quinta-feira, 14 de junho de 2012


Miséria na Grécia: Bem-vindo ao Lido, o hotel para os gregos pobres



A
ngelika Garufalla, e Nikos Mesisklis Costatinos Prekas. | I. H. .

V..Irene Hdez. Velasco (E. Especial) | Atenas - El Mundo.

.
"Aceita cartões de crédito: Visa e Mastercard." O cartaz está olhando para a entrada do Lido, um hotel a poucos metros da Praça Omonia, no centro de Atenas. No final do dia, e até poucas semanas, o Lido era um hotel de três estrelas onde o custo, modesto quarto, duplo, de 45 euros.
.

Mas a crise a bater Grécia anulou quase tudo, e o Lido não é excepção. A forte queda no turismo que está sofrendo o país Helénico foi forçado a fechar, 20 hotéis em outras áreas, incluindo o Imperial, cinco estrelas.
.
"Estou convencido de que, mais cedo ou mais tarde vou ter sorte e encontrar um emprego"
.

Agora, o Lido foi convertida em outro tipo de estabelecimento, mais em sintonia com os tempos: um hotel para os pobres.
.

A recessão selvagem que assola o país voltou espaço de desempregados e de "sem abrigo".
.

No centro de Atenas, há um total de 10 hotéis, convertidos pelos serviços sociais em abrigos da cidade para os necessitados. Eles estão todos transbordando e com listas de espera.
.

"Para nós, este lugar é um deleite absoluto. Antes viviamos sem água quente e casas de banho que eram compartilhados, aqui somos duas pessoas em cada quarto, tem casa de banho privada ", diz Lambros, 50 e que, em uma reviravolta macabra de vida, até dois anos atrás, ganhava a vida trabalhando em um hotel..
.Fachada do Hotel Lido..
Novos clientes para o Lido são todos gregos, com idades entre 37 e 80 anos. No pequeno-almoço do hotel.
.
E para o almoço e jantar é ir para algum dos dois refeitórios populares que estão na área.
Enquanto alguns, como Angelika Garufalla, os serviços sociais levar-lhe-ão comida para o hotel porque estão doentes.
.

"Eu tenho cancro nos ovários, eu fui diagnosticado há seis anos e tive de ser submetida a três operações", disse a ocupante do quarto do Lido nº. 58. "Hoje nós não sabemos o que aconteceu, mas eu não trouxe comida, por isso estou com o estômago vazio, esta manhã. Há três meses que eu não preciso de tomar medicamentos para prevenir a metástase", diz ela.
.

Mesisklis Nikos, 52, ocupa o quarto 321. Estou há exatamente um ano em abrigo para os pobres, desde que perdeu seu último trabalho como um guarda de segurança e não conseguiu encontrar outro trabalho.
.
Todos os dias, ele lamenta o dia maldito em 2005, quando ele decidiu voltar para a Grécia depois de 30 viver na América. Agora, tudo o que eu preciso é encontrar um emprego que me permita economizar o suficiente para pagar o bilhete de avião de volta para Boston ou Miami.
.

"Nem minha ex-mulher e minha filha de 24 anos que estudante de economia, não sabem que eu moro aqui. Ambos estão nos EUA e não lhes quero pedir ajuda. Eles têm uma imagem completamente diferente de mim com isto. Além disso, Estou convencido de que, mais cedo ou mais tarde vou ter sorte e encontrar um emprego ", diz ele.
.

Todos os dias o que faz é dar a cada caminhadas intermináveis. e caminhar durante horas para sair do bairro horrível e esquecer por um tempo que eu moro aqui."
.

Costatinos Prekas, 53, é o ocupante do quarto 622. Durante seis meses sem trabalho, desde que foi expulso do supermercado onde descarregava caixotes. Em seguida, foi o seu senhorio que o colocou na rua. "Vim parar aqui porque não tenho ninguém a quem recorrer. Minha família é apenas uma irmã, e ela está em um hotel para os pobres".
.
Gregos votam no Domingo Independente, um partido nacionalista grego conservador

Sem comentários: