quarta-feira, 8 de junho de 2011

HERANÇA P.S. SR RUI PEREIRA


HERANÇA SR RUI PEREIRA/P.S.

Bairro 6 maio

Amadora: Após noites de terror e violência

PSP volta ao bairro 6 de Maio

Carros-patrulha apedrejados, caixotes do lixo incendiados e polícias feridos acenderam o rastilho, domingo de madrugada, no bairro 6 de Maio, na Amadora. Ao todo, a PSP deteve 15 pessoas. Ontem, ouvidos em tribunal por um juiz da Comarca da Amadora, foram soltos, ficando sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

or:Magali Pinto

Pouco depois das 00h00 de ontem, a PSP regressou ao bairro, desta vez através dos operacionais do Corpo de Intervenção da Unidade Especial.

Com as entradas e saídas das ruas fechadas, os moradores viram os agentes da Esquadra de Investigação Criminal (DIC) entrar em bares e casas. Na esquadra da Damaia, um novíssimo blindado da PSP permanecia estacionado, pronto a ser utilizado em caso de novos desacatos ou utilização de armas de fogo contra os polícias. O CM testemunhou dezenas de pessoas a serem identificadas e carros passados a pente fino. Contudo, apenas duas foram detidas e levadas para a esquadra. Não tinham documentos e escondiam droga nas viaturas.

No bairro eram visíveis os sinais da violência das noites anteriores, sobretudo de domingo. Vidros partidos, caixotes do lixo queimados, marcas de pedradas nos portões.

A operação da polícia terminou cerca das 03h00, e os meios concentraram-se novamente na esquadra.

CONFRONTOS LEVAM BLINDADO À AMADORA

A gravidade dos confrontos da madrugada de domingo levou a que, após uma avaliação de risco de novos desacatos e ameaças, um dos blindados adquiridos pela PSP por altura da cimeira da NATO fosse accionado e pela primeira vez retirado de onde se encontrava estacionado desde Novembro do ano passado: a sede da Unidade Especial de Polícia em Belas. Ontem de madrugada, sabe o Correio da Manhã, o veículo blindado esteve toda a noite de prevenção, para o caso de serem utilizadas armas de fogo.

O blindado esteve sempre estacionado junto à esquadra da Damaia, onde se encontravam os 15 jovens detidos na noite de domingo e que ontem foram ouvidos no Tribunal da Amadora.

Sem comentários: