segunda-feira, 21 de abril de 2014

Idosos a viverem em quartos alugados tratados de forma desumana
Muitos idosos que vivem em quartos alugados são tratados de «forma desumana» pelos donos das casas, que lhes impõem «regras duras», impedindo-os de terem «uma vida tranquila», alerta o médico Luís Nunes.
«É um outro tipo de agressão que recentemente começou a ser referenciado e diz respeito aos idosos (viúvos, divorciados ou solteiros) que vivem em quartos alugados, sobretudo nas grandes cidades», afirma Luís Nunes no livro "O bem-estar, a qualidade de vida e a saúde dos idosos".
«Os donos das casas tratam-nos mal, exigem tudo e impõem regras, como só poderem ir à casa de banho duas ou três vezes por dia e tomarem banho uma vez por semana», diz à Lusa o médico, que tem trabalhado em várias hospitais e centros de saúde.
Com estas regras, os idosos ficam «limitados e diminuídos», mas «vão vivendo assim maltratados», porque muitos estão longe da família e não têm alternativa, sublinha.
Contactada pela Lusa, Maria Oliveira, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, adianta que as situações que têm chegado à APAV passam-se na zona de Lisboa.

Sem comentários: