sábado, 26 de julho de 2014


Valor médio da habitação atinge patamar dos 1 000 euros por m₂ em junho

Valor médio da habitação atinge patamar dos 1 000 euros por m₂ em junho

O valor resultante das avaliações bancárias aos imóveis de habitação em Portugal aumentou em junho face a maio, revelam os resultados do o 'Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação' publicados nesta sexta-feira pelo INE.

O valor médio de avaliação bancária do total do País «fixou-se em 1006 euros/m2 em junho, registando um aumento de 11 euros/m2 face ao observado em maio (variação de 1,1%)», anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) nesta sexta-feira.

A variação homóloga foi -0,8% em junho, que compara com -0,1% no mês anterior.

As Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto registaram aumentos do valor médio de avaliação de 1,4% e de 1,1% face a maio, respetivamente, fixando-se em 1198 euros/m2 e 941 euros/m2 em junho.
«A região de Lisboa (valor médio de avaliação de 1198 euros/m2) foi a que mais influenciou o aumento do total do País, registando uma variação mensal de 1,4%» concretiza o INE.

Na comparação com o período homólogo, o valor médio de avaliação no total do País diminuiu 0,8% em  junho (redução homóloga de 0,1% no mês anterior).
Segundo detalha o INE, o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos apresentou, em junho, um aumento de 1,7% relativamente  ao  observado  no  mês  anterior, para 1048 euros/m 2 , refletindo  acréscimos registados na  maioria das regiões NUTS II.
A região de Lisboa (valor de avaliação de 1195  euros/m 2 )  e  a Região Autónoma  dos Açores (1049 euros/m 2 ), com taxas de variação  de 1,9% e 3,5%,  respetivamente, apresentaram as subidas mais acentuadas.
Comparando  os  meses  de  junho  de  2013  e  2014, o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos no total  do  País diminuiu  0,3%  (diminuição de  0,1%  em  maio).  As  regiões do Centro e  Algarve, com taxas de variação de -2,6% e -3,8%, respetivamente, deram os  contributos mais relevantes para a variação  observada  no total do  País  para este segmento. 
Em nota explicativa, o INE refere que o 'Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação' recolhe informação caraterizadora do alojamento que são objeto de financiamento bancário e em cujo processo há lugar a uma avaliação técnica de cada imóvel.
Deste modo, os resultados do estudo da responsabilidade do INE «são representativos para o universo de alojamentos em que há recurso a esse meio de financiamento».

Sem comentários: