«FMI não terá sucesso em Portugal», defende Henrique Granadeiro
Por Redacção
O presidente do Conselho de Administração da Portugal Telecom afirmou hoje que o nosso País não reúne, neste momento, condições para que uma intervenção do Fundo Monetário Internacional tenha sucesso.
Segundo Henrique Granadeiro, uma ajuda externa desta natureza só será bem-sucedida se existir uma solução política forte. «Porque não é uma autoridade externa que pode mobilizar a opinião pública», justificou Granadeiro durante a conferência Portugal 2011: Vir o Fundo ou ir ao fundo? que está a decorrer na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
O presidente do Conselho de Administração da operadora nacional socorreu-se ainda dos exemplos da Grécia e da Irlanda para sublinhar o seu pensamento. «A Grécia e a Irlanda não foram ajudadas pela intervenção do Fundo. Não houve uma melhoria do risco sistémico», explicou, lembrando que o sistema bancário português continua a «ter capacidade de captação da confiança dos depositários», ao contrário do que acontece naqueles dois países.
Numa altura em que se discute a sobrevivência da moeda única europeia, Henrique Granadeiro defendeu que «o abandono do euro seria uma tragédia»
Sem comentários:
Enviar um comentário