o nosso presidente disse que é um país imprevisível, os investidores que vêem muito e não gostam ouvir isso."
.
O presidente, Anibal Cavaco Silva, mostrou a sua própria falta de previsibilidade, rejeitando uma solução de governo proposto a um racha interna. Ele, então, passou dois dias de viagem a  observar os pássaros nas Ilhas Selvagens, remotas, no meio do Atlântico.
.
Sua intenção foi  deixar os principais partidos, apenas, para negociar a "salvação nacional" pacto que ele tinha pedido, mas em seguida, ele fez comentários, sobre a crise, a um exército de jornalistas que o acompanhavam. Em última análise, ele também, um presidente com 74 anos fora do alcance, dos problemas, de sua vista.

"Foi uma noite calma e não houve nenhuma notícia desagradável de Lisboa", disse ele, na ilha selvagem, na sexta-feira de manhã, poucas horas antes de os socialistas da oposição romperem as negociações com os dois partidos da coaligação governamental informando o secretário-geral que nenhum acordo foi possível.

Propostas dos socialistas mostraram que eles simplesmente queriam acabar com toda a austeridade, o que teria derrotado o propósito de um acordo.

Cavaco Silva queria um pacto suprapartidário para apoiar o pacote de resgate da UE / FMI, que exige a continuidade das políticas de redução de dívida até que o programa de resgate deve terminar em meados de 2014, apesar de um retorno ao financiamento de mercado agora está em dúvida.

Analistas dizem que não há escolha a não ser manter o rumo de austeridade geral, pedindo a questão de saber por que isso chama crise política em primeiro lugar.

RENÚNCIA que não foi



As últimas três semanas tem apresentado um catálogo de ferimentos auto-infligidos pela classe dominante em Portugal. A crise começou em 1 º de julho, com a renúncia do ministro das Finanças, Vitor Gaspar - o arquiteto da unidade de austeridade - que citou o apoio minguante para a sua estratégia.
.
O jornal "i", disse em um relatório amplamente citado que a gota d'água para Gaspar tinha sido um cliente irritado cuspir-lhe, num supermercado, quando seguia acomapnhado de sua esposa.
.
No dia seguinte, a crise entrou em espiral quando Paulo Portas, líder do CDS-PP partido de coaligação de direita que garantiu a maioria parlamentar do governo de centro-direita, renunciou ao cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros.

Ele disse que se opusera à promoção do colega próximo de Gaspar por Maria Luis Albuquerque para substituir o ministro renunciante.

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho recusou-se a aceitar a renúncia de Portas; os dois acertaram suas diferenças e concordaram em manter a coligação com a condição de que Portas se tornou vice-primeiro-ministro gerenciar conversações com os credores.

Albuquerque, cuja nomeação foi saudada por Bruxelas como um sinal de continuidade, manteve-se o ministro das Finanças, embora  desclassificada por Portas.

A maioria das Portas "partido alto escalão tinha sido pego de surpresa pela sua renúncia e alguns criticaram abertamente o movimento, levando a rumores de sua substituição como líder do partido.

"O principal problema é a hipocrisia da nossa política - não há direito liberal, enquanto o chamado direito está feliz em defender o Estado social para obter votos", Maltez disse, acrescentando que todos os principais líderes mostraram que eles têm pouco controle sobre seus partidos.

    ALIMENTO PARA SÁTIRA



Com a crise aparentemente resolvida e os prémios de risco de Portugal cair de volta depois de um grande salto, o presidente deixou cair a bomba, rejeitando a solução da coligação, e chamando para o amplo acordo político.

Para atrair os socialistas, que lideram nas pesquisas de opinião, ele lhes prometeu uma eleição antecipada, em 2014, se tal acordo foi selado.

Os eventos proporcionaram muito combustível para alimentar a sátira, que não poupou nenhuma das figuras políticas, enquanto os comentaristas qualificaram a situação de uma novela ruim de um teatro do absurdo.
"O país merecia outra classe política, mais adulta, menos dado a brigas e pronto para colocar os interesses de Portugal acima dos seus próprios" negócios Diário Económico, disse em um editorial recente.
.
Com os socialistas efetivamente exigindo o acordo de resgate ser rasgado, nenhum acordo foi possível depois de seis dias de conversações com muitos analistas culpam líder António José Seguro por ceder à pressão dentro do seu partido.
.
O presidente tardiamente aprovou a promoção de Portas e a continuação da coligação existente.

Nicholas Spiro, diretor da Spiro Sovereign Strategy, em Londres, disse que a intervenção do presidente só tinha agravado as divisões entre o governo ea oposição.
.
"As políticas de reforma econômica em Portugal tornaram-se ainda mais traiçoeiro", disse ele, alertando que o apoio político para as reformas exigidas pelos credores erodiu fortemente.
.
P.S. Tradução livre com erros técnicos de ortografia. Dá para perceber.

Sem comentários: