quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Posted: 22 Oct 2013 03:09 AM PDT
Austeridade? Cortes na despesa? O Gabinete de Paulo Portas foi criado este ano, com sede nas Laranjeiras, em Lisboa. Mas conseguiu ter 8 motoristas para 18 funcionários.
Entre Secretários Pessoais, Assistentes Especialistas, Chefes e Adjuntos, no total, excluindo os motoristas, o Gabinete de Paulo Portas, Vice-Primeiro Ministro, tem 18 funcionários. Os motoristas são 8: 4 para o Gabinete do Vice-Primeiro Ministro, 2 para o Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Vice-Primeiro Ministro e 2 par ao Gabinete da Subsecretária de Estado Adjunta do Vice-Primeiro Ministro.
Dos 8 motoristas, todos recebem mais de 1800EUR sem descontos. Contas feitas, os motoristas do Gabinete de Paulo Portas custam às contas do estado 178.046,88EUR.
O Tugaleaks tentou obter explicações sobre outros gastos deste Gabinete mas o único Assessor de Imprensa sugeriu-nos contacto no final deste mês devido à grande afluência de trabalho proveniente do OE2013.




Já o Gabinete de Passos Coelho tem 11 motoristas. O total de funcionários, excluindo os motoristas, é de 51, ou seja, um rácio mais equilibrado entre funcionários e motoristas do que o Gabinete de Paulo Portas.
Por mês, o Gabinete do Primeiro Ministro gasta 20.513,58EUR em motoristas, sendo a soma anual de 246.162,96EUR.


Os políticos deviam andar de transportes públicos?

Esta é uma pergunta controversa, feita ontem na página de Facebook do Movimento Cívico Tugaleaks.
Um dos comentários adientava que Francisco Louçã (BE) vai de autocarro para a AR, enquanto outros comentários dizia que “feitas as contas são menos 19 pessoas no desemprego”.
Outros diziam que “claro que deviam andar de transportes públicos, pelo menos para darem o exemplo aos seus concidadãos e terem um vislumbre de como estão as pessoas “anónimas” que pretendem representa”


Feitas as contas, o Primeiro Ministro e o Vice Primeiro Ministro têm no total despesas em motoristas e apenas com pessoal de 424.209,84EUR.
Caso queira consultar os gastos com pessoal dos outros ministérios,  pode consulta-los na página do Governo.

Sem comentários: