quinta-feira, 16 de outubro de 2014

14  08:12
Mortos chamados a pagar nova taxa
Proprietários que já faleceram há quatro anos estão a receber contas para pagar.
Por Rui Pando Gomes
Os proprietários de imóveis já falecidos, há vários anos, estão a ser notificados pela Câmara de Portimão a pagar a nova taxa de proteção civil. A situação insólita está a deixar revoltados os familiares dos visados, que participaram em mais um protesto que juntou cerca de 200 pessoas, ontem à tarde, em frente à autarquia portimonense e nas ruas da cidade.
"O meu marido já faleceu há quatro anos. Fui à câmara participar o falecimento e as contas do IMI já chegam em meu nome. É uma falta de respeito pelas
famílias", lamentou ao CM Rosa Encarnação, que garante que outras duas vizinhas viúvas "também receberam contas em nome dos maridos já falecidos."

As notificações para pagar a nova taxa municipal, aprovada em 2012 mas só agora implementada pela Câmara de Portimão, estão a chegar a casa de todos os residentes do concelho, independentemente das condições económicas de cada um. É o caso de Maria Barradas, de 77 anos. Tem uma reforma de 276 euros e recebeu uma conta para pagar de 6,8. "Não é muito, mas dava para medicamentos. E a juntar ao IMI, à água e aos outros impostos já é muito", lamentou ao CM a idosa. A mesma posição tem Fernanda Silva, que tem 12 euros para pagar. "É pouco mas dá para comprar o leite", referiu a moradora, que aconselha a presidente da autarquia a "ouvir o povo que a elegeu."

Sem comentários: