terça-feira, 18 de junho de 2013


A minha Pátria vai muito além da Língua Portuguesa.

por Cristina Ribeiro, em 18.06.13

Desde sempre aquela máxima Pessoana « A minha Pátria é a Língua Portuguesa » a tive como linguagem  poética: a língua nacional é elemento fulcral da Pátria, mas, de maneira alguma se confunde com ela; e comecei a pensar que o seu uso estava a ser manifestamente excessivo. Agora encontro voz autorizada, porque de patriotismo à prova de bala, a superiormente avalizar essa ideia.

             São do Tenente Coronel Brandão Ferreira estas eloquentes palavras, recolhidas no jornal O Diabo: " Há uma frase que entrou na moda, que é do Pessoa que, embora possa ser dita com a melhor das intenções, se torna perigosa [ porque passível de veia redutora, penso eu ] ( ... ); ora, a minha Pátria não é só a Língua Portuguesa. É um elemento fundamental, pelo qual me expresso, e afirmo português, mas a Pátria é muito mais do que isso. "

Faltam a História, a corrente que nos liga ao nosso passado, a cultura unificadora de um Povo..

Sem comentários: