Quase três mil idosos encontrados mortos em casa ao longo de 2011
A PSP registou, durante o ano passado, 2.872 casos de idosos encontrados mortos em casa.
Os casos dizem respeito a pessoas com 60 ou mais anos, que morreram em casa sem qualquer tipo de assistência médica e que foram descobertas pela PSP, muitas vezes em conjunto com outras autoridades.
O distrito de Lisboa é o que regista mais casos - 1.299, cerca de 45% do total. Apesar dos números registados na capital, a PSP de Lisboa tem actualmente 259 equipas de proximidade e apoio a vítimas no terreno, que têm sinalizados quase quatro mil idosos em risco.
Depois de Lisboa, segue-se o distrito do Porto, com 414 casos, a ilha da Madeira, com 232, e Setúbal, com 220 casos. Os restantes distritos não chegam a um número com três dígitos. Ainda assim, destaque para Coimbra, com 99, Aveiro, com 90, e Braga, com 76 casos.
Nas contas da PSP, as regiões com menos ocorrências deste tipo, em 2011, foram a ilha do Pico, nos Açores, com um só caso, Évora, com dois, a ilha açoriana da Graciosa, com cinco, e a Guarda e o Faial, com 13 casos cada.
- Quem diria que Lisboa é o distrito onde existem mais equipas de acompanhamento! Se funcionar como os serviços de toxicodependência que só actuam quando os drogados lhes pedem ajuda... bem que o idosos vão continuar a morrer assim.
- Não é por isso que a ilha do Pico é aquela que é mais aconselhável para passar férias, e neste caso também... Pelos resultados, é aquela onde se presta um melhor serviço à população envelhecida. Estão de parabéns as instituições de apoio à terceira idade e a própria constituição familiar, no sentido que há um bom acompanhamento da parte da família e da restante sociedade. Parabéns instituições, parabéns povo picoense pelo apoio que dás aos mais pobres e envelhecidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário