quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Posted: 22 Oct 2014 02:12 AM PDT
O Tugaleaks tomou conhecimento de dois agentes da PSP, em dois locais diferentes de Lisboa, que simplesmente abandonam o carro de patrulha para ir fumar.
Em Junho deste ano foi divulgada uma notícia dando conta que um homem tinha fugido no carro da GNR, algemado e tudo. Ora, sem algemas, será certamente mais fácil concretizar este feito.
É comum, segundo fontes contaram ao Tugaleaks, que agentes da PSP simplesmente abandonem o carro de patrulha para inúmeras coisas que não são urgentes. Com chave na ignição, uma delas é fumar.

O Tugaleaks descobriu dois casos em dois dias e apenas na cidade de Lisboa. Um deles já tem participação crime efectuada.
Contactado o serviço de Relações Públicas da PSP, este decidiu não responder. Esperámos uma resposta durante um mês.

Exemplo 1: Rua Andrade Corvo

foto2 Estes agentes da PSP abandonaram o carro de patrulha mal estacionado para irem fumar
No dia 26.08.2014 pelas 10:50 em frente ao edifício PT da Rua Andrade Corvo, estava um carro da PSP em segunda fila. Alem deste, existiam outros de forma irregular.
Em frente ao edifício encontrava-se uma tabacaria, onde à semelhança da foto anterior o agente estava a fumar um cigarro encostado.

Depois de olhar para o agente, o nosso OCS tirou a foto ao carro, e voltámos a olhar. Este olhou para nós após a foto, e não nos abordou nem se mostrou “preocupado”, não tendo no entanto o nosso OCS carteira de jornalista à vista, ou seja, o agente da PSP não se importou que um cidadão o identificasse num possível crime.

Exemplo 2: Shopping das Amoreiras

psp cc amoreiras Estes agentes da PSP abandonaram o carro de patrulha mal estacionado para irem fumar
No dia 29.08.2014, pelas 16:45h, mais uma vez e como é recorrente, um carro da PSP encontrava-se estacionado junto ao Shopping das Amoreiras em infracção pelas regras do Código da Estrada. Não se tratava certamente de uma missão de emergência, já que os dois ocupantes do veículo se encontravam a fumar, no átrio da Torre 2 – Liceu Francês.
Esta situação levou e leva a que, outros cidadãos actuem impunemente, pois, estando o carro da PSP em contravenção, encontrava-se uma carrinha comercial em contravenção estacionada à sua frente e um carro estacionado em segunda fila ao lado do carro da PSP.



Tendo a PSP sido informada desta situação há um mês, e no caso de não ter sido feita qualquer averiguação ou abertura de processo interno, torna-se a própria instituição conivente de um possível crime.

O Tugaleaks irá apurar o que aconteceu a estas duas situações, mas para já, apenas silêncio da instituição que todos os Portugueses pagam, e com a qual existem claros abusos e violações do Código da Estrada. Sabemos ainda que a situação ao pé do Centro Comercial Amoreiras foi alvo de processo crime por um cidadão.

Quando for multado na estrada, lembre-se: há quem faça pior e passe impune.

Sem comentários: