terça-feira, 17 de junho de 2014

Posted: 16 Jun 2014 01:55 AM PDT
Num conselho envelhecido no interior de Portugal com cerca de 12 mil habitantes, a Câmara do PSD decidiu gastar 52 mil euros num carro Mercedes para o Presidente.
Sabugal, o local onde o único Hotel de 4 estrelas fechou no ano passado. Palco da desertificação, onde a cada estatística apurada existem cada vez menos habitantes e onde o desemprego, sendo uma zona do interior, é uma preocupação.
Nem todas estas dificuldades impediram a câmara liderada pelo Presidente António Robalo, eleito pelo PSD, de adquirir uma viatura no valor de cerca de 52 mil euros, já com IVA.
A viatura, segundo documentos obtidos pelo Tugaleaks, destina-se a substituir o BMW 302 D, “de 2003, com 370.000 km”.
Em vez de ser adquirida uma viatura mais económica, com vista à poupança nas contas públicas, “por sugestão” do Gabinete da Presidência foi solicitada a aquisição de uma viatura Mercedes-Benz C220 CDI Blue Efficiency.
Foi convidada apenas uma entidade a apresentar proposta, a Mercedes-Benz, que teria que apresentar proposta até ás 23:59 do dia 27-01-2014 e que a apresentou ás 21:20, num tempo quase perfeito para poder efectuar a venda da viatura, por ser a única concorrente.

Comparação com o caso de Coimbra

Recentemente, o Tugaleaks falou de uma situação parecida. Em Coimbra, o Presidente da Câmara comprou um carro por 51 mil euros, já com IVA. Este é um carro mais barato cerca de mil euros em relação ao carro adquirido pela Presidência do Sabugal. No entanto, Coimbra tem 150 mil habitantes e Sabugal tem apenas 12.544 (Censo 2011).
Ou seja, cada pessoa que está a viver no Município de Sabugal vai pagar pelo carro adquirido cerca de quatro euros.


sabugal2 Município de Sabugal compra carro no valor de 52 mil euros para uso da presidência

Não deixa de ser importante realçar que metade da frota da PSP e da GNR tem mais de 10 anos. No entanto, numa Câmara Municipal, um carro com onze anos tem que ser substituído.


O Tugaleaks disponibiliza a documentação do contrato efectuado que comprova a sua veracidade.

Sem comentários: