Lisboa
SContratos: Caos nos centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo150 enfermeiros a 4 euros à hora
São cerca de 150 os enfermeiros contratados para os centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo a empresas de recursos humanos por quatro euros à hora. Os números foram avançados ao CM por Alexandre Tomás, da Secção Regional Sul da Ordem dos Enfermeiros, que denunciou o facto de esta situação ter provocado ontem o caos em algumas unidades de saúde.
"A informação que temos é de que uma parte significativa dos profissionais só foi confrontada com as alterações contratuais hoje [ontem] de manhã, e que alguns não aceitaram os novos contratos", explicou Alexandre Tomás, acrescentando que houve centros de saúde que não tiveram enfermeiros suficientes para assegurar todo o serviço de atendimento aos doentes.
Em comunicado, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) anunciou que a prestação de serviço de enfermagem foi adjudicada a um preço que variou entre os 4,77 e 5,19 euros. No mesmo documento, a ARS-LVT refere que o valor-base em concurso era de 8,50 euros e que a maioria das empresas apresentou valores muito inferiores. A mesma entidade acrescenta que a legislação em vigor obriga a contratar pelo preço mais baixo apresentado.
"O valor global adjudicado pela ARS-LVT é de 282 344,47 € para 4447 horas [para três meses]", referiu fonte da Administração Regional ao Correio da Manhã. Para Alexandre Tomás, o Governo está a fomentar a precariedade dos enfermeiros e as empresas contribuem para tal ao apresentarem preços baixos.
O bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, considera um "escândalo" este tipo de contratação e apela aos profissionais para que "não aceitem" essas propostas.
ENFERMEIROS/AS OU EMPREGADOS/AS DE LIMPEZA? O PREÇO Á HORA É IDENTICO.
Sem comentários:
Enviar um comentário