sexta-feira, 11 de outubro de 2013

"MAS QUE GRANDES ELOGIOS!!!...



Só Custa -me que Sejam Estrangeiros escrever 

Artigo no " The Confidential " :Do paraíso de transparência o terceiro país mais corrupto na Europa 
Jairo Marcos . Correio Lisboa - Enviar Jairo Marcos . Lisboa 2013/10/10 ( 06:00 )
 .

Portugal está sufocando a corrupção. Falta de transparência e os conflitos de interesse não faltam entre representantes públicos e posições particulares. No terceiro país mais corrupto da Europa Ocidental , de acordo com a Transparência Internacional (TI ) , oito em cada dez pessoas acham que a situação piorou nos últimos dois anos. Mas o público começou a dizer basta ,as eleições municipais de 29 de setembro foram três superlativos históricos: abstenções, nulos e votos em branco.
.
 

" Se Portugal não tinha corrupção seria como a Suíça , viveríamos ainda melhor. Mas a corrupção , está em perigo de se tornar a Albânia ocidental. Nós somos o pior na Europa, com a Itália , dominada por máfias , e com a Grécia , a desorganização dominado. Temos duas características ", explica o vice-presidente a transparência Confidential e Associação Integridade ( TI versão em Português ) , Paulo Morais, uma rostos Português conhecidos na luta contra este flagelo. Do ponto de vista do ex- vice-presidente da Câmara Municipal do Porto ", da direita à esquerda , todos os partidos que compõem o Parlamento são tomados pela corrupção, ativa ou em cumplicidade " .
.
 

Ninguém está a salvo de qualquer suspeita. Nem mesmo o atual ministro das Finanças, Maria Luís Albuquerque, 46 economista que assumiu o cargo em 2 de julho. Seu passado na política e no mundo dos negócios foi examinado cada detalhe pelos adversários que o acusam de ter participado da assinatura de vários acordos de gestão de riscos financeiros (conhecidos como swaps) , que já foi à frente de três secretários de Estado .
.
 

Albuquerque nega, mas uma auditoria interna do Departamento do Tesouro põe em causa a sua versão , por isso neste mês de outubro terá de explicar no Parlamento , pela terceira vez . Os proprietários não deixaram na prateleira que o marido chegou a assumir funções como consultor para o grupo Energias de Portugal ( EDP ) , precisamente o mesmo que o ex-ministro agora privatizada durante seu tempo como Secretário de Estado.
.
 

O atual ministro das Finanças Português , Maria Luís Albuquerque, numa conferência de imprensa (Reuters) .
.

 Espanha segue de perto o seu vizinho
.
 

"A corrupção tem origens antigas e está em toda parte . O patrocínio está profundamente enraizada e cultura democrática ainda assume a mesma força que em outros países ", disse a este jornal o fundador do Movimento de Combate à Corrupção , Michael Sousa. 
.
Na verdade, o último índice de percepção da corrupção que faz com que , com base em uma escala de 0 (menos completo) a 100, mostra que Portugal é o terceiro país mais corrupto da Europa Ocidental, com um índice de 63, muito longe da posições cabeceiras ocupou a Dinamarca ea Finlândia (ambos 90) , superando somente na Itália (42 ) e Grécia ( 36) e Espanha ( 65) bem perto. Portugal foi também o estado perdeu mais transparência no mundo entre 2000 e 2010 , bem como a TI.
.
 

O capítulo Albuquerque é apenas um da extensa novela série em que hoje se tornou a política portuguesa e de negócios. Há exemplos de todas as formas , sabores e cores: caso Parque das Nações, Vasco de Gama caso da ponte, caixa estanque , caso Freeport , se parcerias público-privadas , se BPP ( Banco Privado Português ) caso EDP , caso Expo'98 , Euro 2004 estádios caso, se o BPN ( Banco Português de Negócios ) .  
.
Cada um deles , separadamente , gerou múltiplos fluxos de tinta e parlamentares discussões , acusações , demissões e transferências incluídos. Basta tentar a sua sorte em qualquer motor de busca para se perder em um labirinto de nomes e conluio . Em Portugal , o caso é a corrupção.
.
 

Da direita para a esquerda , todos os partidos que compõem o Parlamento são tomadas por corrupção, cumplicidade " corrupção ativa ou é importante fazer a distinção objetiva e comprovadamente difusa ilegal o limite da legalidade. Por exemplo, quando um ministro faz contatos com uma empresa privada , cujos interesses e benefícios , três anos após a cessação das suas funções , ou seja, passado o período marcará lei, acaba de ser contratado pela empresa. Isso é corrupção generalizada , a qual pode ser sancionados, mas num puramente ético. É em grande parte como desvio de concreto de recursos de fundos públicos para interesses privados órbita.  

Se a sanção judicial como uma decisão política, que se intrometer no domínio do poder executivo , subvertendo o princípio da separação de poderes ? " Reflete Gustavo Sampaio, que durante meses investigou as atividades paralelas entre a política eo mundo negócios , a situação Português comparando com outros países europeus.
.
 

O BNP ilustre evento : vários ministros e um presidente
.

Sem dúvida, o paradigma por excelência BNP é o caso que , desde o início de 2011, tem toda uma gama de crimes (corrupção , lavagem de dinheiro e tráfico de influência ), que terminou com a nacionalização do Banco Português de Negócios.  
.
A meada envolve figuras como o actual Presidente da República , Cavaco Silva , bem como ex-membros do Executivo , incluindo José Oliveira e Costa ( ex-secretário de Estado) , Oureiro Dias (ex-Ministro dos Assuntos Parlamentares e da Administração Interna ) , e Miguel Cadilhe ( ex-ministro da Fazenda).
.
 

"É o maior escândalo de corrupção política e financeira em Portugal nas últimas décadas, na medida em que pode custar aos contribuintes € 6,6 milhões. A credibilidade da Justiça Português também está sendo severamente danificado, então , cinco anos depois , Costa Oliveira e nem mesmo sujeito a prisão , enquanto que , em contrapartida, o chefe de fraude financeira nos Estados Unidos, Bernard Madoff , foi julgado e condenado em apenas seis meses ", lamenta Sampaio .
.
 

A própria Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) criticou esta permissividade verão e lusas inação das autoridades no contexto da Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais , assinado pelo Portugal , em 2001. Não um dos quinze denúncias de corrupção nas empresas nacionais envolvidas aparecendo terminou com consequências policiais , de acordo com a OCDE destacou no seu relatório . O grupo de trabalho chamado no país para trabalhar em um " mais vigorosa " para aumentar o nível " alarmantemente baixo " para combater tais práticas.. 
A figura promíscua políticos - empresários
.

Em um dia chuvoso de eleições, a maioria dos eleitores escolhe votaram em branco . José Saramago escreveu seu romance Ensaio sobre a lucidez em 2004 com esse pano de fundo , como uma reflexão sobre o sistema democrático e as atitudes dos governantes.  
.
Quase uma década depois, os portugueses fartos de seus políticos ficou evidente quando , mesmo em um dia de eleição passou por água, apenas votar para os grandes partidos ( Partido Socialista e do Partido Social Democrata ) , um dos três registrados ( 27,8% de todos os eleitores ) nas eleições municipais . O Partido Comunista (5,8%) e independentes (3,6% ) completaram um bolo que um número recorde de abstenção registada ( 47,2%) , os votos em branco (2,0%) e nulos ( 1,5% ) .
.
 

A própria OCDE critica permissividade e omissão das autoridades no campo lusas a Convenção sobre o Combate da Corrupção de Funcionários Públicos Estrangeiros em Transações Comerciais Internacionais InternacionalesEl 78% da reivindicação Português que a corrupção piorou nos últimos dois anos, como revelado pelo Barômetro global da Corrupção 2013.  
.
Aquilo que está sujeito , no entanto, a múltiplas interpretações é que a apatia política é um reflexo de uma rejeição expressa e políticos ativos. O fundador do Movimento de Combate à Corrupção coloca grande parte da responsabilidade de cidadania em si off: " Mal podemos ser outros políticos que, gostemos ou não , são o espelho da sociedade que representam. Para nós, a ter melhores políticos também precisam ser melhores cidadãos .  
.
A corrupção ocorre principalmente em sociedades onde há ética cívica forte e generalizada. E o desenvolvimento ético só pode ser conseguido com uma forte consciência dos cidadãos. "
.
 

As consequências desta não são apatia política clara. Fala-se de regeneração democrática, mas também a permissividade excessiva cultivar regimes não democráticos .  
.
"Uma parte considerável da população não se sente representada pelos partidos existentes espectro político. Há um vácuo de representação que irá ser ocupada eventualmente alguma forma. Ou pelas partes atuais depois de uma reformulação profunda do seu funcionamento, ou novas partes ou, na pior das hipóteses , por movimentos populistas e anti- democrática que poderiam minar ou mesmo destruir o regime político em vigor desde Abril de 1974 " , diz Sampaio.
.
 

Por agora, no início do curso de Português , além de devolver aos políticos , manifestaram interesse sobre a corrupção em circulação no país , assim como entre a lista de livros mais vendidos de ter havido corrupção crise. O que fazer? , Paulo Morais, e A privilegiado , o jornalista Gustavo Sampaio. 

A última pesquisa revela que 16 das 20 empresas cotadas na Euronext Lisboa ( PSI-20 ) têm exgobernantes fileiras. " E não é uma lista exaustiva. Levanta a questão de saber se eles são contratados por empresas , dada a sua experiência e mérito , ou por sua rede de contatos e influência na esfera política " , solte o autor .
.
 

Os dados são concluídas Morais : " Cerca de seis dezenas de parlamentares são os dois diretores , consultores , administradores, advogados, etc , para as empresas que têm grandes negócios com o Estado. Isso significa que o trabalho de manhã para o Estado e supervisionar tarde em seus próprios interesses e negócios. A promiscuidade é absoluta. "
.
 

A privilegiada apresenta evidências claras de mistura entre a esfera política e grandes empresas privadas , que beneficiam de contratos com o Estado , a falta de competitividade e até mesmo os monopólios , a ineficiência regulamentar e conluio com esquemas de evasão fiscal . "A legislação permite que os parlamentares desempenham funções a meio tempo , mais compatíveis com o setor privado. 
.
O pior é que muitas vezes essas atividades paralelas conflito com a atividade parlamentar , ou seja, não são claros conflitos de interesse . A lei é muito permissiva. E lobistas não são regulados , são um assunto tabu. Em vez de ser nas proximidades do Congresso como nos Estados Unidos , estão aqui dentro da Assembleia da República , personificada em seus próprios deputados , consultores , representantes, procuradores ou representantes , gestores de empresas privadas ", alerta Sampaio.
.
Leis falho desde o nascimento

. 
Direito português também é um alívio, porque , de acordo com o Estudo do Sistema Nacional de Integridade, " apesar dos esforços " as leis são " falhos desde o nascimento, com graves defeitos de design e formato. 
.
" É uma opinião feita pela Associação Transparência e Integridade, depois de analisar os órgãos do governo e da justiça como da sociedade civil e setor empresarial. As conclusões são claras : não existe uma política estruturada, a proliferação de instrumentos multiplicaram as dificuldades de coordenação , o processo legislativo tem de dar um salto quântico , há poucas condenações , pouco déficit especialização e mecanismos de fiscalização ineficaz e controle do Estado, os definição e proteção do interesse público é ruim , a presença de um corpo de ética na administração pública é fraco e , finalmente , os procedimentos de consulta são subdesenvolvidos .
.

Existem muitas medidas possíveis que diferentes grupos têm colocado sobre a mesa. Mesmo os políticos estão conscientes da gravidade da situação 
.  
O porta-voz do Partido Socialista , João Ribeiro , propôs em um artigo publicado pela revista Finisterra toda a "revolução" do sistema político : registros públicos de reuniões do gabinete , agendas de reuniões e dos próprios governantes acessíveis on-line, proibição expressa terceirização de produção para legislativo e regulação da atividade dos lobistas .
.
 

Se a crise é um daemon que cegos e conivência de cargos públicos com responsabilidades particulares sussurra um feitiço que um mau conselho , a corrupção é para Portugal o pior de seus pesos. Não há dados concretos , mas alguns consideram mesmo a crise Português tem mais a ver com os casos de corrupção , grandes ou pequenas , que, com a situação económica.
.
P.S Tradução automática não revisada.

ANGOLA: "A SAGA RUI MACHETE"

Sem comentários: