segunda-feira, 2 de julho de 2012

Os resíduos alimentares para alimentar os espanhóis afetados pela crise





por lahoradedespertar

-

Movimento cresce em 'freegan' a Espanha, que denuncia o consumo irresponsável eo desperdício de alimentos



-

Vasculhar caixotes do lixo para o alimento está se tornando uma prática cada vez mais comum na Espanha.

Muitos fazem isso por convicção, outros porque são sem-teto e sem recursos financeiros. No entanto, um número crescente de 'catadores que por necessidade. A crise econômica que varre o país deixa outra alternativa.

E de acordo com um relatório do Parlamento Europeu, cada cidadão da UE joga fora 179 quilos de alimentos por ano. A média em Espanha, embora inferior ao da Europa, é de 163 quilos por habitante por ano.

No país, existem movimentos de grupos organizados cujo objectivo é denunciar o desperdício de alimentos da sociedade de consumo em tempos de crise.

Um deles é o grupo de Madrid chamado Junk Food. Os membros deste grupo, fundado em 2010, não só através das ruas da capital em busca de comida que tem descartado vizinhos, lojas e supermercados, mas também organiza jantares com estes resíduos de massa livre, de acordo com um relatório publicado pela AFP .

Aparentemente, a comida é "muito rico", afirma Pepe Rodriguez, um desempregado de 44 anos de idade ouvi de um amigo a oportunidade de comer livre.

"Não tenho nenhum problema comer uma tigela destes porque eu sei que a comida realmente é puxado é ruim", diz ele.

Embora seja verdade que os ativistas deste grupo freegan, um termo que define quem reciclagem descartado comida do que outros, não empurre a pobreza ou a fome, mas eles fazem por convicção, a verdade é que eles ajudam um número crescente de espanhol que estão atolados na pobreza.

Como eles, mais e mais aposentados, pensionistas e os imigrantes que fazem o 'shopping diário "desta forma. O último, porém, o fazem porque não têm outra escolha.

Por milhares de famílias espanholas, a crise econômica tornou-se uma verdadeira tragédia. Enquanto no país aumentar os cortes nos serviços sociais, a pobreza eo desemprego não diminuir.

Os números falam por si. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 2011 21,8% da população vivia abaixo da linha da pobreza, em comparação com 20,7% em 2010 e para 19,5% em 2009.

No entanto, apesar da prática é inofensiva, na capital espanhola, onde nasceu precisamente grupo Junk Food é penalizado. Há a Câmara Municipal bem durante alguns anos com até 750 euros para aqueles que vasculhar os contentores, porque eles acreditam que isso irá sujar as ruas.

Além disso, alguns comerciantes também tomaram medidas para evitar o lixo "vantagem" os cidadãos e pulverizadas com resíduos químicos.

-

Fonte: RT

Sem comentários: