sexta-feira, 4 de abril de 2014

Você Está Preparado para o Fim do Suporte ao Windows XP?

A Microsoft vai acabar o suporte para o Windows XP na próxima semana, exatamente no dia 8 de abril de 2014. Deixando o Windows XP sem suporte, haverá exposição das organizações a um risco crescente de que o número e a gravidade de falhas de segurança crescerão, e o apoio contínuo da Microsoft vai sair caro. Dessa forma, Michael Silver, vice-presidente e analista do Gartner, oferece seus pensamentos sobre o impacto para as organizações que ainda estarão rodando o XP depois do dia 08 de abril.




Quantas organizações você estima que ainda estejam usando o Windows XP ?

Muitos. Realmente, quase todas as organizações terão algum XP - há muitas delas que ainda usam Windows 95 em hospitais, por exemplo. Mas no geral, quanto as extremidades de apoio, estima-se que entre 20-25 por cento dos sistemas empresariais continuarão a executar o XP e que um terço das empresas terá mais de 10 por cento dos seus sistemas restantes no XP. Mas, será que o risco de falhas de segurança em sistemas rodando Windows XP além abril 2014 será alto? Certamente. E em face disso, como as empresas devem tratar estas preocupações?


1. Tenha um plano para se livrar dele o mais rápido possível.


2. Reduza os direitos de usuário nas máquinas, além de restringir o PC para executar aplicativos apenas "conhecidos", e minimize a navegação na Web e uso de e-mail sobre os computadores.


3. Mova as aplicações críticas e usuários para a computação baseada em servidor. Onde os usuários ou aplicativos não podem ser movidos para o uso regular devido ao licenciamento, custo ou problemas de capacidade, é imprescindível ter os aplicativos instalados para acesso ao servidor em caso de emergência.


Saiba Mais:

[1] Help Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=16629

Destaques do Under-Linux:



Sobre o Autor: Camilla Lemke

Redatora do Portal Under-Linux.Org, com ênfase em Distribuições Linux, Análise Forense Computacional, Testes de Invasão, Auditoria de Redes e Sistemas. Atuante como Analista e Gerente de Finanças.

Sem comentários: