terça-feira, 28 de outubro de 2014

Internacional

Estado Islâmico obriga jornalista refém a fazer 'tour' de Kobane

28/10/2014 09:52:04
Estado Islâmico obriga jornalista refém a fazer 'tour' de Kobane
O Estado Islâmico (EI) publicou um novo vídeo esta segunda-feira nas redes sociais. Mas este é diferente dos outros.
O filme, com cerca de cinco minutos de duração, começa com imagens aéreas de Kobane (cidade síria que faz fronteira com a Turquia), filmadas por um drone do grupo jihadista.
Em seguida surge o jornalista John Cantlie, vestido com roupas pretas (a cor da bandeira do EI), a fazer uma reportagem sobre o que se passa na cidade.
O refém afirma que as notícias sobre a retirada e a perda de território por parte do EI na cidade são falsas e que Kobane está “totalmente controlada pelo Estado Islâmico”


Mourinho e Ronaldo são os únicos portugueses candidatos à Bola de Ouro

28.10.2014 - 10:14
Cristiano Ronalo e José Mourinho são os únicos portugueses candidatos à Bola de Ouro de 2014. O técnico do Chelsea figura entre uma lista de treinadores de topo, enquanto o futebolista soma nomeações e distinções.
 
Rodrigo Cabrita / Global Imagens
Mourinho e Ronaldo nos tempos do Real Madrid
Horas depois de fazer um "hat-trick" de prémios em Espanha, somando a eleição de melhor jogador da liga espanhola à de melhor avançado e autor de melhor golo, Cristiano Ronaldo foi nomeado à Bola de Ouro de 2014.
HOJE às 11:03

Mais de 35% dos casais criam conflitos por questões financeiras, revela estudo

Um questionário realizado por um projeto de investigação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra mostra que mais de 35% dos casais com filhos criam conflitos em torno de questões financeiras

Ex-diretor do FMI expulso do Partido Popular espanhol

28.10.2014 - 08:59
O Partido Popular, no poder em Espanha, anunciou na segunda-feira ter expulsado o ex-diretor do FMI Rodrigo Rato e todos os outros membros do partido sob investigação por terem utilizado cartões de crédito profissionais para despesas pessoais.
 
DANI POZO/AFP
Rodrigo Rato
Rato e cerca de 80 membros da classe dirigente espanhola são acusados de violação do direito das empresas por terem gasto um total de 15 milhões de euros em discotecas, safaris e artigos de luxo com cartões de crédito da Caja Madrid e do Bankia e escapado ao fisco.

Lloyds confirma fecho de 150 balcões e despede nove mil

Banco britânico liderado pelo português António Horta Hosório vai encerrar 150 balcões durante os próximos três anos

Posted: 27 Oct 2014 04:22 AM PDT
A crise parece não passar pelo Norte. A Câmara Municipal do Porto gastou mais de 50 mil eutros a renovar a sua imagem. Mas o site não funciona como devia.
30 mil euros por um site já de si é algo puxado para a crise em que estamos. Mas se o site ainda funcionasse, podia-se dizer que o dinheiro teria sido usado para alguma coisa útilo. Mas, não foi.
No momento em que este artigo foi escrito, tendo já sido testado noutros dias anteriores, o website não era compatível com resoluções 800×600, não era compatível com dispositivos móveis, não cumpria regras básicas de acessibilidade, ignora standarts da web para pesquisas e não manteve a informação do site anterior.

Ainda existem, efetivamente, pessoas que usam resolução 800×600; sejam pessoas que têm problema de visão ou ecrãs pequenos. Já os telemóveis e tablets, têm cada vez mais consumido mercado para os computadores, e o site também não era compatível, de acordo com testes feitos pelo Tugaleaks neste e noutros sites para o efeito. O facto de não ser compatível tem a ver com os “quadrados azuis” que são mostrados na versão PC, e são omitidos na versão móvel. Os standarts da web definem sempre uma imagem igual em qualquer dispositivo, o que não é o caso. 
Chegando á parte da acessibilidade, que é obrigatória nos sites da administração pública e central, verifica-se que segundo o site Access Monitor, um medidor de acessibilidade web criado pela Unidade ACESSO da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, o site da Câmara Municipal do Porto não cumpre as normas A, AA e AAA das regras de acessibilidade WCAG 1,0 ou 2,0.
Acresce ainda que todo o histórico da Câmara Municipal do Porto presente no site antigo, simplesmente desapareceu. Comunicações, informação, eventos, etc. A migração dos conteúdos não foi feita e por isso anos e anos de informação foi, basicamente perdida.
O campo da pesquisa (lado direito do ecrã) é igualmente interessante, num sentido negativo: para se protegerem de SQL Injection, só é permitida a pesquisa por termos que a Câmara do Porto escolhe. Tentámos pesquisar por “porque motivo este site não funciona bem”, mas não conseguimos, pois existe uma proteção em JavaScript contra pesquisas contrárias à vontade deste Município.




Site da CM Porto: para que é que serviram 30 mil euros?

A empresa a quem foi encomendado este site foi a WHITE STUDIO, S.A., uma sociedade anónima constituída no Norte de Portugal. Segundo fontes confirmaram ao Tugaleaks, esta empresa fez vários sites para entidades ligadas à política antes das eleições do ano passado para o Município.

Confrontado o Município do Porto com esta situação, nada disse. Ao Município foi solicitado ainda o caderno de encargos, informação de testes feitos com acessibilidade e se na “opinião da CM Porto, a Acessibilidade Web é uma obrigatoriedade de qualquer site feito pela administração pública, central e local?”.
Por não ter respondido em dez dias úteis a qualquer questão do nosso órgão de comunicação social, o Município viola assim a Lei de Acesso a Documentos Administrativos.

Como o site não funciona bem, talvez o nosso e-mail não tenha chegado.

O Tugaleaks disponibiliza o contrato feito com a CM Porto:

Crime Reeva nunca teve sexo com Pistorius e "queria deixá-lo"

A mãe de Reeva Steenkamp revela que a filha nunca chegou a ter relações sexuais com Oscar Pistorius e que estaria decidida em abandoná-lo na noite em que foi morta.
Mundo
Reeva nunca teve sexo com Pistorius e queria deixá-lo
DR
Reeva Steenkamp e Oscar Pistorius nunca tiveram relações sexuais durante os três meses em que namoraram e a modelo estaria a pensar acabar o namoro na noite em que este a matou, revela a mãe de Reeva.
Embora o atleta sul-africano tenha afirmado em tribunal que ele e a modelo estariam a pensar viver juntos, June Steenkamp afirma que não tem quaisquer dúvidas de que a sua filha queria pôr um ponto final no romance.
Segundo a mesma, Reeva estaria a evitar ter sexo com Pistorius porque estaria com dúvidas sobre a sua compatibilidade em termos de casal.
“Eles partilhavam a mesma cama mas ela estava com medo de levar a relação para um novo nível”, revelou a mulher em entrevista à The Times Magazine.
Para a mãe, o facto de a filha ter todas as suas roupas arrumadas na mala é uma prova de que esta estaria a pensar abandonar Pistorius naquela noite.
Posted: 27 Oct 2014 07:04 PM PDT
Apoiadores de Aécio Neves (PSDB) reagem ao resultado das eleições presidenciais, em Belo Horizonte

A reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) tem motivado a mobilização, por meio das redes sociais, para protestos pedindo o impeachment da petista, com base nas denúncias de corrupção na Petrobras. As manifestações foram marcadas em São Paulo, Estado onde o adversário de Dilma, Aécio Neves, teve a segunda maior vitória: 64,31% dos votos válidos. Em Santa Catarina ele alcançou 64,59%.

No Facebook, dois eventos mobilizam mais de 10 mil pessoas. Cerca de 12 mil confirmaram presença em um ato marcado para esta segunda-feira, às 18h, no Largo da Batata, na zona oeste da capital. O ato pedirá o impeachment de Dilma e um "sistema de votação mais confiável", segundo a descrição do evento.

A manifestação deve defender o voto facultativo, o voto impresso na urna eletrônica e a devolução do "dinheiro roubado" da Petrobras. O evento foi criado por um perfil chamado Mudança Já, que se apresenta como um "movimento apartidário por uma gestão pública eficiente, educação e cidadania".

Cerca de 14 mil pessoas confirmaram presença em outro ato, marcado para amanhã, na Avenida Paulista, também às 18h, com nome de "Impeachment da Dilma".

Via: Exame

segunda-feira, 27 de outubro de 2014


Membros do Governo tinham mais de um milhão de euros no GES quando decidiram o seu futuro

Há 16 governantes, entre ministros e secretários de Estado, que assistiram com particular atenção ao desmoronar de todo o império Espírito Santo. Alguns são accionistas de empresas que faliram, outros têm contas acima de 100 mil euros no banco do grupo
Reunião do Conselho de Ministros Pedro Nunes
Quando, no dia 31 de Julho, uma quinta-feira, o Conselho de Ministros se reuniu, havia um diploma muito importante na agenda: o decreto-lei 114-A/2014. À primeira vista, o diploma que prometia alterar o “enquadramento para a recuperação e a resolução de instituições de crédito e de empresas de investimento” podia não passar de mais uma transposição de legislação comunitária. Mas não era, de todo, esse o caso. Assinaram o diploma Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro, o secretário de Estado Adjunto e do Orçamento,.

Greve de funcionários da saúde ronda os 90%, consultas adiadas em S. José

Apenas 10% das 300 consultas externas previstas para hoje no Hospital de São José se realizaram, devido à greve dos administrativos e auxiliares, que rondou os 90% nos hospitais de todo o país, segundo um dirigente sindical.

Depois de um primeiro balanço relativo aos turnos da noite, durante os quais apenas foram prestados os serviços mínimos, nos primeiros turnos da manhã os níveis de adesão à greve andaram entre os 80% e os 90%, tendo em alguns casos chegado a 100%, disse à Lusa Luís Pesca, dirigente da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FP).
«Resultado injusto» - Talisca
Redação
O brasileiro Anderson Talisca mostrou-se inconformado com a derrota do Benfica (1-2) em Braga, a primeira na Liga esta temporada.

«Merecíamos a vitória. Fizemos um bom jogo, mandámos no jogo mas não conseguimos... o resultado é injusto. Por vezes, o futebol é assim, a melhor equipa tem melhores oportunidades e não marcou, enquanto a equipa que estava pior sim. O Benfica está bem e equilibrado», disse à SportTV

Catarina Martins aponta falência das políticas sociais do Governo

A coordenadora do Bloco de Esquerda Catarina Martins esteve este domingo no Bairro do Zambujal, em Alfragide, concelho de Amadora. O objetivo era mostrar a falência das políticas sociais do Governo e destacar as propostas do seu partido para melhorar o Orçamento do Estado para 2015

Pobreza em Portugal está a aumentar e afeta mais as crianças

27.10.2014 - 10:24
A OCDE recomenda que Portugal fortaleça a rede de segurança social, dê prioridade às crianças, alargue os requisitos para o subsídio de desemprego e desenvolva a educação de adultos como forma de reduzir a pobreza.
 
No relatório de avaliação de Portugal, divulgado esta segunda-feira, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) refere que "Portugal tem uma distribuição de riqueza das mais desiguais da Europa e os níveis de pobreza são elevados", referindo que a atual crise económico-financeira veio interromper uma fase de declínio gradual tanto da pobreza, como das desigualdades.
Leia Também

Membros do Governo tinham mais de um milhão de euros no GES quando decidiram o seu futuro

Há 16 governantes, entre ministros e secretários de Estado, que assistiram com particular atenção ao desmoronar de todo o império Espírito Santo. Alguns são accionistas de empresas que faliram, outros têm contas acima de 100 mil euros no banco do grupo
Reunião do Conselho de Ministros Pedro Nunes
Quando, no dia 31 de Julho, uma quinta-feira, o Conselho de Ministros se reuniu, havia um diploma muito importante na agenda: o decreto-lei 114-A/2014. À primeira vista, o diploma que prometia alterar o “enquadramento para a recuperação e a resolução de instituições de crédito e de empresas de investimento” podia não passar de mais uma transposição de legislação comunitária. Mas não era, de todo, esse o caso. Assinaram o diploma Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro, o secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, Hélder Reis, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete.
Gurría diz que “Portugal é um dos países reformadores por excelência 27 Outubro 2014, 11:14 por David Santiago | dsantiago@negocios.pt Enviar por email Reportar erro 0 inShare O secretário-geral da OCDE desmultiplicou-se em elogios para com a capacidade reformista portuguesa que “agora começa a dar frutos”. Angel Gurría avisa, no entanto, Portugal deve continuar “com programa reformista”.

domingo, 26 de outubro de 2014

Vigiavam clientes a sair de bancos para lhes roubar dinheiro

GNR deteve cinco homens entre os 60 e os 70 anos que atuavam como rede em todo o país e conseguiram arrecadar centenas de milhar de euros

Por: Redação    |   24 de Outubro às 17:43
A GNR anunciou esta sexta-feira a detenção de cinco homens, entre os 60 e os 70 anos, que vigiavam os clientes de bancos em todo o país, para lhes roubar dinheiro. O esquema era abordar aqueles que tinham levantado grandes quantias de dinheiro.


Presidente ucraniano supervisiona votação10:41
Amigos alertaram Zeca para recaída10:41
A solitário e o mulherengo que querem mandar no Brasil10:37
Projeto Guitarras ao Alto em exclusivo no Alentejo10:30
Portas e Pires de Lima lideram missão ao México10:28
Álbum ao vivo de Patxi Andión foi gravado em Portugal10:00
Coimbra vai ter Escola de Atletismo09:39
Pelo menos 25 civis morreram num ataque na Síria09:33
'Werther' de Massenet abre temporada lírica do São Carlos09:30
Agricultor pode pagar 85 mil euros por limpar terreno09:20
Bruno de Carvalho: "Sporting é um caso de estudo" 09:15
Vitória em Braga desanima rivais 09:13
Lusos próximos de ‘Jihadi John’ 09:12
Passos renova convite ao PS09:11
Arritmia provoca um em cada cinco AVC09:10
Engenheiro tenta matar por água 09:07
Spurs procuram 'bis' inédito na NBA08:51
Ativistas em Hong Kong suspendem referendo08:41
Floresta Comum já distribuiu 200 mil árvores08:41
Passos nos Açores pela primeira vez como PM08:32
Ataques aéreos no Paquistão matam 18 rebeldes08:27
Naufrágio na Zâmbia mata 19 estudantes07:06
Diretora de pediatria do IPO denuncia "redes de negócio"07:00
Iniciada votação nas eleições legislativas na Ucrânia06:50
Mariza recebe Prémo Womex 201406:45
Efrén Vázquez vence GP da Malásia de Moto306:35
Abertas mesas de voto para legislativas na Tunísia06:27
Brasileiros voltam às urnas para escolher presidente06:16
Duas mil pessoas esperadas em protesto por separadores centrais no IC2 em Leiria06:15
Hong-Kong: Jornalistas atacados em manifestação contra protestos pró-democracia05:31
Presidente do Botsuana reeleito para segundo mandato04:18
Duas pessoas feridas em estação de metro no sul da China03:32
Clinton incentiva a luta pelos direitos homossexuais02:18
Vive uma semana em restaurante02:00
Cão não larga biquini da dona01:16
EDP e China Three Gorges vão reforçar cooperação00:53
Ronaldo bate Messi 00:45
Brasil dividido elege presidente00:43
Duplo de Brad Pitt é português e ganha 1300 €/dia00:39
400 por ano pagam para aumentar pénis00:31
Orçamento tem saco azul de 533 milhões de euros 00:30
A miragem da platina00:30
Espiões, canibais, vampiros: monstros no meio de nós 00:30
Euromilhões ainda não não foi reclamado00:30
Falar chinês00:30
Os nossos irmãos 00:30
Pressão sem limite00:30
Dar amor00:30
Três jovens morrem em fuga à polícia00:30
Suicídios00:30
Troca de casais em Portugal00:30
Jaime Marta Soares aponta prioridades00:25
Jack Bruce morre aos 71 anos00:09
Brasil: Dilma Rousseff tem condições para ser reeleita?00:01
CARNEIRO00:01
TOURO00:01
GÉMEOS00:01
CARANGUEJO00:01
LEÃO00:01
VIRGEM00:01
BALANÇA00:01
ESCORPIÃO00:01
SAGITÁRIO00:01
CAPRICÓRNIO00:01
AQUÁRIO00:01
PEIXES00:01
Homem morre eletrocutado em Moscavide23:59
CDS-PP não criará dificuldades ao diálogo com PSD 23:56
Portugal Fashion no Porto na próxima edição23:44
Novos confrontos em Jerusalém 23:43
AS Mónaco vence 3-1 em Bastia 23:36
Valência bate Elche por 3-123:07
Jaime Marta Soares foi reeleito 22:59
UGT insta governos a deixarem de ser subservientes com a UE22:39
Mão cheia de golos do FC Porto em Arouca22:26
Morre em despiste de trator no Alandroal22:19
Três capacetes azuis ficaram feridos no Mali22:16
Ao minuto: Arouca 0-5 FC Porto - 2.ª parte22:07
Futebol: I Liga - Resultados da 8.ª jornada22:05
Filipe Ferreira falha deslocação do Belenenses ao Estoril22:05
Crato: Necessidades escolares comprovadas "serão supridas" 21:56
Explosão no Canadá faz pelo menos cinco feridos21:19
Vivafit quer abrir 150 ginásios em Taiwan até 202021:07
Estudantes mexicanos saqueiam supermercados 20:58
Apolónia derrotado nos 'quartos' da Taça de Mundo20:43
Boavista contratou Reuben Gabriel20:32
Leverkusen vence Schalke 0420:27
Portugal vive num clima de "estabilidade camuflada"20:21
PS considera "fora de tempo" apelo de Passos 20:14
PSG vence Bordéus por 3-020:04
Vasco Cordeiro não vê novidade na proposta do PSD 19:45
Assegurada manutenção da maternidade em Abrantes19:30
Editora vandalizada após denúncias contra Dilma19:29
Domínio ebola.com vendido por uma fortuna19:25
Maioria quer reduzir comissões bancária18:54
Ogier a quatro 'especiais' do segundo título mundial18:51
Retratos da Guiné-Bissau em exposição fotográfica18:44
Borussia Dortmund sofre nova derrota18:44
Alto Minho denuncia perda de 14,4 milhões de euros do programa Promar18:40
Candidatos à Liga de Bombeiros defendem mais apoios18:34
Em Foco
Três jovens morrem em Lisboa depois de fugirem a operação Stop da PSP
l

Desacreditado, François Hollande agarra-se a Picasso, à cultura e aos prémios Nobel

Os convidados olharam para o presidente francês com respeito e alguma comovente compaixão quando o ouviram dizer: "Vivemos uma muito bela semana". François Hollande falava durante a inauguração do restaurado museu Picasso. Referia-se à arte. No resto, viveu uma semana de pesadelo.
|
O Presidente francês, à esquerda, com a curadora Anne Baldassari e o diretor do museu,Laurent Le Bon 
rent
O Presidente francês, à esquerda, com a curadora Anne Baldassari e o diretor do museu,Lau
Le Bon /  Reuters
O coe ao público este fim de semana no seu habitual palacete do belo bairro histórico do Marais, no nhecido museu Picasso reabrcentro de Paris, depois de cinco anos de polémicas e de obras de renovação que custaram 51 milhões de euros

Vírus do ebola já matou 4.922 pessoas, diz OMS

AGÊNCIA BRASIL25 de Outubro de 2014 | 21h00
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que quase a metade das pessoas infectadas por ebola, em oito países, morreram. São 10.141 infectados e 4.922 mortos, segundo o novo balanço divulgado hoje (25). Na última quarta-feira, a OMS tinha divulgada que o número de infectados era 9.936 e o de mortos, 4.877.
No total de infectados, 4.655 estão na Libéria, 3.896 em Serra Leoa, 1.553 em Guiné, 20 na Nigéria, quatro nos Estados Unidos, um no Senegal, um na Espanha e um no Mali. A Nigéria e o Senegal foram declarados livres do vírus há uma semana.

25/10/2014 às 17h36 (Atualizado em 25/10/2014 às 18h06)

Irã enforca jovem que se dizia vítima de tentativa de estupro

A execução estava prevista para o mês passado, mas uma campanha online levou ao adiamento
A +A
BBC Brasil
A iraniana havia esfaqueado Morteza Sarbandi — ex-funcionário do Ministério de Inteligência — depois que ele tentou estuprá-la AFP
O Irã enforcou uma jovem de 26 anos condenada por matar um homem que, na sua versão, teria tentado estuprá-la, apesar de uma campanha internacional ter pedido o cancelamento da execução.
De acordo com a agência de notícias estatal Tasnin, Reyhaneh Jabbari foi executada na manhã deste sábado depois que sua família não conseguiu obter o consentimento de parentes da vítima para livrá-la da forca.
Sua mãe, Shole Pakravan, confirmou a execução em entrevista ao serviço iraniano da BBC. Ela também disse que na sexta-feira foi autorizada pelo governo a visitar a filha por uma hora.
A execução da iraniana estava prevista para o mês passado, mas acredita-se que uma campanha feita nas redes sociais tenha levado ao seu adiamento.
Jabbari foi presa em 2007 e ficou em detenção solitária por dois meses, durante os quais teria sido impedida de contactar um advogado ou integrantes da sua família.
Ela havia sido condenada à morte e

Domingo, 26 de Outubro de 2014

Cancro Crianças do IPO sem dendríticas porque terapia é experimental

As crianças com cancro tratadas no IPO/Lisboa não recebem células dendríticas por ser um tratamento experimental e faltar fundamentação científica, segundo a diretora do serviço de pediatra da unidade, que denuncia "redes de negócio" paralelas à medicina convencional.
País
Crianças do IPO sem dendríticas porque terapia é experimental
Lusa
"É importante dizer que aquelas terapêuticas que não fazemos -- nomeadamente as células dendríticas --, não as fazemos por falta de fundamentação científica e por não haver qualquer indicação para serem feitas", disse Filomena Pereira.
A especialista do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, que dirige um serviço que acolhe anualmente cerca de 160 novas crianças com cancro, das quais perto de 30 acabam por morrer, sublinhou que esta opção não tem qualquer razão económica.
"Não tivemos qualquer constrangimento, corte, redução ou recusa em nenhum tipo de terapêutica", frisou.
Filomena Pereira lamenta toda a confusão que se segue aos anúncios nas redes sociais de campanhas para a ida de crianças com cancro até clínicas onde são administradas as células dendríticas.
Alguns estudos indicam que as células dendríticas -- que atuam ao nível do sistema imunitário e são usadas em tratamentos ainda experimentais -- "têm alguns efeitos que mais não são do que prolongar alguns meses a vida de alguns doentes com determinado tipo de tumores, nomeadamente da próstata e alguns tipos de tumores cerebrais