terça-feira, 25 de março de 2014

Posted: 24 Mar 2014 02:54 PM PDT
.






Os destroços do avião da Malásia terão sido encontrados a cerca de 2000 km a sul-oeste de Perth na Austrália, o problema é que pelas correntes oceanicas, existentes nessa zona, essa hipótese é praticamente impossível.




Pelas leis físicas de Coriolis, as correntes marítimas no hemisfério norte fazem-se no sentido dos ponteiros de um relógio, enquanto no hemisfério sul no sentido contrário, e as correntes no Oceano Índico não fogem à regra.


Como podemos observar no esquema abaixo, que visualiza as correntes nessa zona, essas correntes vão da região da Malásia em direcção à costa oeste de África, descem e depois vão em direcção à Austrália. Em azul temos a direcção inicial do avião e depois a brusca mudança em direcção a sul-oeste. A verde temos a área dos supostos destroços.







Como se observa, e tendo em conta que o avião não tinha combustível suficiente para atingir essa área, e tratando-se de um acidente que terá ocorrido após a perda de contacto ou quanto muito nas duas ou três horas subsequentes, o "acidente" terá ocorrido numa zona onde as correntes o transportariam em direcção à costa este de África.


Dado que a velocidade da corrente marítima nessa região é de cerca de 5 km/hora, o que representa 120 km/dia e tendo sido o lapso de tempo de cerca de 20 dias, os destroços apenas poderiam ter percorrido cerca de 2400 km, e portanto, nunca poderiam ter atingido essa zona.


Sem comentários: