segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Morreu o general Pires Veloso, o "vice-rei do Norte"
Lusa
PAZ Á SUA ALMA
General Pires Veloso
Foto: Global Imagens/Paulo Spranger
O general António Pires Veloso, um dos protagonistas do 25 de Novembro de 1975 e que naquela década ficou conhecido como "vice-rei do Norte", morreu hoje no Porto.
Fonte oficial do Estado-Maior do Exército português disse à agência Lusa que Pires Veloso, 88 anos, morreu no pólo do Porto do Hospital das Forças Armadas.
António Pires Veloso nasceu em Gouveia em 1926. Enquanto governador militar do Norte foi um dos principais intervenientes no contragolpe militar de 25 de Novembro, que pôs fim ao "Verão Quente" de 1975.
Desde o primeiro momento que o mandato de Pires Veloso na Região Militar Norte foi marcado pela instabilidade: quem passa pela Praça da República, no Porto, dificilmente imagina que um chefe da Região Militar Norte (RMN) tivesse de tomar posse do seu quartel-general rodeado metralhadoras, mas foi isso que aconteceu em 12 de setembro de 1975 com Pires Veloso.
O oficial, acabado de regressar de S. Tomé e Príncipe, onde hasteou a última bandeira portuguesa, soube na véspera, dia 11, que iria substituir o coronel Eurico Corvacho à frente da RMN.
Artigo Completo|Página1de2

Sem comentários: