terça-feira, 22 de julho de 2014

Posted: 21 Jul 2014 09:11 AM PDT
.

"Existe um apoio internacional muito forte à operação militar

(Benjamim Nteanyahu, primeiro ministro de Israel)




Infelizmente, esta afirmação acaba por ser verdadeira dada a fraca condenação e silêncio da comunidade internacional perante os bombardeamentos e ataques terrestres à Palestina por parte de Israel.






Ao pretender combater o Hamas, Israel está a matar numerosos civis inocentes e esta punição colectiva é considerada, pelo direito internacional, como um crime de guerra.

 A quarta convenção de Genebra, escrita em 1949, é relativa à protecção dos civis em período de guerra e nela está explicitamente escrito que "as punições colectivas são estritamente proibidas".




ONU 

A condenação dos ataque de Israel passou da dúvida à critica suave:
"...temos dúvidas quanto ao facto de que estes ataque sejam conformes às leis humanitárias internacionais e às leis internacionais sobre os direitos humanos".
Mais tarde Ban Ki-Moon declara que "Israel deve fazer muito mais para proteger os civis palestinos".



USA

Obama passou de "...inquieto com o números crescente de mortos, dos quais o número crescente de civis palestinos e da perda de soldados israelitas" (num comunicado da Casa Branca) a "Nos estamos a trabalhar na ideia de um cessar fogo" (John Kerry).



França

O presidente François Hollande nos primeiros dias dos bombardeamentos fez saber que "Cabe ao governo israelita tomar todas as medidas para proteger a sua população perante as ameaças". Dias depois passou a um discurso mais moderado: "A única mensagem que devemos pronunciar, é a mensagem do dialogo, da contenção e da procura, tanto quanto possível, do apaziaguamento".



União Europeia

Pediu para que Israel "assegure a segurança dos civis na faixa de Gaza" (!)



Rússia

Putin pediu por telefone a Netanyahou "a cessação urgente do confronto armado", após ter declarado que "apoiava o direito de Israel a proteger os seus cidadãos" e que a Rússia era uma verdadeira amiga de Israel e do seu primeiro ministro.



Liga Árabe

"Israel deve cessar imediatamente a agressão contra a faixa de Gaza e assegurar a protecção necessária da população civil da Palestina".



América do Sul

Numerosos países dirigidos por partidos de esquerda condenaram Israel, com destaque para Venezuela, Cuba, Uruguai e Bolívia.

Sem comentários: