terça-feira, 17 de julho de 2012

NÃO VOTEM.....PENSEM


TUB compraram 13 autocarros à MAN-Braga quando Vítor Sousa era presidente

12.07.2012 - 22:44 Por Lusa



Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) compraram 13 autocarros à MAN-Braga no período em que o actual vice-presidente da autarquia é suspeito de ter recebido “luvas” do proprietário daquela empresa, segundo dados que constam num comunicado dos TUB.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, os TUB discriminaram as aquisições de veículos feitas pela empresa municipal no período em que esta era presidida por Vítor Sousa, actual vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, e que estão a ser investigadas.

Segundo o documento, entre 1999 e 2007 os TUB adquiriram 45 veículos, seis dos quais à Mercedes-Benz Portugal, 26 à MAN- Portugal e os restantes 13 à MAN-Braga, sendo sobre a aquisição destes últimos que recaem as investigações da Policia Judiciária.

No total, os TUB terão pago à MAN-Braga, dirigida por Menezes da Costa, 1.750.725 euros pela aquisição dos 13 autocarros, mas, segundo o comunicado, as aquisições foram realizadas “tendo sido sempre objecto de avaliação técnica” e “tendo em conta a proposta economicamente mais vantajosa para a TUB”.

No entanto, o Jornal de Notícias e o Diário do Minho, citando fontes judiciais, têm vindo a dar conta do pagamento de “luvas” por parte do empresário Meneses da Costa a Vítor Sousa e a uma vogal dos TUB, Cândida Serapicos.

Segundo aqueles diários, que citam fontes policiais, ambos os responsáveis podem estar envolvidos nos crimes de corrupção activa e passiva, participação ilegal em negócio e branqueamento de capitais.

As suspeitas surgiram em consequência da investigação da Policia Judiciária que envolve o processo de insolvência da Man-Braga, decretada em 2012.

O “vice” de Mesquita Machado na Câmara Municipal de Braga já garantiu estar de “consciência tranquila” e, tal como Cândida Serapicos, correlacionou as noticias sobre este caso com o “actual momento político do PS-Braga”.

Vitor Sousa ganhou recentemente a concelhia do PS-Braga, derrotando o deputado António Braga, e tem sido apontado como o provável sucessor de Mesquita Machado como número um da lista socialista à Câmara Municipal de Braga.

Sem comentários: