sábado, 17 de dezembro de 2011


Veja o vídeo e a seguir considere (se fuma) deixe esse veneno que o mata e lhe encurta a vida.

Clique a seguir e ligue o som

http://sistemarespiratoriobio.blogspot.com/2008/10/sistema-vdeo_25.html

Eu como muita canalha da minha geração, no sopé da Serra da Estrela, começamos a fumar os cigarros "pedreiros", pilhados do bolso, quando pendurado, do bolso do tabaco, o casaco de pano de surro-beco.

.

A canalha do meu tempo tinha pressa de ser homem e a cigarrada até ajudava a isso!

.

Mas nem sempre havia a oportunidade de "pifar" um pedreiro do bolso do pai do tio ou até mesmo do avó e então, a canalha do minha geração ia para os cigarros de "barba de milho" enrolados numa mortalha de papel de jornal que antes tinha servido para embrulhar, na venda, uma mercearia.

.

E na falta de barba de milho seguia para os penachos das papoilas, trepadeiras, de paredes. Depois a canalha dos cigarros pifados ao pai ao tio ou cravado ao amigo do lado, já "piçudo" e próximo a entrar nas sortes, então agora já homem, os cigarros pedreiros era coisa de velhos e vão para os Definitivos, os Provisórios, Três-Vintes, Porto e outras mais marcas e da moda do meu tempo.

.

Mulheres, umas poucas, da alta-roda também fumavam e as raparigas que ganhavam a vida nas casas de porta-aberta, no Porto, na Bainharia, Pelames, Viela da Cadeia, no 515 da Rua do Bonjardim e no 30 da Rua do Corpo da Guarda, cujo o patrão era o gordo Sr. Manso, onde na sua mais conhecida e popular casa de putas, o Carlinhos da Sé ia vender as cuecas e os coletes para aparar os peitos, avantajados, das beldades da minha época, de perna aberta.

.

Parando com a treta acima, informo que voltei herói ao deixar de fumar à dois meses e, aconteceu depois de o meu médico, tailandês, me explicar os verdadeiros malefícios do tabaco, depois de ter ido em "charola", a 60 quilómetros à hora para o serviço de urgência para o hospital a 500 metros de minha casa, o Nakornthon, enfiado na respiração assistida, uma "buchas" num invólucro, plástico, que provocavam vapores que iriam abrir os canais dos pulmões.

.

E se fuma o que pensa? Continuar? É que eu ainda tive uma assistência exemplar e fui logo para o sitio certo, mas você pode não a ter e ficar no corredor de algum hospital da nossa querida e amada pátria.

.

E velho me confesso, depois de deixar de fumar iniciei caminhadas, num parque aprasível (entrada de borla) nas traseiras de minha casa.
.
Hoje caminhei 2500 metros às seis da manhã. Na parte 5000 que levou o tempo de 42 minutos, 34 segundos e 455 milésimas do segundo!

E para terminar: "Vá por mim... Se fuma deixe a merda do cigarros que o leva para os anjinhos mais cedo".
José Martins

Jose Martins

Sem comentários: