quinta-feira, 5 de abril de 2012

GRÉCIA: "SUICIDIO DE UM HOMEM REFORMADO DE 77 ANOS"


Europa
Agitação grega sobre suicídio de reformado na miséria

Confrontos de rua fora do Parlamento, onde um homem de 77 anos, de idade, se suicidou em desespero aparente sobre os cortes para a sua pensão.

Manifestantes entraram em confronto com a polícia em Atenas, horas depois de um pensionista grego se suicidar em frente ao edifício do parlamento.
,
Dimitris Christoulas, de 77 anos deu um tiro na cabeça perto de uma saída metro lotado de gente na Praça Syntagma, na manhã de quarta-feira.
.
Em uma nota de suicídio relatada pelos meios de comunicação gregos, Christoulas criticou o governo sobre a crise financeira do país e por reduzir a sua pensão a nada.
.
A polícia de choque disparou gás lacrimogéneo e granadas de flash depois de centenas de protestantes arremessando pedras e coquetéis molotov atirados para a proximidade do Parlamento. Autoridades não relataram lesões ou prisões.

.

A praça em frente ao Parlamento se tornou o ponto focal de frequentes protestos públicos contra medidas de austeridade introduzidas pelo governo em resposta à crise da dívida do país, que o forçou a voltar para a União Europeia eo Fundo Monetário Internacional para os empréstimos de resgate.
.

"Nenhuma ajuda '
.

Na nota de suicídio, encontrada pela polícia e relatada pelo jornal Notícias de Atenas, Christoulas disse: "O governo tem aniquilado todos os vestígios para a minha sobrevivência, que foi baseado em uma pensão muito digna que eu paguei por 35 anos sem a ajuda do Estado.
.
Praça Syntagma tem sido um ponto focal para a austeridade anti-manifestantes [EPA]

"E desde a minha idade avançada não me permite uma forma de reagir de forma dinâmica ... não vejo outra solução do que esta final digno para a minha vida, então eu me vejo a recolher comida nos caixotes do lixo para o meu sustento."
.
Lucas Papademos, o primeiro-ministro grego, emitiu uma declaração aos manifestantes que se reuniram no local do suicídio.
.
"É trágico para um dos nossos concidadãos para acabar com sua vida", disse ele.
.
"Nestas horas difíceis para a nossa sociedade, temos de tudo, o Estado e os cidadãos, apoiar as pessoas entre nós que estão desesperados."
.
Evangelos Venizelos, o ex-ministro e agora o chefe do partido Pasok socialista, que detém a maioria no governo de coligação, apelou aos colegas que se abstenha de "comentário político" e " mostrar solidariedade e união".
.
Na noite de quarta-feira, dezenas de mensagens escritas havia sido fixado junto à árvore sob a qual Christoulas se tinha suicidado, a leitura de uma mensagem: "Foi um assassinato, não suicídio" e "Austeridade mata".
.
Centenas de manifestantes atravessaram a praça para o parlamento e junto ao túmulo do soldado desconhecido, cantaram " busca de vingança do sangue que corre" "Este não foi um suicídio, que era um estado perpetrado o assassinato".
.
Depressão e suicídio são relatados terem aumentado na Grécia em 18 por cento, de acordo com a agência de notícias Reuters.
.
O número de suicídios sé em Atenas subiu mais de 25 por cento no ano passado, quando o país introduziu medidas de austeridade duras e que que viria aumentar o desemprego para 21 por cento







Sem comentários: