segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Posted: 02 Aug 2014 04:50 PM PDT
.











Há quase 70 anos que dois povos se defrontam num mesmo território. O direito dado aos judeus de ter um Estado, opõe-se ao direito dos palestinianos de poder ficar no seu. Em 1948, após o fim da segunda guerra mundial, o Estado de Israel é criado na Palestina para acolher os judeus do mundo inteiro, mas essas terras já era habitadas pelos palestinianos.




Há 4 000 anos, o patriarca Abraão chega na Palestina com alguns agricultores, os hebraicos, e segundo a Bíblia, Deus lhe terá dito para abandonarem os seu ídolos e de apenas acreditar nele. Em troca, Deus lhe terá prometido uma terra para os seus, essa "terra prometida": era a Palestina.



Anos mais tarde, os descendentes de Abraão criaram um reino: o reino de Israel. Uma nova religião tinha nascido: a religião judaica.



Após várias ocupações, esse povo teve de se refugiar em vários países e integrar-se, sem nunca abdicar da sua identidade.



Antes mesmo da instalação do judeus, outros povos tinham-se instalado nessas terras: os cananeos, os felisteus, até que essas terras foram conquistadas pelos árabes, e mais tarde pelo Império Otomano.



Depois da segunda guerra mundial, as nações vencedoras tiveram a ideia de compensar os judeus do extermínio promovido pelo nazis, dando-lhes uma terra. Em 1947, a ONU decide dividir a Palestina em dois Estados: um para os judeus e outro para os Palestinos. Mas os palestinianos consideram-se desfavorecidos pela partilha.



Os combates começaram entre esse dois países e os países árabes enviaram tropas contra esse novo Estado. Desde então iniciaram-se guerras sem fim entre esses dois países...

Sem comentários: