quarta-feira, 25 de junho de 2014

Internacional
Redação Lux em 2014-06-25 10:17
Sudanesa cristã detida para interrogatório no aeroporto
Finalmenbte libertada, finalmente a sentença anulada e eis que quando a sudanesa, de 26 anos, o marido e os filhos foram impedidos de sair do país com destino aos Estados Unidos e detidos para interrogatório.

Meriam Yahia Ibrahim Ishag, que viu a sua sentença de morte anuada esta segunda-feira, foi detida juntamente com o marido e os filhos por forças de segurança, no aeroporto de Cartum, e levados para uma esquadra de polícia por alegadamente terem prestado informações falsas.

O advogado da sudanesa adiantou à Reuters que o casal vai ficar detido durante 24 horas.

As autoridades norte-americanas que estão a intervir no processo disseram ter recebido garantias de que Meriam seria autorizada a sair do país, mas uma fonte do Sudão, citada pela AFP, afirmou que a mulher está «está sob investigação» por transportar documentos falsos.

«O Departamento de Estado foi informado pelo Governo sudanês que a família [de Meriam Yahia Ibrahim Ishag] foi retida temporariamente durante várias horas no aeroporto por questões relativas à sua viagem, mas eles não foram detidos», disse a porta-voz do Departamento de Estado Marie Harf, citada pela AFP.

Sem comentários: