quinta-feira, 26 de agosto de 2010

De: HEROISdoMAR
Data: 08/26/10 14:49:37
Para: Undisclosed-Recipient:,
Assunto: Costa da Câmara M. Lisboa


Costa da Câmara M. Lisboa



Exmo Senhor

Presidente da Cãmara Municipal de Lisboa



Foi com espanto que constactamos que no dia 23 de Setembro 2010 vai ser projectado em ante - estreia, no cinema municipal S. Jorge, o filme " Assalto ao Santa Maria " do realizador Francisco Manso.


O nosso espanto advém da possibilidade de ser programado pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural - EGEAC para o cinema S. Jorge no dia 23 de Setembro 2010 - DIA MUNDIAL do MAR um filme que o próprio realizador classifica como de " epopeia e aventura quixotesca ".

Nesta " epopeia e aventura quixotesca " foi assassinado na Ponte de Comando o 3º Oficial Piloto da Marinha Mercante Portuguesa, e o 2º Oficial Piloto chefe de serviço na Ponte de Comando do navio foi ferido gravemente.

Em época que a comunidade internacional pela voz das Nações Unidas, vive muito preocupada com o flagelo da Pirataria no Mar, a ponto de ter eleito os mares da Somália como zona de guerra, concentrando ali forças navais de todo o mundo no combate aos piratas, achamos no mínimo " mau gosto " e afastamento dos valores humanos que no Dia Mundial do Mar a empresa de animação cultural da cidade de Lisboa faça a ante - estreia de um filme que " quixotescamente " aborda um acto de pirataria no mar.

Será que o realizador, terá igual tratamento pela EGEAC, se em breve produzir um filme sobre a " queda das torres gémeas " pois segundo a sua óptica também deve ser uma " epopeia e aventura quixotesca " contra o domínio do Americano ? ... e já agora , ficcionará também um romance entre um talibã e uma portuguesa, que na ocasião iam a passar numa das avenidas.

Nada temos contra a realização de um filme sobre o assalto ao " Santa Maria " , mas que seja um filme realista, em que os factos sejam relatados tal como sucederam, mas que nunca seja um instrumento para elevar indivíduos que não olharam a meios para atingir fins políticos, em que houve a perda de uma vida humana, que estava em pleno serviço na condução de um navio de comércio .

Lamento que na C.M.L. se dê abrigo a uma ante - estreia deste filme, que a mim me revolta e repugna como Oficial da Marinha Mercante Portuguesa.



Melhores cumprimentos Alberto Fontes - Lisboa






Caros amigo(a)s
Tenho a honra de ter o Cte A.Fontes como amigo de longos anos.
Quero elogiá-lo pela carta que acima escreve ao "Costa da Câmara".
Não resisto a clarificar o assassinato do 3º Piloto do Sta Maria;FOI MORTO PELAS COSTAS.
Fico grato se divulgarem esta mensagem.
Bem hajam A.c.

Sem comentários: