segunda-feira, 9 de setembro de 2013

revisionismo

“Portugal “começa a regressar” ao país de “miséria” e de “pobreza” que existia antes do 25 de Abril, devido às políticas do Governo, diz Seguro. Segundo o líder do PS, tratava-se de “um Portugal de miséria, um Portugal de pobreza, um Portugal em que tanta gente tinha que emigrar porque não encontrava aqui possibilidades para sustentar a sua família”.” (via Diário Económico).
Um país onde imediatamente antes da revolução (entre 1970 e 1973) o PIB per capita crescia em média a mais de 9% ao ano (e que não obstante a revolução conseguiu crescer 1,5% em 1974), um país em que o desemprego (que à data do 25 de Abril era de 1,5%) praticamente não existia, um país cujo PIB per capita estava a convergir para o PIB per capita médio da Europa rica (encontrando-se, à data da revolução, num patamar relativo idêntico ao de hoje, isto é em redor dos 55% da Europa mais rica, mas em clara convergência e em sentido ascendente…), um país que estava em 24º lugar do índice de desenvolvimento humano da ONU (e que hoje está para além do 40º lugar…). Como se percebe, tudo a ver com o Portugal de hoje!! Francamente…
O senhor Seguro deveria saber que há limites para a demagogia republicana, e para o revisionismo da história!! É um facto que o Estado Novo foi uma ditadura, o que o torna desde logo politicamente indefensável, mas também é um facto que a conjuntura económica de hoje nada tem a ver com a de então. Portugal evoluiu, é certo, mas o resto do mundo evoluiu muito mais! Na realidade, a conjuntura económica que hoje se vive em Portugal tem, sim, tudo a ver com o que acontecia por alturas do final da Monarquia Constitucional ou, talvez mais ainda, por alturas do final da 1ª República. Mas isso, é claro, não interessa ao senhor Seguro nem seguramente ao PS (o partido republicano por excelência). Enfim, leia e estude a História, homem!

Sem comentários: