segunda-feira, 4 de julho de 2011

ANGOLA

Serviços de Migração de Estrangeiros expulsam 42 portugueses por falta de visto de trabalho (ATUALIZADA)

04 de Julho de 2011, 10:33

Luanda, 04 jul (Lusa) -- Quarenta e dois cidadãos portugueses deverão ser expulsos de Angola ainda esta semana por se encontrarem em situação irregular no país, onde estavam a trabalhar sem visto de trabalho, disse hoje à Lusa fonte oficial.

Em declarações à Agência Lusa, o porta-voz dos Serviços de Migração de Estrangeiros, Simão Milagres, disse que foi possível chegar ao grupo com a detenção, no sábado, de um cidadão português no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, que se encontrava na posse de 32 passaportes portugueses.

"São passaportes de 32 funcionários da empresa PREBUILD, mas o indivíduo detido em posse dos mesmos não pertence a essa empresa", disse Simão Milagres.

De acordo com a mesma fonte, este português que foi detido alegou que os passaportes em sua posse lhe foram entregues por uma amiga no aeroporto.

Com a apreensão desses passaportes, o porta-voz disse que foi possível detetar mais dez funcionários que se encontravam em situação idêntica na mesma empresa de construção civil.

"Neste momento, eles encontram-se sob custódia do SME, a empresa foi notificada e deverá pagar uma multa de seis mil dólares por cada um dos trabalhadores antes de deixarem o país ainda no decorrer desta semana", referiu o porta-voz do SME.

Simão Milagres adiantou que para a permanência destes portugueses no país foi criado um esquema, que consiste no envio dos passaportes para Portugal para a renovação do visto ordinário, depois dos 90 dias permitidos por lei, dando a possibilidade de as pessoas permanecerem em Angola em situação legal, mas com visto de turista.

"Este é um esquema que conta também com a conivência de funcionários do SME, porque cá no nosso aeroporto os passaportes recebem o carimbo de saída e entrada desses cidadãos. Está já a decorrer uma investigação à volta disso para apurarmos quem está a colaborar nesses casos", salientou.

De acordo com Simão Milagres, podem ser acionados mecanismos legais contra a referida empresa, porque com base na lei, está a promover e a auxiliar a imigração ilegal em Angola. A lei prevê penas que vão dos dois a oito anos de cadeia.

"Pensamos que andará cá muita gente com este tipo de esquemas, mas estamos determinados a combater esse tipo de situações para acabar com essas máfias", rematou Simão Milagres.

Em maio passado, os SME expulsaram de Angola quatro cidadãos brasileiros porque se encontravam a exercer atividade remunerada numa empresa de construção civil, sem o respetivo visto de trabalho, e era usado o mesmo esquema dos passaportes.

A Lusa está a tentar contactar a empresa de construção civil, mas até ao momento sem sucesso.

NME.

Lusa/Fim


Comentários

· Quando é que o preto vai na escola

Quando tá em construção he he he

Comentário enviado em 2011-07-04 às 12:35:16


· Castel-Branco

Votação: 0



Trabalho em Angola ha 22 anos. Os Angolanos sao gente boa. Os Portugueses sao gente boa. Mr.Mandela passou anos e anos na prisao contra toda a forma de racismo e nao serviu para este senhor que ainda 'e racista? Tenha pena de si, por favor. Comporte-se como pessoa civilizada. Ou nao e'?Nao ofenda o Povo Portugues. Somos Irmaos. Devemos respeitar a LEI.

Comentário enviado em 2011-07-04 às 12:34:58

· Joseneco

Votação: 0



Todos os países têm as suas regras próprias e devem ser respeitadas. Não podemos pensar que eles (Angolanos) nos deviam agradecer. A maioria dos portugueses que lá estão é para ganhar dinheiro. Se em Portugal essas regras não são cumpridas, isso é muito mau. Mas não temos o direito de impôr que os outros façam as mesmas asneiras do que nós. Temos é que as corrigir e deixarmo-nos de paternalismos.

Comentário enviado em 2011-07-04 às 12:34:02

· Estamos de portas abertas!


100% !!!!!! "Eles é que estão certos! Agora quero ver Portugal a reagir, mandem embora todos os Angolanos ilegais, com cadastro ou sem contratos de trabalho e que estejam a viver à custa deste povo "otário" que somos nós! Mas o mais óbvio é que ninguém reage, em vez disso dá-se mais uns subsídios e aos criminosos vai-se tolerando tudo para não sermos acusados de racismo. Racismo o "Tanas", conhecem alguma raça mais racista do que os negros!!! Experimentem ir a um bairro de negros sozinhos... experimentem ir a uma discoteca de negros sozinhos... Já se perguntaram como é possível andarem vestidos com boas marcas, fazerem a vida que alguns fazem,sem trabalhar!!!! Eu trabalho como um burro e tenho de fazer contas, porque custa... e custa mais ter de pagar os impostos para manter algumas pessoas!"

Comentário enviado em 2011-07-04 às 12:33:21


· Irónico...


Então mas estes meninos não sabem que sem visto não se pode trabalhar no estrangeiro, nomeadamente em Angola, sem visto só se pode roubar, é o que os pretos cá fazem…

CÁ EM PORTUGAL É UM AUTENTICO REGABOFE, OS PRETOS CHEGAM PARA ROUBAR E VIVER DE SUBSISIDIOS, OS BRANCOS CHEGAM A ANGOLA PARA TRABALHAR E SÃO PRESOS E PAGAM MULTAS.

OLHAS OS NOSSOS TRIBUNAIS A COBRAREM ASSIM MULTAS……

Sem comentários: